Connect with us

Caminhões

Librelato chega a 700 ativos conectados com soluções de telemetria da startup Sigaway

Published

on

Segmentos como agronegócio, mineração e combustíveis são os que mais buscam soluções de monitoramento para implementos

Em apenas um ano de parceria estratégica, a Librelato aponta aumento nas vendas de implementos equipados com o sistema de telemetria 100% nacional desenvolvido pela startup Sigaway. A implementadora é hoje sua principal cliente, com 700 conjuntos conectados no mercado. As empresas tornaram-se parceiras em 2022, quando a Librelato passou a oferecer ao mercado os três pacotes de tecnologia da Sigaway como opcionais para seus implementos. 

Entre as funcionalidades mais procuradas pelo mercado, estão localização em tempo real, alerta, histórico de velocidade e tempo de ociosidade. O TPMS (Tire Pressure Monitoring System – ou Sistema de Monitoramento de Pressão dos Pneus, em português) também destaca-se como uma das funcionalidades mais procuradas por frotistas. O recurso tem demonstrado seu valor ao ampliar em 30% a vida útil dos pneus monitorados, o que o consolidou como um diferencial top de linha no mercado.

Atualmente, a maioria dos clientes da Librelato optam pelos recursos de monitoramento que estão ligados ao transporte de grãos, cargas paletizadas, minérios e combustíveis. 

Na visão do CEO da Librelato, José Carlos Sprícigo, “o avanço da tecnologia no Brasil reflete uma tendência global do transporte rodoviário de carga. A conectividade permite uma gestão integrada e eficiente, aumentando a produtividade e, sobretudo, a rentabilidade das operações logísticas rodoviárias”.  

A estimativa é de que haja um crescimento de 40% na demanda por esse tipo de tecnologia nas carretas. Afinal, a utilização do sistema de monitoramento deve avançar nos próximos anos em razão da busca por maior segurança e previsibilidade nas operações. 

Tendência de crescimento no uso da tecnologia

De acordo com o head de produto da Sigaway, Willians Zanolli, a startup se prepara para a tendência de crescimento do uso do monitoramento de cargas, desenvolvendo outras funcionalidades para incorporar ao seu portfólio. Uma delas é a leitura total da rede CAN de veículos automotores, que fornecerá ainda mais informações aos frotistas sobre consumo de combustível, rotação do motor, entre outros indicadores. 

Outra tecnologia que será lançada e também oferecida pela Sigaway aos clientes da Librelato é a câmera de inteligência artificial de assistência a motoristas, em desenvolvimento para detectar sonolência, enxergar pontos cegos nas estradas, entre outras informações. 

De acordo com o CEO da Librelato, José Carlos Sprícigo, a startup recebeu recentemente inversões de cerca de 5,7 milhões de reais para o desenvolvimento de novos projetos de P&D e inovação. Os recursos estão sendo utilizados para aprimoramento da plataforma de gestão de frotas da Sigaway, entre outras iniciativas de expansão. A perspectiva é de oferecer ao mercado acesso a novos indicadores de desempenho de frotas, além de tornar a plataforma uma aliada nas tomadas de decisões dos gestores e não, somente, na coleta de dados. Com isso, a empresa deve aumentar gradativamente as soluções ao mercado. 

Continue Reading
Click to comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leia também