Connect with us

Elétricos e híbridos

Volvo anuncia produção do seu último veículo a diesel no início de 2024

Published

on

Medida faz parte das ações da empresa para atingir o compromisso de produzir e comercializar apenas carros elétricos até 2030 

A Volvo tem o compromisso de, até 2030, produzir e comercializar apenas carros elétricos e, até 2040, ser uma empresa 100% neutra para o clima. Para se aproximar desses objetivos, a empresa anunciou, durante a Semana do Clima de Nova York (entre os dias 17 e 24 de setembro), que irá produzir no início de 2024 seu último carro a diesel.

Com esse anúncio, a Volvo se torna uma das primeiras empresas do setor automotivo a dar esse passo e comprova que os objetivos da companhia de se tornar 100% elétrica não são apenas ambiciosos, mas estão em pleno desenvolvimento.

O anúncio segue a decisão do ano passado de parar o desenvolvimento de novos motores à combustão. “Motores elétricos são o futuro, e são superiores a motores a combustão: eles geram menos barulho, menos vibração e menos custos de manutenção e zero emissões”, afirmou Jim Rowan, CEO da Volvo Cars. “Nós estamos 100% focados em criar um vasto portfólio de carros premium 100% elétricos que entregam tudo o que nossos consumidores esperam de um Volvo – e são uma parte importante da nossa resposta à mudança climática”.

Ações são necessárias e urgentes

A Volvo optou por mergulhar de cabeça na estratégia da eletrificação para se tornar parte da solução de um problema causado pela própria indústria automotiva, onde ela se inclui. O último relatório do Clima Global, divulgado pela Organização das Nações Unidas, ressaltou a emergência climática que a humanidade enfrenta, assim como a necessidade de ações urgentes

“O que o mundo precisa agora, nesse momento crítico para a humanidade e para o nosso planeta, é de liderança”, disse Jim Rowan. “Já passou da hora dos líderes da política e da indústria de serem fortes e decisivos, e entregarem políticas e ações relevantes para combater a mudança climática. Estamos comprometidos em fazer nossa parte e encorajar nossos colegas de setor e líderes políticos ao redor do mundo a fazer a parte deles”

Para tentar convencer mais empresas a entrar nessa luta, o diretor de sustentabilidade global da Volvo, Anders Kärrberg, fez parte de um evento organizado pela Accelerating to Zero (A2Z) na Semana do Clima de Nova York. Lançada durante a COP27, a A2Z reúne os principais signatários da Declaração de Glasgow para veículos de emissão zero, da qual a Volvo faz parte.

Embora os objetivos da eletrificação da companhia sejam mais ambiciosos do que isso, a intenção de participar do evento é inspirar outras companhias a serem mais audaciosas para tomar ações contra a mudança climática.

Um cenário em transformação

A decisão da Volvo de parar completamente de produzir carros a diesel no início de 2024 demonstra quão rápido a indústria e os consumidores estão mudando devido à crise climática.

Apenas há quatro anos, o motor a diesel era o produto mais popular da empresa na Europa. A grande maioria dos carros vendidos no continente em 2019 eram movidos a diesel, uma vez que os modelos elétricos estavam apenas começando a se inserir no mercado.

A tendência se inverteu rapidamente desde então, movida por uma demanda de mercado, leis de emissão de carbono mais rigorosas e o foco da companhia em eletrificação. A maioria das vendas na Europa, agora, consistem de carros eletrificados, sejam eles híbridos ou 100% elétricos.

Menos carros a diesel nas ruas tem também um efeito positivo na qualidade do ar das cidades; enquanto os motores a diesel emitem menos CO2 que os motores a gasolina, eles emitem mais gases como óxidos de nitrogênio (NOx) que tem um efeito adverso na qualidade do ar, especialmente em áreas urbanizadas.

Sobre o Volvo Car Group – A Volvo Cars foi fundada em 1927. Hoje, é uma das marcas de veículos mais conhecidas e respeitadas do mundo, com vendas em mais de 100 países. A Volvo Cars está listada na bolsa Nasdaq de Estocolmo, onde é negociada sob o código “VOLCAR B”.

A Volvo Cars visa proporcionar aos clientes a liberdade de movimento de forma pessoal, sustentável e segura. Isso reflete-se em sua ambição de tornar-se uma montadora totalmente elétrica até 2030 e com o compromisso com a redução contínua de sua pegada de carbono com e a ambição de ser uma empresa neutra em termos de clima até 2040.

Em dezembro de 2022, a Volvo Cars empregava aproximadamente 43.200 funcionários em tempo integral. A sede, o desenvolvimento de produtos, departamentos de marketing e administrativo da Volvo Cars estão localizadas principalmente em Gotemburgo, na Suécia. As fábricas de produção da Volvo Cars estão localizadas em Gotemburgo, Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu, Daqing e Taizhou (China). A empresa também possui centros de P&D e design em Gotemburgo, Camarillo (EUA) e Xangai (China).

Sobre a Volvo Car Brasil – A Volvo possui oito modelos em seu portfólio no Brasil. Em setembro de 2023, o novo Volvo EX30, teve sua pré-venda aberta no país e, mesmo não tendo sido lançado ainda, o modelo já se mostra como uma das grandes apostas da marca, com mais de 1.000 reservas efetuadas em poucos dias.

A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$70 milhões para criar uma rede de mais de 100 eletropostos em todas as regiões do Brasil.

Continue Reading
Click to comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leia também