Connect with us

Rosangela Groff

Ferrari KC23, um supercarro único que desafia a sua descrição

Este modelo não é um conceito. Também não é um carro de produção. É uma verdadeira nova missão da Ferrari, totalmente única e especial. Um supercarro de última geração focado nas pistas, mas elegante, nascido da caligrafia do Centro Stile da Ferrari, liderado por Flavio Manzoni, e direcionado a um cliente imaginativo, apaixonado e exigente.

Batizada de KC23, esta última criação do programa Projetos Especiais é tão inovadora quanto impressionante e foi encomendada por um dos colecionadores mais dedicados do cavalo empinado. Sua carroceria futurista sob medida é sustentada pela arquitetura comprovada de veículos de corrida. E com duas configurações diferentes, o caráter visual muda de anjo para carro demoníaco.

Suas inovações, tanto estéticas quanto de performance, incluem entradas de ar motorizadas e uma imponente asa traseira removível. Sob a pele deste design super espetacular está o coração e a alma do 488 GT3 Evo 2020.

O 488 GT3 é o carro de corrida de maior sucesso nos 76 anos de história de Maranello, acumulando mais de 530 vitórias e 119 vitórias em campeonatos, uma plataforma impressionante para esta última Ferrari privada. Dada a natureza extrema do motor V8 biturbo, chassi e configuração de suspensão, o KC23 foi projetado exclusivamente para uso em pista não competitiva.

Uma das silhuetas mais raras e icônicas da Ferrari

No entanto, parado, os truques aerodinâmicos e de resfriamento se escondem. Esses recursos ativos revertem para mostrar linhas elegantes e imperturbáveis ​​e formas sinuosas. Tem uma beleza monolítica pura, como se fosse esculpida a partir de um único bloco de metal.

Apertando o botão de partida do motor, essa postura visual se transforma, usando cinemática personalizada para revelar enormes entradas de ar e aerodinâmica ativa. O superesportivo então acena para ser empurrado com força no circuito. Essa transição é quase orgânica, mudando o humor de tranquilidade para a agressão na busca de downforce.

Desde o início, o KC23 foi destinado a ser radical e livre de restrições de homologação, revestido de uma carroceria sofisticada e quase atemporal que tornaria este modelo um clássico instantâneo, mantendo-se contra as silhuetas mais raras e icônicas do catálogo da empresa. Esse objetivo exigia que todas as linhas do 488 GT3 Evo 2020 fossem redesenhadas, incluindo superfícies de vidro e grupos de luz.

Design com conceito de monoposto Vision Gran Turismo

O KC23 também possui portas borboleta que se abrem verticalmente, como as do LaFerrari. Tanto os faróis quanto as luzes traseiras foram repensados, com os da frente apontando uma piscadela para o 499P, que acaba de vencer uma histórica Le Mans 24 horas, e uma lâmina dinâmica de metacrilato na parte de trás que foi inspirada na Ferrari, um conceito de monoposto Vision Gran Turismo.

A cor é outra característica distintiva: uma pintura de alumínio de quatro camadas especialmente desenvolvida chamada Gold Mercury. Segundo a marca, o metal líquido na tinta dá um brilho surpreendentemente à luz do sol, novamente como se fosse “um ser vivo que respira”. A cor muda dependendo da luz e de onde o observador está. É tão cativante quanto a própria máquina.

Manche de direção e painel são pura corrida de resistência

A cabine foi mantida tão simples quanto o carro de corrida, com exceção dos painéis das portas e do acabamento do painel do lado do passageiro. O manche de direção coberto de botões e o painel de interruptores são pura corrida de resistência. Os bancos tipo concha com acabamento em Alcantara feitos sob medida complementam o interior focado na esportividade e o exterior urbano.

Às vezes, os carros SP exclusivos da Ferrari nunca são exibidos em público. Nesse caso, o proprietário faz questão de compartilhar sua colaboração com o mundo. O KC23, o ápice da personalização da Ferrari, fez sua primeira aparição pública no Goodwood Festival of Speed, no Reino Unido, de 13 a 16 de julho, antes de ser exibido no Ferrari Museum em Maranello, de 1º de agosto a 2 de outubro.

É provável que inspire muitos proprietários e amantes da Ferrari sobre como a marca italiana dos seus sonhos pode parecer. Para um cliente visionário, esse sonho se tornou realidade.

Click to comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *