Connect with us

Automóveis

Honda apresenta o novo SUV ZR-V desenvolvido na plataforma do sedan Civic

A Honda realizou, no último dia 31 de outubro, o lançamento simultâneo, em várias de suas concessionárias espalhadas pelo Brasil, do seu novo SUV ZR-V. Integrando a renovação total do line-up da marca japonesa no país, o novo modelo vem para se posicionar entre o HR-V e o CR-V, focando no cliente do Civic geração 11.

Segundo Uilson Rocha, gerente geral comercial da Kaizen RS, grupo que representa a Honda em Porto Alegre, o novo modelo é para aquele cliente que busca “o conforto de um SUV e a dirigibilidade de um sedan”. Entre os principais diferenciais do ZR-V, o executivo destaca espaço interno, a altura, a posição de dirigir, o porta-malas e o ângulo de entrada, que é características dos utilitários esportivos.

O novo SUV chega ao país em versão única Touring com preço a partir de R$ 214.500 e equipada com o novo motor 2.0 16V DOHC i-VTEC a gasolina com 161 cv de potência a 6.500 rpm e torque de 19,1 kgf.m a 4.200 rpm e transmissão CVT. Ele traz duplo comando no cabeçote com VTEC na admissão e VTC na admissão e no escape. De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o consumo é de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada.

Visual inédito

O seu design totalmente novo apresenta uma silhueta arrojada e imponente, com uma linha de cintura horizontal baixa, que começa no capô alongado e segue harmoniosamente até a ondulação dos para-lamas traseiros. O conjunto ótico frontal com faróis full LED e as lanternas traseiras amplas exaltam a largura do modelo.

Na dianteira, a expressiva grade é ladeada por tomadas de ar que direcionam o fluxo pelo para-choque e ao redor das rodas dianteiras, melhorando a eficiência aerodinâmica. A aparência limpa e sofisticada do teto se deve à tecnologia de soldagem a laser, que eliminou a necessidade de molduras longitudinais. Outro detalhe de relevância estética e perfeccionismo aerodinâmico vem dos limpadores de para-brisa, que se escondem sob a linha do capô quando não estão em uso.

Na parte traseira, o generoso aerofólio dá suave continuidade ao teto, exaltando a leveza do conjunto e as formas esportivas do ZR-V, com a extremidade das lanternas traseiras moldada para melhorar a aerodinâmica.

O caráter sofisticado do ZR-V é destacado por detalhes em preto brilhante aplicados na grade frontal (um forte elemento estético, com singular formato de colmeia), na região das portas e nos para-choques dianteiro e traseiro. As rodas de liga leve de 17 polegadas conciliam pintura cinza e acabamento diamantado, reforçando a elegância e esportividade do novo SUV.

Interior amplo e refinado

No interior, o ZR-V traz um console central flutuante com desenho curvilíneo que abriga a alavanca de câmbio e o botão do freio de estacionamento de maneira ideal para facilitar o uso. O volante multifuncional regulável em profundidade e altura é revestido em couro macio e oferece uma agradável sensação ao motorista, sendo dotado de controles de áudio, telefone e de configuração do veículo no raio esquerdo e do controle de cruzeiro e o seletor de informações do carro no raio direito. O volante ainda conta com paddle-shifts para troca de marchas.

Os ocupantes dos bancos dianteiros desfrutam do sistema de estabilização corporal que oferece apoio lombar e pélvico, e resulta em grande conforto especialmente em longos trajetos. O motorista também dispõe de múltiplos ajustes elétricos no banco. Aqueles que viajam atrás desfrutam de uma estrutura otimizada para proporcionar uma postura relaxante. O revestimento dos bancos é em couro de alta qualidade, que pode ser preto ou cinza, dependendo da cor da carroceria.

O motorista se beneficia de um ponto de visão elevado, característico dos SUV, mas que no ZR-V foi maximizado pelo recuo das colunas A e pelo posicionamento dos limpadores de para-brisa situados fora do campo de visão quando desligados.

A horizontalidade do painel do ZR-V é evidenciada pelo elemento com textura de colmeia, que cria uma linha divisória entre o sistema multimídia e os controles da climatização, ocultando as saídas de ar que se integram discretamente ao painel. Especial atenção foi dada à operação dos controles, incluindo força e resposta tátil de botões, hastes de comando e interruptores.

Entre os diversos itens de conforto e bem-estar estão o teto-solar elétrico e o sistema de ar-condicionado digital dual zone, enquanto no âmbito da praticidade, o ZR-V oferece chave inteligente Smart Entry, botão start-stop, função Brake Hold, espelho retrovisor interno fotocrômico e exclusivas luzes de leitura eletrostáticas (com acionamento por toque).

Espaço interno e porta-malas

As dimensões do ZR-V (4.568 mm de comprimento, 1.840 mm de largura e 2.655 mm de entre-eixos) resultaram em uma cabine confortável e espaçosa, com excelente habitabilidade para todos os ocupantes. Quando o assunto é espaço para bagagem, o porta-malas se caracteriza pela amplitude da tampa de acesso e baixa altura do plano de carga em relação ao solo, o que facilita a acomodação e retirada de itens volumosos ou pesados.

Os encostos dos bancos traseiros são divididos no padrão 60/40, possibilitando versatilidade na acomodação de bagagem. Uma vez rebatidos, os encostos criam um piso plano contínuo, proporcionando um volume de carga total de 1.306 litros até o teto e 885 litros até a linha inferior dos vidros. Com os bancos em posição normal, a capacidade é de 389 litros.

 Alta tecnologia e conectividade

O painel do ZR-V tem uma tela TFT digital colorida e personalizável de 7 polegadas à esquerda e velocímetro analógico à direita. São múltiplas as funções selecionáveis ​​pelo usuário, como configurações do Honda SENSING, informações do veículo e muito mais.

O sistema multimídia, com tela sensível ao toque de 9 polegadas, é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, possui botão de volume físico e ícones grandes e fáceis de reconhecer. A estrutura de navegação é simplificada, com menus intuitivos.

Todos os ocupantes do ZR-V podem carregar seus smartphones simultaneamente. O modelo possui carregador de celular por indução, quatro portas USB-C (duas na dianteira e duas na traseira) e ainda uma USB-A na dianteira.

O ZR-V também possui o myHonda Connect, plataforma de conectividade da marca. De uso intuitivo, o sistema entrega informações, segurança e controle do veículo de um modo prático e fácil, conectando o motorista ao seu carro, via aplicativo no smartphone.

myHonda Connect

As principais funções do myHonda Connect são: notificação automática de colisão, detecção remota de falha, alarme de segurança, localização do veículo estacionado, painel de informações do veículo, rastreamento do veículo em movimento, controle geográfico, alerta de velocidade, assistência 24h, controles remotos (como acionar ar-condicionado, ligar o motor do carro, destravar e travar portas), dados de últimas viagens, manual digital do proprietário e agendamento de serviços.

Estão disponíveis dois pacotes do myHonda Connect. O primeiro é totalmente gratuito, bastando baixar o aplicativo e se cadastrar para ter acesso a boa parte dos serviços. Já o pacote Plus será pago e dará acesso a todas as funcionalidades. Inicialmente, o Pacote Plus será gratuito, uma vez que a Honda está oferecendo um ano de degustação aos seus clientes.

Dinâmica refinada e motorização eficiente

A dinâmica extremamente refinada, com a perfeita relação entre conforto e performance, é destaque no ZR-V. Baseado na plataforma do Civic, o modelo apresenta comportamento dinâmico e dirigibilidade típicos de um sedã, uma característica exclusiva do ZR-V no segmento de SUVs.

Diversos itens dos sistemas de direção e suspensão são herdados do Civic. O sistema de direção elétrica assistida eletronicamente por pinhão duplo (EPS) fornece excelente feedback e melhor estabilidade em linha reta. Um sensor de torque mede o esforço no volante feito pelo motorista e uma central eletrônica determina o nível de assistência elétrica específica para a ocasião, resultando em uma sensação de direção natural e contínua. É um sistema refinado, que proporciona absoluto conforto e segurança em manobras, mas mantém uma comunicação muito direta com o motorista.

O ZR-V tem suspensão dianteira do tipo MacPherson e traseira multilink, ambas com subframe de alumínio, priorizando leveza e resistência. O subframe dianteiro e os amortecedores traseiros são oriundos do Civic, enquanto o subframe traseiro e as pinças de freio frontais são herdadas do CR-V. Na suspensão como um todo foram usados componentes elásticos de baixo atrito para otimização do funcionamento e redução do índice de NVH – Noise, Vibration, Harshness (ruído, vibração e aspereza).

Segurança como prioridade

A segurança, um dos pilares da Honda, está diretamente ligada à aplicação de elevada tecnologia. O ZR-V está equipado com o Honda SENSING, exclusivo pacote de tecnologias de segurança e assistência ao motorista, que se baseia nas informações detectadas pela câmera de visão grande angular e um microprocessador de imagem de alta velocidade. As principais funções do Honda SENSING são:

  • – ACC – Controle de cruzeiro adaptativo – auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado à sua frente. No ZR-V, o sistema atua junto ao Low Speed Follow, que permite a manutenção da distância mesmo em baixas velocidades;
  • – CMBS – Sistema de frenagem para mitigação de colisão – aciona o freio ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes;
  • – LKAS – Sistema de permanência em faixa – detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção para manter o veículo centralizado nas linhas de marcação;
  • – RDM – Sistema para mitigação de evasão de pista – detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes;
  • – AHB – Farol alto automático – comuta automaticamente do facho baixo para o alto de acordo com a situação.

O ZR-V possui ainda diversos outros importantes equipamentos de segurança: 8 airbags (frontais, laterais, cortina e joelhos), assistente de controle de descida (HDC), assistente de partida em aclive (HSA), assistente de tração e estabilidade (VSA), sistema de luzes de emergência em frenagens severas (ESS), alerta de pressão dos pneus (TPMS), monitor de atenção do motorista, LaneWatch (assistente para redução de ponto cego), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré multivisão com linhas dinâmicas, sistema ISOFIX de fixação de cadeirinha infantil, entre outros.

Sete cores

O ZR-V será oferecido em sete opções de cores. Três delas são novas no portfólio da Honda: Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Vermelho Adrenalina. As demais são Branco Topázio Perolizado, Preto Cristal Perolizado, Prata Platinum Metálico e Cinza Barium Metálico.

A cor do revestimento interno varia em função da cor da carroceria. Para as cores externas Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Branco Topázio Perolizado, o interior será Cinza Claro. Para as demais cores de carroceria, o revestimento interno será preto.

O modelo possui garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem.

Próximos lançamentos

São esperados para 2024 os novos CR-V híbrido e Honda Accord Híbrido. Há ainda a expectativa de um SUV menor que o HR-V, que já circula em outros países.

Grupo Kaizen

Distribuidor exclusivo da Honda na capital gaúcha, o grupo Kaizen celebrou em outubro seus 26 anos. O início de sua história foi no mesmo ano da chegada da própria Honda ao país, em 1997. Hoje, o grupo conta com três operações: a loja original, na esquina das avenidas Ceará e Farrapos, a Kaizen Jardim Botânico, na avenida Salvador França e a Kaizen Zona Sul, na Wenceslau Escobar. Além destas, há também a Kaizen Car Center na Edu Chaves, próxima ao aeroporto.

Click to comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *