Connect with us

DAF

DAF conquista o mercado brasileiro com caminhões de alta performance

Ao completar 10 anos no país a fabricante holandesa celebra a marca de mais de 10% de market share no segmento de pesados

A DAF faz história no mundo há 96 anos com a liderança global em tecnologias e na fabricação de caminhões. Inovação, qualidade e eficiência são os alicerces que guiaram a companhia neste quase um século de existência às mais inteligentes soluções de transporte com alto valor para seus clientes. No Brasil, há 10 anos, a DAF já é destaque no mercado com caminhões altamente robustos, eficientes e confiáveis, definindo novos padrões em conforto, segurança e tecnologia de transporte.

Este ano, está entre as três marcas que mais emplacaram caminhão Euro 6 e ficou, nos últimos 18 meses, na vice-liderança dos pesados, além de ampliar seu market share no segmento acima de quinze toneladas para 9,9% e, acima de 40 toneladas, para 13,8%.

Crescimento acelerado

Do anúncio da chegada ao País, em 2011, com a construção da fábrica em Ponta Grossa, e a produção do precursor XF105, a DAF deu um salto em desempenho para, dois anos mais tarde, iniciar a produção dos motores MX e do CF85, além de inaugurar um novo relacionamento comercial com seus clientes pelo Consórcio Nacional DAF. Ao lançamento do CF85 juntou-se a versão fora de estrada do robusto XF105, em 2017. O XF105 Off-Road despontou entre os clientes com alta performance, que cresciam em número e em reconhecimento.

Em 2019, para suportar o avanço da marca e da frota circulante, a PACCAR Financial desembarcou em Ponta Grossa para viabilizar ainda mais negócios para os clientes DAF e o moderno Centro de Distribuição de Peças da PACCAR Parts foi inaugurado para apoiar a distribuição de peças genuínas DAF, PACCAR e multimarcas TRP.

Com o novo DAF XF no ano seguinte e a Nova Linha DAF em 2021, a DAF seguiu assertivamente para incluir as tecnologias do Euro 6 no seu portfólio de produtos e estrear no segmento de semipesados com a versatilidade do CF Semipesado Rígido com motor de 7 litros. A consolidação da companhia como a fabricante que mais cresce no País veio neste ano em que comemora uma década de história, 30 mil caminhões fabricados e presença em 100% do território nacional com sua ampla Rede de Concessionárias.

“Desde o início, nossa meta é replicar na DAF Brasil o modelo de negócio bem-sucedido da DAF na Europa e também do know-how mundial que temos como grupo PACCAR, que ganhou o respeito do mercado como uma marca realmente séria, robusta e com alta capacidade financeira e excelência em serviços premium. O respaldo da PACCAR em todos os seus negócios garante, há 86 anos, o pagamento ininterrupto dos dividendos aos acionistas. Com essa segurança, assumimos a missão de construir uma nova história para o transporte de cargas no Brasil, e, para isso, priorizamos em nosso plano de negócios as melhores vantagens econômicas e operacionais para os transportadores e condutores. E agora, uma década depois, escrevemos somente o primeiro capítulo de nossa longa jornada com o País”, comenta Lance Walters, Presidente DAF Brasil.

Da pequena oficina DAF para o mundo

Fundada em 1º de abril de 1928 pelos irmãos Hub e Wim van Doorne, a Doorne’s Aanhangwagen Fabriek N.V. (DAF Trucks N.V), em pouco tempo, tornou-se palco para o anseio dos irmãos van Doorne por soluções eficientes que revolucionaram a indústria com novas referências e padrões. A pequena oficina de implementos evoluiu rapidamente para, em 1949, produzir o primeiro chassi de caminhão. No ano seguinte, com uma nova empresa criada, fabricavam chassis de 3,5 e 6 toneladas e, logo depois, seus próprios motores, sendo a primeira montadora de caminhões da Europa a aplicar turbo em propulsores diesel.

Entre os principais marcos dos van Doorne estão o lançamento do primeiro carro equipado com câmbio CVT do mercado, em 1950; a criação, em 1973, do turbo com intercooler, tecnologia inovadora que se mostrou indispensável para emitir gases menos poluentes; e, em 1994, o conceito da cabine Super Space, que definiu novos padrões em tamanho e conforto.

Em 1996, a DAF integrou o Grupo PACCAR – líder global em tecnologia nas áreas de design, fabricação e suporte ao cliente no segmento de caminhões de primeira linha de portes leve, médio e pesado. O Grupo também é detentor das marcas Kenworth e Peterbilt. Com a união, a DAF expandiu sua força pelos quatro continentes como umas das líderes no mercado europeu de caminhões oferecendo um amplo portfólio de produtos e serviços premium mundialmente reconhecidos e premiados.

No País, a DAF Caminhões chegou em 2011 com o início da construção da primeira fábrica da marca fora do continente europeu para produzir e comercializar caminhões premium. “A fábrica foi construída em dois anos, um tempo recorde, o que gerou credibilidade e visibilidade à marca. Apesar do cenário desafiador na época e uma indústria de caminhões já consolidada, mostramos, ano após ano, com resultados, quem era a marca DAF. Trabalhamos com dedicação, simplicidade e proximidade, conforme nosso DNA, e tudo que prometemos foi cumprido.”, explica Luis Gambim, Diretor Comercial DAF Brasil.

“Lançamos o nosso primeiro caminhão em 2013. Em 2015, com uma equipe comercial, administrativa e de pós-vendas fortalecida, marcamos nosso posicionamento, lançamos produtos anualmente e despontamos no mercado, em 2020, com a Nova Linha DAF e, neste ano, com os modelos DAF Euro 6”, complementa.

Estratégia e liderança para o futuro

A estratégia nacional de negócio da DAF é pautada nos diferenciais exclusivos dos seus produtos: melhor custo-benefício no ciclo de compra, alta disponibilidade, robustez mecânica, baixo custo operacional e qualidade premium nos serviços oferecidos aos clientes. “Essas características estão presentes na estratégia de negócio da DAF, do planejamento à execução do produto. Hoje, somos referência em conforto, eficiência, segurança e economia com produtos e serviços dedicados à alta performance dos consumidores, estabelecendo novos padrões e conceitos de qualidade para os segmentos de semipesados e pesados. Por tudo isso, nos orgulhamos, há 10 anos, de entregar caminhões amplamente elogiados por nossos clientes”, exalta Gambim.

O planejamento robusto e de longo prazo com o País fortaleceu a estruturação da DAF para superar as adversidades do mercado nos últimos anos e, assim, continuar em seu plano de crescimento tanto em participação de mercado quanto em volume. Em 2022, como resultado dos investimentos contínuos e do foco prioritário no cliente, vendeu acima do projetado para toda a operação brasileira. Isto representa que, em apenas dois anos, a fabricante comercializou o mesmo volume da Nova Linha DAF registrado pelos antecessores, DAF XF105 e CF85, em sete anos.

Neste ano em que comemora uma década de operação no Brasil, a DAF se consolida também como uma das principais marcas de caminhões do mercado e uma das fabricantes que mais crescem no País. Em junho de 2023, bateu a marca histórica de 30 mil caminhões fabricados, além de avançar 18,2% em vendas no primeiro semestre em relação ao acumulado no período em 2022 – mesmo em um momento de retração do setor.

Crescendo em um patamar acima do mercado neste ano, a companhia projeta aumentar em 15% a produção. Para isso, expande a participação da marca com uma estrutura de serviços cada vez mais robusta, além de aumentar a capacidade de atendimento e a qualificação dos profissionais. “Estamos investindo muito em pós-venda, marketing, na área administrativa e de vendas alinhados a uma nova cultura focada nos próximos desafios para competirmos de igual para igual com os grandes players que já estão há décadas no mercado brasileiro. Continuaremos com nosso plano de expansão de lançamento de produtos para os próximos anos, inclusive com a ampliação de fábrica para suportar o crescente volume de vendas. E, a partir daí, poderemos suportar a exportação para a América Latina, ou seja, nossa fábrica em Ponta Grossa passará a ser o hub de exportação para o continente”, ressalta Gambim.

Click to comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *