Connect with us

Fórmula 1

Pirelli é confirmada como parceira da Fórmula 1 até 2027

Published

on

A partir de 2024 todos os pneus usados na principal categoria do automobilismo mundial serão certificados pelo FSC

A Pirelli ampliou sua presença na Fórmula 1 como Global Tyre Partner, depois que a Fórmula 1 e a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) aceitaram a oferta da empresa italiana de pneus para o período de três anos, de 2025 a 2027. Há também a opção adicional, da FIA e da FOM, de prolongar a parceria por mais uma temporada. Este último acordo, iniciado com o dossiê técnico recebido da FIA em junho, foi ratificado pelo Conselho Mundial de Automobilismo da FIA e nomeia a Pirelli como única fornecedora do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA, bem como dos campeonatos de Fórmula 2 e Fórmula 3.

Ao final deste último contrato (incluindo a possível extensão), a Pirelli terá fornecido à Fórmula 1 por 18 anos consecutivos, tendo aberto seu capítulo mais recente em 2011. Ao longo dessa era, a Pirelli esteve na vanguarda de todos os desafios técnicos impostos pelo auge do automobilismo. Desde sua estreia, em 2011, com pneus de alta degradação de 13 polegadas até unidades de potência híbridas, em 2014; depois pneus mais largos de 2017 antes de passar para a dimensão atual de 18 polegadas a partir de 2022, a Pirelli sempre esteve à altura da ocasião com produtos confiáveis em todos os tipos de superfície e clima, apoiando as equipes, a FIA e a Fórmula 1 de forma oportuna e flexível.

O compromisso da Pirelli com a Fórmula 1 – como em todas as modalidades de motorsport em que a empresa atua, com mais de 110 anos de história, e hoje presente em mais de 350 campeonatos em todo o mundo – representa uma oportunidade extraordinária para inovar e experimentar novos processos e tecnologias. Entre elas, a inteligência artificial, tudo com o objetivo de transferência de tecnologia para as ruas.

A Pirelli não é apenas a fornecedora de pneus da Fórmula 1, mas também uma parceira global na promoção mundial do esporte, graças a uma série de iniciativas dentro e fora das pistas. Isso inclui projetos que visam trazer a próxima geração de jovens pilotos em todas as diferentes categorias de acesso à F1 – como a Fórmula 2 e Fórmula 3.

Além disso, a Pirelli apoia as metas de sustentabilidade ambiental estabelecidas pela Fórmula 1, já que o esporte se comprometeu a ser Net Zero Carbon até 2030. A empresa está na linha de frente da pesquisa e desenvolvimento – junto com a FIA e a Fórmula 1 – em inovações tanto em nível esportivo quanto técnico, para complementar o trabalho já realizado para reduzir as emissões de CO₂ ao longo de todo o ciclo de vida de um pneu de Fórmula 1.

Como mais uma demonstração do trabalho de sustentabilidade da Pirelli, a partir de 2024 todos os pneus usados nos eventos do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA serão certificados pelo FSC® (Forest Stewardship Council). A certificação de manejo florestal FSC garante a rastreabilidade total dos materiais de base florestal ao longo da cadeia de suprimentos e confirma que as plantações dos componentes de base florestal dos pneus são gerenciadas de forma a preservar a diversidade biológica e trazer benefícios para a vida das comunidades e trabalhadores locais, ao mesmo tempo em que promove a sustentabilidade econômica.

Marco Tronchetti Provera, Vice-Presidente Executivo da Pirelli:

“Estamos muito satisfeitos em estender nossa presença na Fórmula 1 e seus outros campeonatos relacionados. A Pirelli estava lá quando a Fórmula 1 nasceu, em 1950, e, com esta última renovação, a empresa agora será protagonista ao longo de quase duas décadas da era moderna da Fórmula 1. Graças ao impulso da Liberty Media e ao apoio da FIA, o esporte está desfrutando de um período extraordinário de crescimento tanto em termos de audiência quanto de expansão global, aumentando seu número de seguidores também entre as gerações mais jovens. A inovação e a tecnologia estão intrínsecas no DNA da Pirelli, e a Fórmula 1 constitui o derradeiro laboratório a céu aberto não apenas para testar novas soluções técnicas, mas também para acelerar novos processos de pesquisa, desenvolvimento e produção na fabricação de pneus. Também gostaria de agradecer a todos na Pirelli por seu compromisso apaixonado e pela qualidade de seu trabalho ao longo dos anos, que continuará à medida que estendemos esta parceria juntos. Nosso compromisso com a sustentabilidade é igualmente forte, como comprovado pela certificação FSC que será introduzida em nossos pneus de F1 a partir do próximo ano. Estar na vanguarda do topo do motorsport até pelo menos 2027 adiciona outra dimensão de valor importante à nossa empresa.”

Mohammed Ben Sulayem, Presidente da FIA:

“A Pirelli opera no mais alto nível do esporte a motor há muitos anos e tenho certeza de que continuará a oferecer inovação e excelência no cenário mundial. A Fórmula 1 é um desafio único para o fornecedor de pneus, e a Pirelli demonstrou grande compromisso em produzir pneus que atendam às demandas extremas desses carros incríveis. Gostaria de agradecer à Pirelli por seu apoio contínuo ao esporte a motor não apenas na Fórmula 1, mas em muitos outros campeonatos e categorias em todos os níveis. O trabalho continuará nos próximos anos para evoluir ainda mais tanto em termos de desempenho quanto de sustentabilidade, e a Pirelli assumiu fortes compromissos com essas duas metas.”

Stefano Domenicali, Presidente e CEO da Fórmula 1:

“Desde que retornou em 2011, a Pirelli tem sido uma parceira inestimável, apoiando a Fórmula 1 por meio de novas gerações de tecnologia e regulamentos técnicos, fornecendo pneus para permitir corridas fantásticas para nossos fãs. O compromisso da empresa com a qualidade, a inovação e seu profundo conhecimento de nosso esporte serão vitais nos próximos anos, à medida que nos aproximamos de nossos novos regulamentos em 2026. A Pirelli está focada em se relacionar à sustentabilidade, o que é comprovado pela certificação FSC, que garantirá que continuemos a trabalhar juntos em direção à nossa meta compartilhada Net Zero 2030.”

Continue Reading
Click to comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leia também