Connect with us

Agro

ConectarAGRO destaca a revolução dos aplicativos de agricultura

Associação visa a fomentar a expansão do acesso à internet nas áreas remotas do Brasil, para conectar pessoas, máquinas e instrumentos

No contexto do Dia do Agrônomo, celebrado em 13 de setembro, a Associação ConectarAGRO ressalta a importância dos profissionais agrônomos para o Brasil e destaca como a conectividade desempenha um papel crucial no aprimoramento de suas atividades. A ConectarAGRO é uma associação civil sem fins lucrativos que visa a fomentar a expansão do acesso à internet nas áreas remotas do Brasil, para conectar pessoas, máquinas e instrumentos, viabilizando a Internet das Coisas (IoT) na agricultura. Para isso, propõe a conectividade em toda a área produtiva, agricultável. Uma das tecnologias, ou a preponderante, na cobertura é o 4G, com frequência de 700 MHz.

“A Associação ConectarAGRO reconhece a relevância dos profissionais agrônomos para o crescimento e desenvolvimento do agronegócio no Brasil. Através da conectividade é possível capacitar esses profissionais a adotarem soluções tecnológicas inovadoras, como os aplicativos de agricultura, que desempenham um papel crucial na modernização e eficiência das práticas agrícolas. Ao unir a expertise dos agrônomos com as possibilidades oferecidas pela tecnologia, estamos construindo um setor mais resiliente, produtivo e sustentável.” afirma Guilherme Belardo, Líder de Desenvolvimento de Negócios na Climate Fieldview (Bayer). Belardo é engenheiro agronomo formado pela ESALQ / USP e Diretor na ConectarAGRO.

A digitalização tem sido um fator transformador no campo, e os aplicativos de agricultura têm desempenhado um papel fundamental na otimização das tarefas agrícolas e na tomada de decisões informadas pelos produtores rurais. Diversos aplicativos estão disponíveis para smartphones e tablets, auxiliando em diferentes estágios das cadeias produtivas.

De acordo com uma pesquisa conduzida por engenheiros agrônomos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), existem mais de 621 aplicativos voltados para a área rural, abrangendo aspectos como meteorologia, gestão de insumos, planejamento de plantio e navegação em campo.

A conectividade amplifica o potencial desses aplicativos, permitindo que os profissionais agrônomos acessem dados em tempo real e otimizem suas práticas.

Dentre os aplicativos de destaque mencionados pela ConectarAGRO estão:

Inmet: Oferecendo informações meteorológicas precisas, o Inmet utiliza dados gerados em tempo real para fornecer previsões do tempo e outras informações relevantes para áreas produtoras, auxiliando no manejo e no planejamento das culturas.

Bioinsumos: Este aplicativo reúne informações sobre insumos biológicos seguros, fornecendo aos agricultores dados de produtos aprovados para o combate a pragas e doenças, contribuindo para práticas mais sustentáveis.

Zarc – Plantio Certo: Baseado nas informações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático, este aplicativo auxilia no planejamento de plantio, indicando as melhores épocas e taxas de risco para diferentes culturas.

Navegador de Campo: Utilizando o GPS, este aplicativo possibilita a criação de trilhas e campos no mapa, permitindo uma condução precisa de máquinas agrícolas, mesmo em condições de baixa visibilidade.

A conectividade não apenas otimiza o uso desses aplicativos, mas também revoluciona a forma como os agrônomos conduzem suas atividades no campo, permitindo a coleta e análise de dados em tempo real. Com mais de 14,4 milhões de hectares já conectados, a ConectarAGRO continua a fortalecer o agronegócio brasileiro por meio da tecnologia e da conectividade. A Associação também foi responsável pela cobertura de mais de 29,2 milhões de hectares de soluções de Internet das Coisas. O NB-IoT é necessário para conectar máquinas e sensores, ferramentas importantes para o desenvolvimento do agronegócio, podendo ampliar em mais de 40% a cobertura tradicional em relação ao uso de smartphones, além de consumir menos bateria.

Click to comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *