Connect with us

Caminhões

Volvo VMX MAX amplia o rendimento na agricultura com melhor desempenho que máquinas tradicionais

Produtores rurais usam a flexibilidade do caminhão vocacional Volvo para aplicação de insumos como fertilizantes e calcário

Projetados para operação fora de estrada, os caminhões Volvo VMX MAX vêm sendo encomendados para implementação com o distribuidor de insumos Hercules 24000 C da Stara, empresa especializada em máquinas, implementos agrícolas e softwares para a agricultura de precisão. O veículo percorre as linhas de plantação para distribuir corretivos como calcário, gesso agrícola, fertilizantes e sementes. O implemento pode vir equipado com sistema de telemetria e controlador com diversos tipos de visualizações na mesma tela para um domínio mais preciso da operação.

Mais eficiente

Os caminhões Volvo substituem tratores nessas operações com enormes ganhos. O Hércules 24000 C faz a aplicação em velocidade de 4 a até 18 km por hora. Com isso, permite trabalho em até 1.200 hectares por dia em operações de 24 horas, o que não é possível com tratores. “O ciclo de operação como um todo é muito mais eficiente”, diz Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo. O Volvo VMX MAX cumpre dupla função: transporta e aplica os insumos. Assim, é muito mais adequado para atender várias propriedades rurais de um mesmo dono, empresa ou cooperativa. “Nosso caminhão é muito flexível e adaptável em todas as aplicações. Consegue ser mais econômico e executa todo o ciclo com uma velocidade média maior, sendo muito mais eficiente e produtivo que os tratores. Oferece muito mais disponibilidade e, com isso, eleva a rentabilidade do produtor”, observa Valério.

Superpotência

O agronegócio brasileiro é um dos mais vibrantes do mundo. Números da Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, situam o Brasil como o 4º maior produtor de grãos, com cerca de 8% da produção global, atrás apenas de EUA, China e Índia. O País é o maior produtor e exportador de soja e responde por metade do mercado mundial de açúcar, café e milho. A participação brasileira no mercado mundial de grãos quintuplicou em uma década.

Várias razões explicam a posição de player global do Brasil no agrobusiness. E ciência e tecnologia são dois dos fatores mais relevantes. Pesquisa da McKinsey & Company revela que ao menos 47% dos produtores brasileiros usam tecnologias de alta precisão em suas fazendas, com recursos como softwares, Internet das Coisas, GPS e gerenciamento de dados para melhorar a produtividade no campo. “Estamos atentos a esse movimento. Participamos dessa evolução do agro nacional com caminhões de alta tecnologia, que apoiam atividades desde a lavoura até a entrega do produto final”, diz Clovis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo.

VMX MAX

Ao longo de suas duas décadas de história, o caminhão Volvo VM é reconhecido por sua ampla flexibilidade. A linha 2023 tem como destaque os novos motores D8K, de fabricação própria da Volvo. Com potências de 290cv e 360cv, são até 10% mais econômicos do que os da geração anterior. Os veículos receberam também a opção de caixa I-Shift de 7ª geração, a mesma que equipa os caminhões Volvo FH, FM e FMX.

Outro destaque da nova linha é justamente o modelo Volvo VMX, específico para aplicações fora de estrada. A versão VMX MAX 6×4 tem PBT de 34 toneladas, duas a mais que seu antecessor. Vem com o motor de 360cv e freio motor VEB de 300cv. Com chassi duplo reforçado, tem uma suspensão dianteira parabólica de oito toneladas, sendo a traseira semielíptica de 26 toneladas e o mesmo eixo com redução nos cubos do Volvo FMX.

Click to comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *