Rosangela Groff
Maserati MC20 promete ir além dos limites da força e da velocidade
Corra em direção a um novo futuro e tenha coragem! Com esse apelo a Maserati apresenta o seu Super Sports Car, que ultrapassa os limites do tempo. Primeiro carro deste tipo, o MC20 promete ir além dos seus limites. É o novo e único Spyder da marca, levando a experiência de dirigir a um nível holístico e imersivo.
O motor também é exclusivo, o Nettuno, uma tecnologia patenteada, derivada da F1 para um motor 3.0 V6 de 630 cv. É o primeiro Maserati com um monocoque de fibra de carbono. Com seu rugido estridente tem a velocidade de um relâmpago e leve como a luz.
Com uma motorização na parte central, o carro ganha um avanço rápido. A carroceria leve garante uma relação peso-potência prodigiosa. E a aceleração e a velocidade máximas são de cair o queixo. Sem falar em um desempenho supremo.
Assim, a engenharia automotiva italiana triunfa novamente. A estrutura do modelo de fibra de carbono ultraleve e de alta tecnologia foi desenvolvida para tornar o MC20 mais forte, mais rápido, mais seguro e dinamicamente fenomenal graças à sua alta rigidez torcional e de flexão.
É um sangue puro, muita raça, com uma performance emocionante. O superesportivo vai de zero a 100 quilômetros por hora em apenas 2,9 segundos. E atinge fácil 325 km/h. Fabricado em Modena e projetado para a perfeição, cada centímetro do MC20 foi criado para uma emoção de condução única.
São quatro modos de condução feitos sob medida. No GT, na estrada aberta, a dinâmica de direção oferece um mundo de benefícios. Com o Sport, o motorista leva o carro para a linha de corrida e se sentirá imediatamente em casa. Já o modo Corsa é muita aceleração, aquela erupção no rugido, satisfação e um sorriso no rosto do condutor. Por fim, o Wet vai para as condições normais, mas não menos marcantes.
Características tecnológicas dão alma ao superesportivo
O interior é totalmente digitalizado. A interface é de última geração, com infoentretenimento conectado a telas de mais de 10 polegadas cluster. Para a marca, as características tecnológicas que o proprietário encontra no cockpit dão alma ao MC20.
Uma delas é o diferencial de deslizamento limitado eletrônico que chama o motorista a liberar a diversão que ele pode ter ao volante. A caixa de câmbio de 8 velocidades vem com este sistema para ajudá-lo a obter sua quantidade insana de potência na estrada sem deixar uma nuvem de fumaça de pneu atrás.
Outro equipamento que mostra o caráter do veículo é o elevador de suspensão, que abraça a rodovia com paixão. Porém, quando a distância ao solo é necessária – por exemplo, para atravessar obstáculos – basta pressionar um botão para levantar o eixo dianteiro em 50mm. O sistema funciona em velocidades de até 40 km/h. Se for mais rápido, ele retorna automaticamente à altura normal de condução, pronto para outro desempenho agressivo.
No entanto, a parte interna do carro mostra que desenho e revestimentos também têm estilo. E a sofisticação tem a proposta de um refinamento inspirado nas corridas. Cada detalhe aumenta a conexão entre o proprietário do veículo e a sua máquina, como o projeto minimalista e os materiais em couro.
No banco do motorista, nada desvia a atenção da experiência esportiva. E o interior concentra o que é essencial, onde cada componente serve a um propósito prático. Inspirado em relógios de luxo, o precioso seletor de modo de acionamento mecânico enfeita o túnel central de fibra de carbono, lembrando a todos a bordo que estão em um Maserati.
Projeto retorna às origens das corridas e mira o futuro
O MC20 é o primeiro carro da marca com portas de asas de borboleta, como define a montadora. E esse formato favorece a ergonomia do automóvel, facilitando a entrada e saída dos ocupantes. De acordo com a Maserati, este modelo é uma nova era, um retorno épico às origens de corrida, desde o nome até o design.
Correndo, literalmente, para a frente, mas inspirada no passado, a fabricante olhou para o futuro no momento de nomear e projetar o MC20 voltado para o futuro. E aproveitou alguns dos melhores carros fabricados por ela. Desde o Tipo 26 – o primeiro carro a ostentar o emblema da Maserati em 1926 – até o Tipo 61, passando pelo conceito Birdcage e, claro, pelo vencedor do campeonato MC12.
E o que deslumbra os olhos de quem se aproxima do MC20 é o trabalho de escultura em seu visual, que vive em harmonia com o desempenho mecânico do carro. São linhas de tirar o fôlego, que reúne traços belos e musculosos, ao mesmo tempo.
E a pele é policromática, com possibilidades de cores externas totalmente novas para impressões duradouras, como o Blu Infinito ou o Giallo Genio. E as sensações não param por aí, pois saltam aos olhos o pronunciado splitter frontal ou o robusto difusor traseiro, as peças feitas para cortar o ar, e nada as impede.
Aerodinâmica deixa o modelo furioso e colado ao asfalto
E aerodinâmica é outro ponto forte do MC20, que, pela primeira vez, recebe canalização downforce, que o deixa furioso e colado ao asfalto. Os engenhos de pouca resistência ao ar foram desenvolvidos com as técnicas de engenharia mais avançadas e obcecadas por cada detalhe, até mesmo na parte inferior da carroceria.
O MC20 é uma obra-prima aerodinâmica onde o lápis do designer encontra a ciência do laboratório. A Dinâmica de Fluidos Computacional, pequenos experimentos em túneis de vento em escala real, foram implantados para otimizar cada detalhe com o objetivo de aumentar o coeficiente de força descendente e manter o coeficiente de arrasto baixo.
Elementos aerodinâmicos, como as saídas de ar, as entradas de ar laterais ou o spoiler traseiro, se harmonizam com o perfil elegante da carroceria. O gerenciamento térmico e a parte inferior da carroceria com sua forma “hump” (corcunda) também foram amplamente estudados para garantir a máxima eficiência aerodinâmica.