Connect with us

VWCO

Volkswagen Caminhões e Ônibus lança programa de proteção às mulheres

Published

on

Iniciativa prevê estabilidade de emprego de 12 meses, orientação jurídica e acompanhamento com assistência social e psicológica

Atrair, cuidar e reter cada vez mais mulheres à empresa é um dos pilares da estratégia de diversidade e inclusão da Volkswagen Caminhões e Ônibus e, neste Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra as mulheres, a empresa se engaja nesta causa e cria um programa especial para a proteção das colaboradoras da VWCO e Consórcio Modular. O objetivo deste programa é ir além do que está previsto em lei e garantir toda uma estrutura de apoio para segurança social, jurídica e financeira numa eventual situação em que sejam vítimas desse tipo de crime. Além disso, a empresa disponibiliza uma canal exclusivo de atendimento para suporte nesses casos.

“Em nossa jornada para promover cada vez mais diversidade no ambiente corporativo, as mulheres estão entre nossas prioridades. Temos inúmeras iniciativas para fomentar esta premissa e acreditamos que nossas ações devem ser abrangentes, avaliando também a conjuntura social que eventualmente possa influenciar a atuação das mulheres no mercado de trabalho”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Lei Maria da Penha

Embora muitos desconheçam, a Lei Maria da Penha já prevê estabilidade empregatícia de seis meses para as mulheres que sofram esse tipo de violência. A iniciativa da Volkswagen Caminhões e Ônibus dobra esse período para garantir que a profissional tenha condições financeiras de atravessar esse processo e também oferece acompanhamento com assistente social, atendimento psicológico e orientação jurídica.

Apesar de não ter registros de um panorama interno crítico, a VWCO está ciente do crescimento desse tipo de violência na sociedade como um todo. O número de feminicídios bateu recorde em 2022 no Brasil, com uma alta de 5% no último ano, de acordo com levantamento do Monitor da Violência.

Ciente de seu papel social, a VWCO criou o programa para consolidar um ambiente de proteção às profissionais que trabalham na empresa, o que está em linha também com os seus esforços para elevar a representatividade feminina entre suas equipes. Entre os resultados, hoje a VWCO tem 28% de mulheres entre seus colaboradores e cerca de 40% das contratações são deste gênero. Em posições de liderança, a estratégia possibilitou aumentar em 80% as posições das executivas da empresa.

Ações incentivam independência feminina

Na esteira dessa maior diversidade, a VWCO tem ampliado de forma consistente suas políticas de desenvolvimento das mulheres. A empresa oferece benefícios de apoio à maternidade, como a possibilidade de trabalho remoto até os 18 meses do bebê e um aumento do período de auxílio-creche. Este é mais um passo na estratégia de diversidade e inclusão da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Continue Reading
Click to comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leia também