Honda
Honda CB 1000R 2024: novas cores para as versões CB 1000R e CB 1000R Black Edition
A exclusiva das Naked Honda recebeu novas opções de cor para ambas versões, mantendo as características técnicas que fizeram dela um ícone em seu segmento
A CB 1000R surgiu em 2019 introduzindo o conceito Neo Sport Café, que juntou um design minimalista a um desempenho de referência em seu segmento. A reconhecida potência de seu motor – 142,8 cv com 10,2 kgf.m de torque – a ciclística dotada de elementos com padrão digno de superesportivas e o baixo peso final, de apenas 200 kg a seco, fazem dela uma motocicleta imbatível em maneabilidade, que supera as expectativas de uma clientela de motociclistas experientes, atentos não apenas ao visual extremo, mas também à performance global.
Para 2024, o modelo continuará sendo comercializada em duas versões, a CB 1000R nas cores Vermelho Metálico e inédita Preto Fosco. E a versão CB 1000R Black Edition, que chega na versão exclusiva e também inédita cor Azul Fosco. Tecnicamente, a Black Edition se diferencia por trazer o sistema quickshifter, que permite mudanças de marchas mais rápidas sem necessidade do acionamento da alavanca de embreagem.
No visual, a versão Black Edition se vale de uma verdadeira customização de fábrica, com extenso uso do preto nas rodas, balança de suspensão, tubos internos da suspensão dianteira, todo o sistema de escape, apoio do guidão, farol, molduras do radiador, tampas laterais e subchassi.
O mencionado desempenho dinâmico de referência não se deve apenas à alta potência, elevado torque e baixo peso: os técnicos privilegiaram a entrega do torque na faixa de rotação entre 6.000 e 8.000 rpm, fazendo com que o motor da CB 1000R ofereça uma “pegada” que transforma a pilotagem, feita de acelerações rápidas e retomadas de velocidade sem o uso intensivo do câmbio. Dotada de três modos de pilotagem padrão mais um personalizável, a CB 1000R oferece a possibilidade de selecionar diferentes níveis de potência, freio-motor e intervenção do controle de tração HSTC – Honda Selectable Torque Control.
Acopladas ao chassi monotrave tipo Diamond de aço estão suspensões amplamente reguláveis, dianteira invertida e traseira monobraço. A frenagem com sistema ABS de dois canais tem cálipers de freio com montagem radial que agem sobre discos flutuantes de 310 mm de diâmetro à frente. Atrás, o disco de 256 mm de diâmetro tem cáliper de dois pistões. As rodas de alumínio fundido calçam pneus 120/70 ZR17 e 190/55 ZR17.
Ambas versões da Honda CB 1000R contam com o exclusivo sistema HSVC – Honda Smartphone Voice Control, que permite ao condutor conectar o smartphone por meio do App Honda RoadSync e atuar no sistema através de botões posicionados do punho esquerdo do guidão. Sob o banco, uma porta USB permite recarga do smartphone. O painel tem display TFT a cores de alta visibilidade, com quatro tipos de visualização da velocidade e rotação do motor, selecionáveis. Idem com relação à indicação do nível/consumo de combustível, seleção do modo de pilotagem/parâmetros do motor e indicador de marcha. A gestão de preferências se dá por botões no punho esquerdo do guidão. Uma linha de acessórios dedicados para as CB 1000R está disponível nas Concessionárias Honda, permitindo assim uma personalização mais apurada da naked nº1 do segmento.
As Honda CB 1000R e Honda CB 1000R Black Edition tem garantia de três anos, sem limite de quilometragem, além do Honda Assistance (assistência 24 horas válida em todo o território nacional, além de Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai) durante o período que durar a garantia. A chegada às concessionárias de todo o Brasil esta prevista para outubro, com preço público sugerido base São Paulo (SP):
Honda CB 1000R – R$ 78.870,00 (Vermelho Metálico e Preto Fosco)
Honda CB 1000R Black Edition: R$ 87.730,00 (Azul Fosco)