Connect with us

KTM

Linha KTM é referência em qualquer terreno, on e off-road

Published

on

Modelos 1290 S, 890 S e 890 SMT oferecem a mais alta tecnologia e versatilidade da atualidade para passeios dinâmicos e muita aventura

Quando se trata de uma aventura sem precedentes, por vezes não se pode escolher exatamente por onde passar, um local desconhecido pode ser cheio de surpresas e desafios. Por outro lado, há a opção de querer se divertir em um dinâmico passeio por uma estrada sinuosa de asfalto perfeito e repleta de curvas.  

Seja como for, a Factory KTM – distribuidora oficial da KTM no Brasil – disponibiliza três modelos de grande e médio porte – KTM 1290 S, 890 S e 890 SMT – que proporcionam uma experiência única de alta tecnologia, versatilidade e o fácil manuseio para qualquer situação e terreno. “Temos motos destinadas ao asfalto, também aptas ao off road mais leve; motos fáceis de andar, com a melhor qualidade disponível no mundo em ciclística, motor e freios”, ressalta Fábio Campos, diretor da Factory KTM. 

“Não são feitas só para aventuras radicais apesar de estarem preparadas para isso, atendem com superqualidade aos motociclistas que querem uma moto confiável, equipada com o que há de melhor, divertida, tecnologia de ponta e muito design”, completa.   

Do chassi ao motor, da eletrônica incomparável à suspensão e freios, tudo é projetado e desenvolvido para oferecer a melhor performance e segurança em qualquer nível de pilotagem e aventura. 

KTM 1290 S: O próximo nível 

Percorrer muitos quilômetros de forma rápida e sem esforço é da natureza da KTM 1290 S. Otimizada para qualquer aventura, o motor LC8 (V2 70°) de 160,3 cv e 14 Kgf.m de torque permite que continentes inteiros possam ser atravessados de forma rápida, enquanto o novo controle de velocidade adaptativo (ACC) e suspensão semiativa, junto com ergonomia e tecnologias eletrônicas elevam ao próximo nível. A realidade é que a KTM 1290 S é uma referência na categoria.  

Trata-se do motor mais leve, compacto e potente, que cumpre as normas Euro5. Para os aventureiros mais hardcore, o filtro de ar pode ser limpo pelo próprio motociclista, com apenas a retirada de quatro parafusos. 

Com seis velocidades e sexta marcha overdrive, as trocas + quickshifter são ultrarrápidas e sem embreagem, um sistema de engrenagens revestido em cobre garante o mínimo desgaste. A embreagem é deslizante e evita o travamento da roda traseira em desacelerações e reduzidas mais bruscas, enquanto permite o mínimo esforço para acioná-la. 

Sem cabo do acelerador, o sistema eletrônico “ride-by-wire” também traz extrema leveza ao giro da manopla e precisão na abertura do acelerador para a melhor entrega de potência e torque nos momentos mais importantes da pilotagem. 

Dois radiadores separados têm maior dissipação de calor, não só para o motor que conta com dutos para receber ar frio, enquanto o sistema evita que o calor chegue às pernas do piloto. 

Chassi redesenhado, Suspensão semiativa e freios Brembo 

Novas medidas do chassi dão parâmetros mais eficientes na pilotagem. Ao todo, o chassi foi reduzido em 15 mm e o posicionamento do motor direcionado dois graus para baixo para melhor contato da roda dianteira com o solo durante as acelerações. Confeccionado em aço cromo-molibdênio no formato treliça, é recortado a lazer e incrementado com partes forjadas. Para compensar o encurtamento do chassi, o quadro da suspensão traseira ganhou 15 mm a fim de dar mais controle da roda traseira nas fortes acelerações. 

Sem comparação, a última geração da suspensão WP semiativa traz o melhor nível de conforto, segurança e performance, enquanto o piloto pode monitorá-la e alterar a configuração assim que desejar através dos comandos e o painel TFT, localizado próximo ao amortecedor de direção WP padrão. 

Todo o pacote de segurança não poderia deixar de contar com freios da marca Brembo. De alto desempenho a dianteira discos de 320 mm e pinças de quatro pistões, enquanto na traseira com 230 mm, ambos monitorados pelo sistema ABS Bosch 10.3 ME que evita o bloqueio nos momentos necessários e seu acionamento quando não é preciso, inclusive nas curvas. 

Redesenhado, o tanque de combustível tem capacidade de 23 litros e maior autonomia. Com tampa eletrônica também tem compartimento superior para celular com carregamento USB. 

O prazer também está na ergonomia renovada. Pedaleiras e novos assentos ganharam regulagens, agora de formato bipartido tem 20 mm de ajuste enquanto um botão dá acesso ao compartimento sob o assento. Desenvolvido em túnel de vento, o para-brisa tem regulagens de 55 mm para ajuste da altura referente ao piloto e garupa.  

Inovador sistema adaptativo de velocidade a favor da segurança! 

Nos dias de hoje é preciso ter a melhor eletrônica embarcada. Não só os mais nobres materiais e parâmetros fazem das motocicletas KTM o máximo em tecnologia sobre duas rodas, a eletrônica também é grande parte de tudo isso.  

Para começar, um painel de 7 polegadas TFT (colorido) com inclinação ajustável ostenta informações que através dos punhos de comando iluminados é possível ter todo acesso aos recursos ainda que em movimento. Do KTMconnect com navegação Turn-by-Turn Plus, a música e até chamadas via bluetooth, tudo com infográficos e legibilidade sem igual. 

Uma das grandes novidades do segmento é o ACC, Adaptive Cruise Control, um sistema que garante um ajuste eletrônico de velocidade e distância (cinco modos) entre a moto e o veículo à frente, que proporciona muita tranquilidade ao piloto e segurança extra nas rodovias.  

Sem chaves, o tanque de combustível e a própria moto só podem ser acessados pelo KTM On Race, que em caso de perda, o sensor pode ser desconectado por códigos através do painel. O ABS em curvas ou controle de tração MTS podem ser desativados para um off-road hardcore, assim como os modos de pilotagem também são pré-ajustáveis.  

Até se pode esquecer – ora ou outra – de ativar os piscas, mas jamais esquecer de desativá-lo, para isso o sistema ATIR fará esse trabalho, enquanto através do TPMS – disponível no painel – é possível monitorar a calibragem dos pneus Mitas Terra Force-R, calçados em rodas ultraleves de 17 polegadas.  

A KTM 1290 S está disponível nas cores laranja e preta e preço público sugerido de R$ 182.900,00.

KTM 890 S – Versatilidade e desempenho à toda prova! 

Em suma, a KTM 890 S é uma verdadeira moto de aventura, mas de fácil manuseio também nas cidades ou em qualquer circunstância. Dessa linhagem é a única com aro maior na dianteira com 19 polegadas, a fim de oferecer também o melhor desempenho em terrenos acidentados ou trilhas no fora-de-estrada. 

Renovada, oferece uma pilotagem inigualável, seja em rodovias ou em cascalhos. Com suspensão redesenhada e ajustável, um maior conforto dos assentos e melhor proteção contra o vento, a KTM 890 S está pronta para levá-lo ao desconhecido. 

Muito leve e compacta, o chassi em treliça é confeccionado em aço cromo-molibdênio e o motor faz parte do conjunto para redução do peso e suas dimensões, o que favorece o desempenho e dinamismo. 

O sistema eletrônico gerencia o sofisticado ABS, controle de tração e modos de pilotagem. Ele conta com a última geração do KTM MTC com uma moderna unidade de medição inercial 6D. Já o ABS atua também nas curvas, nele é possível utilizar o sistema de freios na máxima força através do gerenciamento 9,3 MP, já no modo ABS off-road, o sistema interfere menos na roda dianteira e é desligado para a roda traseira.  

De fácil acesso pelos punhos de comandos iluminados, tudo é gerenciado através do painel TFT de 5 polegadas com infográficos do display feito de vidro mineral que tem ótima resistência a riscos e livre de brilho. A unidade permite conectividade via bluetooth entre o aplicativo KTMconnect e o painel, para o mapeamento passo a passo, músicas, chamadas e acesso rápido ao Roadside Assistence. 

O conforto do piloto e garupa começa em assentos largos e supermacios em dois níveis, enquanto as suspensões foram revisadas e podem ser reguladas para cada terreno manualmente pelo motociclista. Um para-brisa maior a antecessora dá toda a assistência nas estradas e design que ganhou o aspecto Ready To Race! Os pneus são Pirelli Scorpion STR com pegada off-road, são calçados em rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira.  

Disponível na cor laranja e o preço público sugerido é de R$134.900,00. 

890 SM T – Diversão e estilo incomparáveis 

A mais perfeita junção entre o on e off-road. A 890 SM T é faminta por curvas! As características entregam seu caráter. Com sua potência e dirigibilidade, chega imediatamente ao topo das motocicletas de turismo esportivas de médio porte e dá para surpreender até mesmo qualquer superbiker! Ela pede por viagens em retas e longos trechos de curvas. 

Toda a tecnologia embarcada é muito semelhante à versão 890 S, ou seja, é a máxima assistência que se pode encontrar em uma moto de médio porte hoje.  

Pequenas alterações são características de seu estilo e caráter. O assento é inteiriço que permite uma rápida e fácil movimentação sem prejudicar o conforto do piloto e também do passageiro. 

Um modo exclusivo no sistema ABS foi introduzido, o ABS Supermoto traz segurança com menor intervenção possível na roda dianteira e desligado na roda traseira, para que, quem curte o estilo supermoto, possa praticá-lo, enquanto todos os outros recursos do ABS 9,3 MP estão disponíveis e podem ser utilizados.  

Outra característica marcante neste segmento é o par de rodas de liga leve de 17 polegadas, calçadas pelos excepcionais pneus Michelin PowerGP, para o asfalto e para o mais alto desempenho. As rodas de baixo peso dão um manuseio fantástico e excelente dinâmica. Em geral a ergonomia e design se diferenciam ao modelo S e correspondem ao caráter SM T, mais movimentação sobre o assento com estilo mais urbano e underground, como característico da modalidade. 

A 890 SM T está disponível na cor preta e o preço público sugerido é de R$ 124.900,00. 

KTM 1290 S – Ficha Técnica
Motor – Dois cilindros, V 75°, quatro tempos 
Capacidade cúbica – 1301 cm³ 
Diâmetro x Curso – 108 mm x 71 mm 
Potência – 160,3 cv 
Torque – 14 kgf.m 
Transmissão primária – Seis velocidades 
Arrefecimento – Líquido 
Embreagem – Deslizante e assistida 
Sistema Eletrônico – Keihin EMS com Ride By Wire e controle de velocidade, ignição dupla 
Lubrificação – Pressão com três bombas de óleo 
Capacidade do tanque de combustível – 23 litros 
Consumo de combustível – 5,7l/ 100 km 
ABS – Bosch 10.3 ME, Combined-ABS, incluindo ABS em curva e modo off-road 
Diâmetro discos de freio dianteiro e traseiro – 320 mm/ 267 mm 
Peso à seco – 220 kg 
Chassi – Treliça de aço cromo-molibdênio revestida por pó 
Suspensão dianteira – WP Apex 48 mm com sistema SAT Semiativo, 200 mm de curso 
Suspensão traseira – Apex Monoamortecida, sistema SAT Semiativo, 200 mm de curso 
Distância do Solo – 223 mm 
Altura do assento – 849 mm/ 869 mm 
Ângulo da caixa de direção – 65,3° 

KTM 890 S – Ficha Técnica 
Motor – Dois cilindros em linha quatro tempos 
Capacidade cúbica – 889 cm³ 
Diâmetro x Curso – 90,7 mm x 68,8 mm 
Potência – 104,6 cv 
Torque – 10,2 Kgf.m 
Transmissão primária – Seis velocidades 
Arrefecimento – Líquida água e óleo 
Embreagem – Deslizante e assistida 
Consumo de combustível – 4,5l/ 100 km 
Sistema Eletrônico – Bosch EMS com Ride By Wire 
Lubrificação – Pressão com duas bombas de óleo 
Capacidade do tanque de combustível – 15,8 litros 
ABS – Bosch 9,1 MP, incluindo ABS em curva e modo 
Diâmetro discos de freio dianteiro e traseiro – 320 mm/ 260 mm 
Peso À seco – 194 kg 
Chassi – Em treliça de aço cromo-molibdênio, com motor de parte estrutural 
Suspensão dianteira – WP Apex 43 com 180 mm de curso 
Suspensão traseira – Apex Monoamortecida com 180 mm de curso 
Distância do Solo – 227 mm 
Altura do assento – 860 mm 
Ângulo da caixa de direção – 64,21° 

KTM 890 SM T – Ficha Técnica
Motor – Dois cilindros em linha quatro tempos
Capacidade cúbica – 889 cm³ 
Diâmetro x Curso – 90,7 mm x 68,8 mm
Potência – 104,6 cv
Torque – 10,2 Kgf.m
Transmissão primária – Seis velocidades
Arrefecimento – Líquida água e óleo
Embreagem – Deslizante e assistida
Consumo de combustível – 4,5l/ 100 km
Sistema Eletrônico – Bosch EMS com Ride By Wire
Lubrificação – Pressão com duas bombas de óleo
Capacidade do tanque de combustível – 20 litros 
ABS – Bosch 9,1 MP, incluindo ABS em curva e modo Supermoto
Diâmetro discos de freio dianteiro e traseiro – 320 mm/ 260 mm 
Peso À seco – 200 kg 
Chassi – Em treliça de aço cromo-molibdênio, com motor de parte estrutural 
Suspensão dianteira – WP Apex 43 com 200 mm de curso 
Suspensão traseira – Apex Monoamortecida com 200 mm de curso 
Distância do Solo – 233 mm 
Altura do assento – 860 mm/ 840 mm 
Ângulo da caixa de direção – 64,1° 

Continue Reading
Click to comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leia também