Mercado RS
Audi debate sustentabilidade e o futuro da mobilidade elétrica na CasaCor 2023
Grupo Top Car, representante da marca alemã no Rio Grande do Sul, também destacou a sua nova loja na capital
Tendo o design de seus carros como um dos seus pilares, ao mesmo tempo em que desfila conforto, tecnologia e acabamento premium pelas ruas do Brasil e do mundo, a Audi está presente na CasaCor 2023 com um modelo e-tron Sportback “estacionado” na Cabana Nôma, do arquiteto gaúcho Saymon Dell Alba. No dia 14 de agosto, a marca dos quatro anéis reuniu convidados e a imprensa – incluindo o Autos Giros – no evento de decoração para falar sobre a sua presença , sua relação com a sustentabilidade e anunciar algumas novidades.
O arquiteto Saymon Dell Alba ressaltou inovação e sustentabilidade como principais características de seu projeto. Pensada como uma cabana integrada à natureza, a Nôma traz características como zero lixo, materiais sustentáveis e, apesar de ter um carro compondo o ambiente, a ausência de uma garagem como um lugar fechado e separado. Ao contrário, o local do veículo ajuda a compor o ambiente e, em se tratando de sustentabilidade, traz uma estação de carregamento para veículos elétricos.
Segundo Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil, a CasaCor é um dos “maiores movimentos de arquitetura e design, e tendo o design como um de seus focos, a Audi não poderia ficar de fora. E foco não apenas em relação aos carros, mas também no uso de materiais eficientes, sustentabilidade e eletrificação.”
A CasaCor segue até o dia 22 de outubro na Rua Carlos Trein Filho, 735, no bairro Mont´Serrat, em Porto Alegre.
O assunto do momento
Convidado para falar no evento, o jornalista Cezar Bresolin, do programa Band Motores da Band RS, salientou que os carros elétricos estão entre os assuntos mais falados do momento, assim como o debate sobre o futuro da mobilidade, cada vez mais presente no dia a dia. “Estamos vivendo a segunda grande revolução no uso e conceito de carro desde Henry Ford e a linha de produção”, disse.
Bresolin reiterou a segurança, a conectividade e a sustentabilidade como principais diferenciais dos modelos elétricos. Segundo o jornalista citando dados da Fenabrave, o Brasil tem 62 mil carros 100% elétricos nas ruas, e agosto foi o melhor mês da história, com 9000 modelos zero emissão comercializados. “E aos que ainda têm receios sobre carros elétricos, uma dica: testá-los é a melhor forma de tirar dúvidas sobre eles”, finalizou.
Pillekamp complementou a fala de Bresolin, ressaltando que a experiência de um carro elétrico muda a forma de dirigir ou mesmo de utilizar um automóvel. “E isso, sem dúvida, desde a compra”. O executivo destacou ainda que o mercado gaúcho tem uma vantagem importante no mercado de elétricos em relação a São Paulo, por exemplo. Diferente do mercado paulista, no Rio Grande do Sul veículos elétricos não pagam Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Novidades da Audi
Durante o evento também foram anunciados os próximos passos da marca alemã no caminho da eletrificação. Em primeiro lugar foi anunciado um investimento de 37 milhões de reais para o “desenvolvimento” de um “corredor elétrico” com estações de recarga de veículos elétricos entre São Paulo e Punta del Este, no Uruguai, passando por Porto Alegre.
Além disso, a montadora também anunciou o lançamento global de 25 novos modelos elétricos até 2025, sendo que alguns devem chegar ao mercado brasileiro também nos próximos anos.
Nova casa no Rio Grande do Sul
Em entrevista exclusiva ao Autos Giros, o novo CEO Audi Center Porto Alegre, Roberto Carvalho, destacou a nova loja da marca e do grupo Top Car na capital gaúcha. “Temos o privilégio de ter duas novas lojas Audi em Porto Alegre e Caxias do Sul. A de Porto Alegre abriu recentemente e será inaugurada oficialmente em outubro. Nós, do Grupo Sojitz, temos realmente muito orgulho de sermos os representantes exclusivos da Audi no Rio Grande do Sul.”
Segundo ele, este é um momento muito positivo em que a marca eletrifica cada vez mais seus produtos, comprometida com meio ambiente e mobilidade sustentável. “O Grupo Sojitz também acredita nisso. E temos expectativas muito positivas para os lançamentos que a marca projeta para logo.”
A caminho dos 100% elétricos
Sobre a questão da eletrificação, Carvalho afirmou que, para ele, a tecnologia híbrida é uma transição. “O híbrido é uma ponte entre o motor à combustão para o carro 100% elétrico. No caso de um país como o nosso, que não tem uma infraestrutura adequada, ele vai muito bem. Mas é uma tecnologia de ponte, de ligação.” “Se o cliente quer comprar o carro mais moderno, o caminho é o chamado BEV (Battery Electric Vehicle, Veículo com bateria 100% elétrica). Se você tem medo de ir direto, o que eu não vejo razão para isso – salientou – você iria para uma tecnologia intermediária que é o híbrido.”
“A Audi está muito bem-posicionada. O corredor que está sendo feito entre Porto Alegre e São Paulo, e depois Punta, nesta linha de tirar o receio do cliente de não ter o seu carregador disponível, é uma demonstração disso. Hoje já dá para ter esta confiança de comprar um carro 100% elétrico.”
“As montadoras estão se preparando para serem 100% elétricos mundo a fora. A tendência é essa, tem que investir numa tecnologia, no máximo que se puder, de futuro.”
O head de marketing da marca, Gerold Pillekamp, porém, acredita que os híbridos terão seu espaço no futuro. “É difícil falar da ordem, mas acho que os híbridos têm potencial no mercado brasileiro. Todas as tecnologias são viáveis, têm potencial. O carro híbrido é com certeza uma das ferramentas que podem se tornar um caminho de sucesso no mercado brasileiro.”
A nova Audi Center Porto Alegre
Roberto Carvalho também ressaltou a nova loja da Audi em Porto Alegre. “Estou muito orgulhoso. Estamos superpreparados para receber nossos amigos, nossos clientes, e quem não é cliente será bem-vindo também a conhecer nossos produtos. Conhecerão o que há de mais moderno em uma loja Audi no mundo inteiro.”.
Pillekamp também destacou a relação da nova operação com a CasaCor. “Esta nova loja valoriza os mesmos conceitos da CasaCor. Um ambiente diferenciado, que não é o mesmo dos moldes antigos, mas um momento mais progressivo, conectado.”
30 anos de Brasil
O executivo frisou ainda a confiança que a marca alemã tem no mercado brasileiro. “Estamos presentes há mais de 30 anos, temos uma fábrica no Paraná e, como foi dito, muitos lançamentos vindo por aí. O brasileiro gosta de tecnologia, muito bem representados nos nossos carros. A Audi e o mercado brasileiro é uma combinação perfeita.”
Lembrando a história da Audi no Brasil, Pillekamp realçou ainda o legado de Ayrton Senna. O então piloto de Fórmula 1 trouxe ao país o Audi 80 abrindo o caminho da marca no país. Além disso, lembrou que a marca alemã já confirmou sua entrada na Fórmula 1 como montadora em 2026.
“O Brasil é apaixonado por automobilismo, performance e esportividade. E entrar na Fórmula 1 puxa bastante à memória o Senna, nosso maior ícone. Ele tem uma forte ligação com a Audi no Brasil, foi o responsável por trazer a marca ao país, mas tenho certeza de que ele sempre será lembrado.”
Sobre os próximos lançamentos da marca no mercado brasileiro, Pillekamp confirmou, para o segundo semestre de 2024 a chegada do Q6 e-tron, também 100% elétrico.