Connect with us

Premium

Audi apresenta protótipo do Audi Q6 e-tron com nova tecnologia OLED digital

Published

on

“O Audi Q6 e-tron é como um terno feito sob medida”, afirma Maurício dos Santos, designer responsável pela pintura exclusiva do modelo.

A contagem regressiva começou, e o desenvolvimento do primeiro modelo baseado na nova Premium Platform Electric (PPE) está na reta final. Nos testes finais, jornalistas do mundo inteiro sentaram ao volante do protótipo do Audi Q6 e-tron e compartilharam as suas impressões com a equipe de desenvolvimento técnico da AUDI AG. Na ocasião, foram apresentadas as novas tecnologias de iluminação, como a segunda geração do OLED Digital.

Esta inovação mudará de forma permanente o design da iluminação automotiva. Com as luzes de OLED digitais de segunda geração, o Audi Q6 e-tron levará o design de iluminação e a gama de funções e a segurança na via para um novo patamar. Além das tecnologias, a pintura exclusiva do protótipo, criada pelo projetista brasileiro Maurício dos Santos, traz uma perspectiva ainda mais ampla do novo modelo.

O Audi Q6 e-tron marca o início da maior ofensiva de modelos da história da Audi. É também o primeiro veículo a utilizar a recém-desenvolvida Premium Platform Electric (PPE). Essa plataforma tecnológica, criada em conjunto pela Audi e Porsche, é projetada exclusivamente para veículos elétricos. É escalável para acomodar uma ampla gama de modelos nos segmentos de tamanho médio e luxo. O tamanho da bateria e a distância entre-eixos dos veículos também são escaláveis. Isso permite incluir modelos SUV e CUV, bem como modelos Sportback ou Avant, que fazem parte do segmento principal da gama da Audi.

Diante de todas essas novidades, a Audi está preparando o lançamento do modelo com todo o cuidado. Como parte da campanha de comunicação da Audi antes do lançamento do modelo, a primeira experiência com o protótipo do Audi Q6 e-tron ocorreu na primeira quinzena deste mês de julho, nas ilhas Faroé, um arquipélago situado entre a Escócia e a Islândia. Desta forma, a marca dos quatro argolas revelou, em fase experimental, uma prévia de várias tecnologias inovadoras do veículo e do trabalho da equipe de desenvolvimento.

O novo modelo redefinirá as referências da indústria em termos de desempenho, autonomia e carregamento. É também o primeiro modelo totalmente elétrico a sair da linha de produção em Ingolstadt, na Alemanha. Além disso, a sede da Audi em Ingolstadt se tornará a primeira fábrica da AUDI AG com sua própria instalação de montagem de baterias. O próximo Audi Q6 e-tron representa, portanto, a transformação global da marca em um fornecedor de mobilidade elétrica premium.

O Q6 e-tron não somente marca um novo capítulo em mobilidade elétrica na Audi. A tecnologia de iluminação é uma parte importante do DNA da Audi. Com a primeira assinatura de luz digital do mundo, o Audi Q6 e-tron anuncia uma nova era caracterizada por design e estética diferenciada e exclusiva da Audi. 

Cada design é único

Desde o lançamento do Audi e-tron em 2018, a marca das quatro argolas tem montado protótipos e modelos únicos com pinturas individuais, o chamado “design de pintura” da Audi – mais recentemente o S1 Hoonitron e o show car de Fórmula 1. A fabricante já apresentou mais de 20 veículos com este exterior especial, todos desenhados por Maurício dos Santos, responsável pelo Design Branding da Audi. Sua visão mais recente agora decora o protótipo Audi Q6 e-tron. Dos Santos usa suas últimas pinturas para explicar a filosofia por trás do design expressivo e mostra como os ternos masculinos influenciam e o que deixa até mesmo um designer nervoso.

“A linguagem de design da Audi está dando o próximo passo com o Q6 e-tron, e queríamos deixar isso claro nas pinturas exclusivas”, afirma o designer. “A arquitetura e o caráter de um veículo são sempre únicos, assim como o design de cada pintura individual. Tudo começa sempre com a decisão de quais elementos do veículo você deseja destacar e enfatizar.” Embora o novo projeto também se baseie em elementos de design anteriores – como a cor vermelha neon também usada no Audi Q6 e-tron, amplamente familiar das memoráveis pinturas do Audi e-tron 2018 – cada novo modelo também abre um novo capítulo. “Na Audi, tecnologia e design estão intrinsecamente ligados e formam uma única entidade. À medida que nossas tecnologias se tornam mais poderosas e precisas, isso também é visível em nosso design, escolha de materiais e narrativa”, explica dos Santos.

Segundo Dos Santos, as pinturas exclusivas traduzem os elementos técnicos do veículo em uma linguagem visual memorável. “Basicamente, queremos iniciar uma conversa com as pinturas. O que torna a linguagem de design única é que essa conversa pode ser realizada globalmente. Certas coisas são percebidas de forma diferente em diferentes países, mas, no final, o design funciona em qualquer lugar.”

As formas têm um fluxo suave para enfatizar os elementos-chave

No caso do Audi Q6 e-tron, os grafismos de grandes dimensões identificam à primeira vista o veículo como um protótipo, que, acredita dos Santos, se encontra “sempre num campo de tensão muito especial”. “Quando se trata de um protótipo, as pinturas criam oportunidades para conversarmos sobre o design, que na verdade ainda está em segredo. Isso nos permite permanecer vagos, enquanto já identificamos certos aspectos.”

Linhas nítidas e alto contraste: Gráficos radiais em grande escala em Gloss Fierce Fuchsia combinam com uma malha geométrica detalhada e gráficos de listras em prata. As formas fluem suavemente umas para as outras, enfatizando elementos-chave da arquitetura do veículo. O painel inferior é destacado da carroceria em branco, acentuando a filosofia e-tron da Audi, que coloca a direção livre de emissões no centro do design.

O processo de design da pintura decalque é semelhante para cada veículo. Usando renderizações detalhadas de designers, a equipe trabalha em conjunto para decidir quais elementos compõem o modelo e em quais partes do corpo focar. O objetivo é refletir abstratamente e reforçar visualmente o caráter do modelo por meio de adaptações. “A ideia original sempre deve permanecer como o principal orientador.”

É aí que o processo de design realmente começa. Com muitos esboços feitos à mão no papel (“só preciso dessa conexão entre cabeça, lápis e mão”, afirma o designer), a visão é finalmente traduzida para o veículo por meio de um software de imagens e gráficos. O carro é completamente coberto por pinturas, um processo que leva vários dias devido ao alto nível de meticulosidade e precisão exigidos.

“Este é o momento da verdade”, pontua dos Santos, porque “as linhas que antes pareciam retas não parecem mais retas no corpo devido aos seus muitos cantos e bordas”. Nessa fase da obra, prossegue, “muito é jogado fora, repensado e redesenhado”. No processo, sempre tem que considerar como as pessoas verão seu projeto mais tarde, avisa o designer. “Você nunca sabe de qual ângulo uma pessoa verá o Audi Q6 e-tron pela primeira vez. Não é como em um filme com uma câmera, onde você decide focar primeiro nesta parte, depois naquela parte. O veículo é uma escultura. As pinturas precisam funcionar sob todos os ângulos, 360 graus, ao redor de todo o carro, o tempo todo.”

No final, quando o design da pintura estiver perfeitamente combinado com as várias geometrias do carro, dos Santos terá criado um traje personalizado para o modelo. “Existe apenas uma vez em todo o mundo, apenas para este modelo exato.”

Maurício dos Santos nasceu em Munique, em 1987, filho de mãe alemã e pai brasileiro. Depois de terminar o colegial, ele estudou design em sua cidade natal. Ele trabalha para a Audi em Design Branding desde 2014, com foco principal em e-tron, Inteligência Artificial e automobilismo. Além do mundo automotivo, ele também trabalha como designer freelance – criando logotipos, produtos e pôsteres, bem como capas de álbuns para artistas de ouro e platina na indústria da música.

Assinatura e movimento combinados pela primeira vez: A assinatura de luz digital ativa

Os faróis e as lanternas traseiras parecem vívidos à primeira vista – isso é como os clientes devem imaginar assinatura de luz digital ativa, uma estreia mundial da marca dos quatro argolas. Ela faz parte do pacote opcional de assinaturas de luzes digitais. “O Audi Q6 e-tron marca a estreia de um modelo de produção no qual estamos projetando tanto a forma das luzes como todo o seu movimento. Graças a uma simbiose perfeita entre o design de iluminação e a nova tecnologia, as luzes do novo Audi Q6 e-tron parecem mais vibrantes e inteligentes do que nunca. Provemos as assinaturas de luz com sua própria personalidade e o mundo digital com sua própria estética ao mesmo tempo”, explica César Muntada, Chefe de Design de Iluminação. “Com a primeira assinatura de luz digital do mundo, o Q6 e-tron está anunciando uma nova era de design e estética diferenciados e exclusivos da Audi.”

Um módulo de software em um dos computadores de domínio do Audi Q6 e-tron, desenvolvido em conjunto pela Audi e pela empresa de software do grupo, CARIAD, possibilita este tipo de assinatura de luz. No caso da lanternas traseiras de OLED digitais de segunda geração, os painéis de OLED de 360 segmentos geram uma nova imagem a cada dez milissegundos, utilizando um algoritmo especialmente desenvolvido. Este algoritmo permite que a assinatura de luz digital ativa demonstre a vibração do carro e a habilidade de interagir pessoalmente tornando a “atividade cerebral” do Q6 e-tron visível por meio de movimento constante. A assinatura de luz digital ativa na parte dianteira é criada via interação do algoritmo com 12 segmentos de luz com atenuação controlada, ao passo que na parte traseira, todos os segmentos OLED são utilizados. Os segmentos de luz individuais interagem de modo que toda a imagem da assinatura de luz não apresente variações da intensidade luminosa.

A segunda geração da tecnologia OLED digital

Em 2016, a Audi apresentou uma nova tecnologia de iluminação para o setor automotivo no TT RS. Foi a primeira vez em que LEDs orgânicos (OLEDs) foram utilizados em lanternas traseiras. Os elementos de OLED são fontes de luz de superfície baseada em semicondutores, que geram luz com homogeneidade perfeita e altos valores de contraste. Seu brilho também é regulável. Além disso, a forma das luzes de OLED pode ser configurada livremente e dividida precisamente em segmentos comutáveis. Os cenários de iluminação dinâmicos nas lanternas traseiras de OLED também fizeram sua estreia no Audi TT RS. 

Em 2020, os clientes do Audi Q5 puderam escolher uma assinatura de luz traseira individual pela primeira vez graças às lanternas traseiras de OLED digitais. Com essa realização, a Audi se tornou o primeiro fabricante automotivo a modificar a assinatura de luz traseira digitalmente. A mudança se baseou nas principais propriedades do OLED: alto contraste, segmentação em zonas comutáveis, elevada homogeneidade de luz e capacidade de dispor os segmentos de forma muito densa. A Audi continua a ser o único fabricante de carro a oferecer esta evolução da tecnologia. 

Em 2022, esta opção se tornou um padrão no Audi A8 com lanternas traseiras de OLED digitais. O sistema de barramento do carro permitiu que seu software controle cada painel de luz traseira e cada segmento de OLED individualmente. No A8, os clientes podem escolher entre três assinaturas de luzes traseiras via MMI; no S8, eles podem escolher entre quatro. 

“A Audi reconheceu precocemente o potencial de uso da tecnologia OLED nas lanternas traseiras e, desde então, continuou a avançar sistematicamente seu desenvolvimento e digitalização como o único fabricante de carros a fazê-lo. Como resultado, podemos agora oferecer aos nossos clientes uma linha sempre renovada de funções de iluminação”, explica Stephan Berlitz, Chefe de Desenvolvimento de Iluminação, demonstrando uma clara estratégia por trás do uso dessa tecnologia. “OLEDs digitais são mais eficientes, mais luminosos e mais homogêneos que os sistemas de iluminação convencionais”, prossegue Berlitz, oferecendo um vislumbre do futuro: “Por causa do seu forte contraste, eles estão se transformando gradualmente em displays externos, fazendo deles um importante habilitador de comunicação com os arredores do carro. Com a função de indicação de proximidade, estamos utilizando a luz para interagir com os outros usuários na via desde 2020. O Audi Q6 e-tron agora acrescenta a luz de comunicação para melhorar ainda mais a segurança na via”, conclui.

Detalhes das lanternas traseiras de OLED digitais de segunda geração

Com a próxima geração de OLEDs digitais nas lanternas traseiras que agora seguem no Audi Q6 e-tron, a Audi está expandindo de forma considerável a gama de funções e a liberdade de design, melhorando acima de tudo a segurança na via. Pela primeira vez, as lanternas traseiras de OLED digitais podem se comunicar especificamente com o ambiente imediato. O número de segmentos por painel de OLED digital aumentou de seis para 60 quando comparado à primeira geração. Seis painéis OLED com 360 segmentos no total são utilizados nas lanternas traseiras do Q6 e-tron. A nova arquitetura eletrônica E3 possibilita o controle desse número significativamente maior de segmentos utilizando um módulo de software em um dos computadores de domínio. O aumento constante no número de segmentos por painel OLED digital possibilitará no futuro o desenvolvimento da traseira do carro em um display, que irá melhorar ainda mais a comunicação do carro e a segurança na via.

A inovadora tecnologia de OLED digital cria as condições para um design de luzes traseiras totalmente inovador, assegurando uma homogeneidade exclusiva e um contraste muito elevado. Existem outros benefícios: as fontes de luz de superfície não exigem refletores, guias de luz ou componentes óticos adicionais, tornando-as muito eficientes. Em conjunto, essas propriedades permitem que engenheiros e projetistas da Audi decomponham os limites do design entre duas e três dimensões. Em outras palavras, a marca dos quatro argolas está criando formas tridimensionais em superfícies bidimensionais. Além de uma tira de luzes de LED integradas e expressivas na parte traseira, o vidro 3D separa com sucesso a assinatura de luz traseira das outras funções de iluminação.

A Audi também está inovando na parte dianteira do carro. A próxima geração de luzes de rodagem diurna digitais e os módulos de luz estão agora visualmente separados, criando maior clareza de design. Os projetistas desenharam os LEDs individuais – 70 no total – nessa nova evolução das luzes de rodagem diurna digitais como objetos 3D transparentes. A seção frontal das luzes de rodagem diurna digitais apresenta uma estrutura prismática precisa, ao passo que a guarnição 3D metalizada envolve as luzes para orientar o foco para os olhos digitais do carro.

Melhor segurança graças aos faróis e às lanternas traseiras inteligentes

A Audi também elevou os recursos de segurança do carro a um novo patamar. A indicação de proximidade, um recurso familiar em outros modelos da Audi, é expandida no novo Q6 e-tron para incluir uma luz de comunicação. Integrada às lanternas traseiras de OLED digitais, ele alerta os outros usuários da via de forma previdente sobre acidentes e quebras exibindo uma assinatura de luz traseira com símbolos de advertência integrados e a imagem gráfica regular das lanternas traseiras em situações críticas na via. Desse modo, o sistema de assistência auxilia os condutores de carros Audi de forma previdente, além de todos os outros usuários na via. Da mesma forma que o sistema avançado de informações de tráfego no A8, que alerta os usuários da via sobre acidentes ou perigos por meio dos faróis digitalizados, a luz de comunicação utiliza dados da nuvem. Adicionalmente, as lanternas traseiras de OLED digitais de segunda geração ativam a luz de comunicação com símbolos de advertência para auxílio de emergência, RECAS (sinalização de alerta de colisão traseira), luzes de advertência de perigo, chamadas de emergência (eCall), chamadas de assistência no acostamento da via (bCall) e luzes de freio de emergência. 

A luz de comunicação também acrescenta uma dimensão extra à função de advertência de saída. Anteriormente, ela informava somente aos ocupantes ao sair do carro, por exemplo, se outro carro ou uma bicicleta estava se aproximando. Porém agora, uma assinatura de luz especialmente adaptada na imagem gráfica traseira alerta os ciclistas ou motoristas que se aproximam na retaguarda. Desse modo, o Audi Q6 e-tron estende seu conceito de segurança aos outros usuários da via, aumentando a segurança na via para todos. 

Finalmente, a luz de comunicação também utiliza uma assinatura de luz específica na dianteira e na traseira para indicar o status de assistência de estacionamento do carro quando em modo de estacionamento automático. Ela deixa claro aos usuários da via nas proximidades imediatas que o carro está seguro para aproximação.

Um novo nível de liberdade: Assinaturas de luzes digitais disponíveis via MMI e app myAudi

Com até oito assinaturas de luzes digitais para os faróis e as lanternas traseiras, os condutores podem desfrutar de um novo nível de liberdade na personalização do seu Q6 e-tron. Os clientes podem escolher uma assinatura em uma de duas formas, via app myAudi, ou no carro, via MMI. Seis assinaturas adicionais com um cenário de iluminação “chegando em casa/saindo de casa” e a assinatura de luz digital correspondente estão disponíveis através dos pacotes opcionais adicionais.

Por meio do app myAudi, os clientes podem acionar suas assinaturas de luzes pessoais de fora do carro e experimentar o cenário de iluminação dinâmica e a função “chegando em casa/saindo de casa” diretamente dentro do seu carro. O mesmo vale com a luz de comunicação nas lanternas traseiras de OLED digitais de segunda geração e na indicação de proximidade. Sob pedido, os faróis de Matriz de LED podem fornecer uma demonstração ao vivo da supressão do brilho da sinalização e dos recursos de mascaramento de objetos.

Para um grau ainda maior de personalização no Q6 e-tron, os clientes podem reservar o pacote de assinaturas de luzes digitais para os faróis de LED plus/faróis de Matriz de LED e para as lanternas traseiras de OLED digitais após a compra do seu carro, utilizando as funções sob demanda. Os clientes podem comprar os recursos de forma permanente ou por um período específico. Esta flexibilidade permite aos clientes da Audi projetar o seu Q6 e-tron com até oito assinaturas de luzes digitais (somente em conjunto com as lanternas traseiras de OLED digitais e os faróis de LED plus/faróis de Matriz de LED) para atender às suas preferências pessoais. Finalmente, eles também podem adquirir o auxílio de facho alto e o pacote de Matriz sob pedido. 

Continue Reading
Click to comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leia também