Rosangela Groff
Gemera rasga parâmetros de potência com 2.300 cv e 2.750 Nm de torque
O Koenigsegg Gemera com uma performance que já era para lá de emocionante reúne agora a fúria de um superesportivo de dois lugares com motor central e a praticidade de um carro completo de quatro lugares com mais espaço para bagagem, compartilhando essa experiência única e estarrecedora também com a família e os amigos.
Sendo um Mega-GT e o primeiro veículo de quatro lugares da montadora sueca, o Gemera representa uma nova categoria de veículos revolucionária com o design de um automóvel inovador, em uma escala nunca vista. A silhueta é longa, elegante e minimalista, mantendo a estética icônica da marca. O Gemera acomoda confortavelmente quatro adultos altos com espaço para sua bagagem de mão.
Assentos viscoelásticos e porta-copos aquecidos
A essência do megacarro é óbvia no exterior, mas a surpresa é completa quando as portas se abrem. Há assentos de espuma viscoelástica perfeitamente acolchoados, oito porta-copos – quatro aquecidos e quatro resfriados, telas de entretenimento com Apple CarPlay para os passageiros dianteiros e traseiros e as sempre necessárias portas de indução e carregamento USB. O sistema de som de 11 alto-falantes não é deste mundo.
Ambas as opções no powertrain vêm combinadas com o revolucionário motor elétrico Dark Matter, aumentando a potência total do carro. O sistema de tração nas quatro rodas LSTT (Light Speed Tourbillon Transmission) com vetorização de torque pode ser alimentado pelo Dark Matter de 800 cv ou pelo TFG biturbo, ou uma combinação dos dois, resultando em uma potência de 1.400 cv e 1.850 Nm.
Mas agora o Gemera HV8 chega para dar um upgrade no modelo transformando-o em uma máquina que vai além de qualquer hipercarro e leva tudo para o próximo nível. Anteriormente, a fabricante pensava que era praticamente impossível encaixar um V8 no Gemera. No entanto, o layout do LSTT tornou isso possível.
Transmissão é um turbilhão na velocidade da luz
Com a configuração HV8, o Gemera ostenta surpreendentes 1.500 cavalos de força, além dos 800 cv fornecidos pelo motor elétrico, resultando em um total de 2.300 cv e 2.750 Nm de torque, um novo recorde mundial na produção de um carro, de acordo com a Koenigsegg. A transmissão turbilhão na velocidade da luz (LSTT) tem a caixa de câmbio multiembreagem de 9 marchas.
Os supercarros da Koenigsegg, como o Gemera, não são apenas top de linha no que diz respeito à tecnologia, conforto e dirigibilidade. Eles também estão equipados com medidas de segurança para apoiá-lo em seu desempenho espetacular, já que potência é o que não falta nestes carros.
Célula de segurança e barra estabilizadora em forma de Z
Os sistemas são exemplares, adaptativos e melhoram ainda mais os fatores básicos de segurança. Os modelos não apresentam apenas os recursos típicos, como freio de emergência, ABS, controle de tração, alertas e airbags. As inovações incluem a célula de segurança Koenigsegg com zonas de deformação integradas, extintores, câmeras de vídeo para substituir espelhos padrão e barra estabilizadora em forma de Z.
A barra anti-roll em forma de Z reduz o atrito e, portanto, aumenta a precisão e a resposta do veículo. A seção central da barra estabilizadora é de aço, e as duas seções externas são hastes de fibra de carbono. Quando a roda quer se deslocar, a haste empurra a seção central de aço, o que dá um pouco de flexibilidade entre a extremidade e o ponto de articulação, mas é contrabalançado pela natureza do material e pelas forças empurrando do outro lado.
Ainda é um sistema baseado em torção, como uma barra tradicional em forma de U, mas os materiais, a falta de elos suspensos e os ângulos usados na geometria tornam-na muito mais progressiva no sistema. A barra anti-roll é muito leve em comparação com uma barra tradicional. Isto significa que a estabilidade é gerenciada com mais precisão e rapidez.
É muita experiência na área desta marca de carros poderosos e performáticos. A Koenigsegg está no negócio de hipercarros há quase 30 anos. A empresa primeiro desenvolveu seu renomado sistema de suspensão triplex na plataforma Agera, e no processo de quebrar recordes e estabelecer novos conceitos em engenharia e design aerodinâmico.
A empresa investe pesadamente no desenvolvimento de tecnologias internas, enquanto a pista de alta velocidade cria o campo de provas perfeito para produzir alguns dos mais extremos carros do mercado mundial. Cada detalhe é considerado para todo o ciclo de vida da produção, desde a prototipagem até a execução e o desempenho.