Connect with us

Pneus

ANIP apoia realização da Semana Nacional do Trânsito 2023 

Published

on

Iniciativa acontece de 18 a 25 de setembro com objetivo de conscientizar a sociedade sobre práticas seguras nas vias

A ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) apoia a realização da Semana Nacional do Trânsito 2023, campanha realizada anualmente pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito de 18 a 25 do setembro, conforme o Código de Trânsito Brasileiro. Com o tema, “No trânsito, escolha a vida”, a campanha deste ano busca mobilizar e conscientizar a sociedade para uma cultura de segurança mais sólida e consistente no trânsito.

O respeito mútuo e a cooperação para uma mobilidade segura é responsabilidade de todos. Pensando nisso, a ANIP reuniu algumas orientações para diversos segmentos presentes no trânsito. Confira algumas dicas para se locomover com mais segurança:

1 – Motorista: realize as manutenções preventivas periodicamente e respeite o limite de velocidade das vias.

2 – Motociclista: Utilize sempre o capacete, redobre o cuidado ao trafegar nos corredores e fique atento (a) aos pontos cegos dos veículos maiores, como ônibus e caminhões.

3 – Ciclista: Nunca deixe de utilizar o equipamento de proteção individual (capacetes e roupas com faixas refletivas), sinalize sempre que for realizar conversões e cuide da hidratação e alimentação.

4 – Caminhoneiros: Não dirija com sono, planeje bem o trajeto e respeite as sinalizações da via. 

5 – Pedestre: Fique atento (a) em todo o ambiente que o cerca, caminhe sempre que possível sob calçadas e faixas de pedestres e tenha cuidado ao cruzar áreas com garagens.

Não esqueça que os pneus são o principal ponto de contato entre o veículo e o solo, um item essencial para garantir a segurança de todos no trânsito. Calibre o conjunto de pneus semanalmente e verifique as condições de uso por meio do indicador de desgaste TWI, saliência de borracha localizada na banda de rodagem do produto. Agindo desta forma, você manterá a aderência do veículo com o solo e garantirá uma frenagem segura em situações de risco.

Continue Reading
Click to comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leia também