Connect with us

Resumo da semana

Coluna Autos Giros 07 – Audi debate sustentabilidade e o futuro da mobilidade elétrica

A Audi está presente na CasaCor 2023, em Porto Alegre, com um modelo e-tron Sportback “estacionado” na Cabana Nôma, do arquiteto gaúcho Saimon Dell Alba. Durante o evento, a marca falou sobre a sua relação com a sustentabilidade e anunciar algumas novidades.

No encontro, foram confirmados alguns dos próximos passos da marca alemã no caminho da eletrificação. Em primeiro lugar foi anunciado um investimento de R$ 37 milhões para o desenvolvimento de um “corredor elétrico” com estações de recarga entre São Paulo e Punta del Este, no Uruguai, passando por Porto Alegre.

Além disso, a montadora também anunciou o lançamento global de 25 novos modelos elétricos até 2025, alguns dos quais devem chegar ao mercado brasileiro também nos próximos anos.

Em entrevista exclusiva ao Autos Giros, o novo CEO Audi Center Porto Alegre, Roberto Carvalho, destacou a nova loja da marca na capital gaúcha. “A nova loja de Porto Alegre abriu recentemente e será inaugurada oficialmente em outubro. Nós, do Grupo Sojitz, temos realmente muito orgulho de sermos os representantes exclusivos da Audi no Rio Grande do Sul.”

Leia mais…

Marcopolo promove demonstração do Attivi Integral

Fotos: Divulgação

Dando sequência ao seu cronograma de demonstrações em diferentes cidades brasileiras, a Marcopolo iniciou na cidade de Ponta Grossa (PR) operações com o ônibus 100% elétrico Attivi Integral, com chassi e carroceria desenvolvidos pela marca.

O modelo Attivi Integral, que pode ter até 13.000 mm de comprimento total, possui chassi Low Entry, equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.300 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia entre 250 e 280 km.

Para os passageiros, o veículo conta com carregadores USB, sistemas de ar-condicionado incorporado ao sistema de refrigeração das baterias e sistema de câmera de ré com sirene e monitor no painel do motorista, além de câmera interna de segurança com gravação.

Leia mais…

Honda CB 1000R ganha novas cores na linha 2024

A CB 1000R surgiu em 2019 introduzindo o conceito Neo Sport Café, que juntou um design minimalista a um desempenho especial com seu motor de 142,8 cv e 10,2 kgfm de torque. Para 2024, o modelo continuará sendo comercializado em duas versões, a CB 1000R nas cores Vermelho Metálico e inédita Preto Fosco.

E a versão CB 1000R Black Edition, que chega na versão exclusiva e inédita cor Azul Fosco. Tecnicamente, a Black Edition se diferencia por trazer o sistema quickshifter, que permite mudanças de marchas mais rápidas sem necessidade do acionamento da alavanca de embreagem.

No visual, a versão Black Edition traz um uso extenso do preto nas rodas, balança de suspensão, tubos internos da suspensão dianteira, todo o sistema de escape, apoio do guidão, farol, molduras do radiador, tampas laterais e subchassi.

Leia mais…

Campanha de arrecadação

A Fiat está se juntando aos esforços de ajuda humanitária no Rio Grande do Sul, após a passagem de um ciclone extratropical que atingiu a região. Com o programa Fiat Comunità, a marca promove a campanha “A Paixão é Solidária”, que incentiva as pessoas a doarem alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza, que serão destinadas às vítimas do maior desastre natural dos últimos 40 anos no estado. (Leia mais…)

Nigel Mansell

O ex-campeão mundial de Fórmula 1, Nigel Mansell, vai leiloar grande parte de seu acervo. A maior parte das fotos, troféus e dos cerca de 300 itens remetem ao automobilismo, mas há 28 capacetes e duas motos icônicas. Uma delas é a pequena Honda ST70, com a qual o inglês desfilava nos paddocks durante as décadas de 1980 e 1990. A motinho serviu até para dar o inglês carona ao francês Alain Prost em 1990. (Por Renato Gava). (Leia mais…)

Melhores práticas

O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional do Trânsito (Senatran) do Ministério dos Transportes, vai premiar os municípios brasileiros que cumprirem as metas de redução de sinistros previstas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Até 2030, a intenção é reduzir em 50% o número de feridos e mortos nas vias de todo o país. (Leia mais…)


Esta coluna foi publicada nos jornais A Notícia, de Cachoeira do Sul (RS), Cidade, de Uruguaiana (RS) e Folha do Sul, de Bagé (RS).

Click to comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *