Connect with us

Stock Car

Gabriel Casagrande e Átila Abreu vencem na rodada dupla da Stock Car no Velopark

Published

on

Átila Abreu vence a corrida 2 no Velopark. Foto: Robson Ferreira/Divulgação

Guiando carros da Chevrolet, dupla dominou o final de semana da etapa gaúcha

A Stock Car realizou sua etapa dupla de Nova Santa Rita no último domingo, no Velopark. Gabriel Casagrande, o pole position, dominou as ações, e com uma estratégia de corrida perfeita, venceu a primeira corrida. A segunda teve a vitória de Átila Abreu, que vem se recuperando na tabela.

A Corrida 1

Os três primeiros colocados, Gabriel Casagrande, César Ramos e Guilherme Salas se mantiveram à frente nas primeiras voltas, sem registro de incidentes na primeira curva do traçado gaúcho.

Na quarta volta da prova, um problema no pneu dianteiro direito de César Ramos, obrigou o piloto gaúcho a ir para os boxes. Sem sucesso nos pits, Ramos abandonou a corrida 1.

Com isso, Gabriel Casagrande abriu 3s de vantagem para Salas e Felipe Fraga, onde logo na sequência, na sétima volta, o campeão de 2021, abriu a rodada de boxes para os líderes da prova, com Casagrande sendo o primeiro dos ponteiros da prova a fazer a parada obrigatória.

Pole-position, Gabriel Casagrande teve tranquilidade para vencer a corrida 1. Foto: Robson Ferreira/Divulgação

Rubens Barrichello com uma tática de corrida que contemplava um stint mais longo de prova, liderava na volta 17, seguido por Nelsinho Piquet em segundo e Felipe Massa em terceiro.

Faltando 10 minutos para o final, a disputa entre Felipe Fraga e Gabriel Casagrande pela terceira posição, apontava os dois pilotos como favoritos a prova. Rubens Barrichello e Felipe Massa fizeram seus pits na volta 19, a 10 minutos do fim. Nesse momento, apenas Piquet era o único na pista sem pit stop.

Na volta seguinte, foi a vez dele fazer o seu pit. Com isso, Gabriel Casagrande e Felipe Fraga iniciaram um duelo direto pela vitória na corrida 1 do Velopark.

Logo atrás uma disputa intensa entre Ginaluca Petecof e Guilherme Salas pela terceira posição, era o duelo direto por um lugar no pódio.nAo final da janela de pit stop, o destaque para Rubens Barrichello que aproveitou o maior tempo de pista, e voltou à pista em oitavo.

A três minutos do final, Casagrande recuperou o seu ritmo de corrida, assim abrindo 2s de vantagem para Felipe Fraga.

Felipe Fraga foi o segundo colocado na corrida 1 deste domingo. Foto: Robson Ferreira/Divulgação
Felipe Fraga foi o segundo colocado na corrida 1 deste domingo. Foto: Robson Ferreira/Divulgação

Nas voltas finais, sem ser pressionado pelos rivais, Gabriel Casagrande cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido por Felipe Fraga em segundo e Gianluca Petecof, completou o pódio.

Gianluca Petecof completou o pódio da corrida 1 deste domingo. Foto: Robson Ferreira/Divulgação
Gianluca Petecof completou o pódio da corrida 1 deste domingo. Foto: Robson Ferreira/Divulgação

Corrida 2: Átila Abreu conquista segunda vitória seguida na temporada

Átila Abreu vence a corrida 2 no Velopark. Foto: Robson Ferreira/Divulgação
Átila Abreu vence a corrida 2 no Velopark. Foto: Robson Ferreira/Divulgação

A volta por cima de Átila Abreu na temporada segue a todo vapor. Após um começo conturbado de temporada, onde o piloto descreveu ser seu pior início de ano na categoria, a maré virou e Abreu encaixou sua segunda vitória em etapas consecutivas na Stock Car Pro Series.

Partindo da quinta posição no domingo, Abreu se viu em condição de somar pontos importantes nas duas corridas para seguir a recuperação no campeonato. Impulsionado por uma estratégia vencedora da Pole Motorsport, Abreu fez a parada longa na primeira corrida, terminou na sétima posição e partiu de terceiro após quebra de um dos concorrentes na reorganização do pelotão para a bateria 2.

Com um ritmo forte no #51, Abreu entrou para o serviço obrigatório da segunda prova logo na volta de abertura da janela, trocou o pneu traseiro direito, o de menor tempo de parada, e voltou na disputa pela vitória. Com o pelotão restabelecido, Átila era o segundo após passar Barrichello nos boxes e assumiu a liderança na volta 20. Confortável, quase perdeu a vitória na penúltima curva após escapar no final da reta oposta, mas soube controlar a investida final de seu concorrente e receber a bandeira quadriculada para a segunda vitória do Chevrolet Cruze #51 em 2023. Foi o 19º triunfo de Átila Abreu na Stock Car.

“Estou muito feliz, nem nos melhores filmes poderia descrever isso. Foi um começo de ano complicado, nos desentendemos ao longo do ano, mas tudo pensando em melhorar. Segunda vitória consecutiva e essa na casa do meu patrocinador. Agradeço a todos pela energia positiva aqui no Velopark.”

O pódio da corrida 2 deste domingo no Velopark foi completado pela dupla Ricardo Zonta e Rubens Barrichello.

O próximo compromisso da principal categoria do automobilismo nacional acontece em Buenos Aires entre os dias 7 e 8 de outubro.

Continue Reading
Click to comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leia também