Rosangela Groff
Vantage V8 Coupé: asas abertas e coração pulsante da Aston Martin
Não é à toa que a logo da Aston Marin são asas abertas. Pois os carros que ela produz praticamente voam. E essa sensação é mais do que uma experiência para os apaixonados pelos carros da marca. É um convite à emoção única e permanente de estar ao volante, na prática e na imaginação.
Um destes ícones que alteram os batimentos cardíacos do motorista é o novo Vantage V8 Coupé. Uma carroceria perfeita, com estrutura em alumínio liga leve, o que ajuda o carro a atingir um peso seco total de apenas 1.530 kg. Menos pesado, mais performático, isso é certo.
O chassi auxiliar rígido mantém uma estabilidade extra e o resultado é uma nave em condições de desempenho máximo. A resposta é instantânea quando o pé afunda no acelerador, evidenciando a agilidade e a postura atlética deste superesportivo.
O V8 apresenta curvas excepcionais, que se dedicam à manobrabilidade e à estabilidade do Coupé em alta velocidade. Isso se deve ao Diferencial Traseiro Eletrônico, uma técnica inédita na Aston Martin. Esta inovação vem combinada à Vetorização Dinâmica de Torque, o que faz o dono do carro desfrutar de um outro nível de empolgação ao dirigir.
Convite a fortes emoções com motor biturbo 4.0
Como acontece com qualquer coração, os números dizem tudo o que você precisa saber para fazer um diagnóstico preciso desta pulsação forte e sedutora. Este “órgão” do Vantage bate com um motor V8 biturbo de 4.0 litros. E ele faz de zero a 100 km/h em apenas 3,6 segundos. A velocidade passa de 310 quilômetros por hora, com facilidade.
Intensidade na potência e no torque monstruosos
A força dessa fera indomável está posicionada mais para baixo e mais atrás no chassi. A ideia é melhorar a distribuição de peso e a dinâmica de direção, deixando uma impressão duradoura muito além da dirigibilidade.
Este vigor inerente, que surge sem esforço, vem da extraordinária potência de 510 cv do powertrain e de 685 Nm de torque alimentados pela transmissão automática ZF. A caixa de câmbio de oito marchas oferece o equilíbrio exato entre performance e refinamento.
E nessa tocada a tecnologia também acompanha cada sopro. Um software adaptável foi projetado para avaliar as condições de operação, junto com as demandas do condutor, para garantir que o veículo esteja exatamente na marcha certa, no momento certo.
Provocação e robustez na presença inconfundível
O novo Vantage vem com uma linguagem estética poderosa e provocativa. Para a Aston Martin, ele é um predador nato que domina o seu habitat. É um caçador arquetípico, pois a silhueta do Coupé foi ajustada para ser furtiva e para ele sobreviver. Sua forma elegante cria uma postura devastadora, enquanto seus flancos e quadris musculosos estão prontos para entrar em ação assim que o motor rugir.
Cockpit ultracompacto construído de forma inteligente
O cockpit é outro diferencial do carro que tem todos os requisitos para ser um destruidor. A posição de direção mais baixa envolve os controles, formando uma conexão justa entre o motorista, o carro, a estrada e o momento inesquecível que estão vivenciando juntos.
Este espaço personifica o dono do veículo. Ele olha em volta e mergulha nisso. As patilhas das mudanças orientadas para o desporto são perfeitamente posicionadas para o acesso pontual. Assim como os botões de seleção de marcha, que esperam impacientemente no console central.
O sistema de áudio Aston Martin, a tela de LED de 8 polegadas e o equipamento de navegação por satélite integrado são apenas algumas das comodidades e funcionalidades que cercam quem dirige o Vantage, para que tudo o que ele precise seja focado, rápido e, além de tudo, extremamente emocionante.