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Continental Pneus alerta para os riscos do “pneu infinito”

Talvez o principal problema da ideia seja a aplicação de uma banda extremamente pesada em uma carcaça pequena

A proposta é tentadora e a ideia parece ser genial: um pneu que dura virtualmente para sempre e que custa pouco.

A tecnologia por trás da ideia do pneu “infinito” não é nada original. Ela envolve submeter um pneu de passeio comum a um processo de recapagem no qual uma banda de rodagem destinada ao uso em veículos comerciais (van, caminhão ou microônibus) é aplicada. Seus criadores ainda oferecem uma grande variedade de medidas e dizem que não estão conseguindo atender a todos os pedidos, o que é ainda mais preocupante.

“Essa proposta parte de um pressuposto, totalmente errôneo, de que é possível fazer economia através do comprometimento da segurança. Tecnicamente, tal prática apresenta diversos problemas conceituais, mas talvez o principal seja a aplicação de uma banda extremamente pesada em uma carcaça pequena. Na operação de veículos de carga esse problema é um velho conhecido: bandas pesadas tentem a fatigar mais rapidamente as carcaças, aumentando a possibilidade de que elas se desprendam mais facilmente”, explica Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas.

Não é possível ir contra a Física: a força centrífuga envolvida na operação do pneu é mais alta, o que implica em uma maior massa em rotação. Por sua vez, isso requer uma excelente adesão entre a banda a e carcaça. E para se obter essa adesão uma boa cola não basta. É preciso ter área de contato suficiente. A partir daqui fica mais fácil identificar que a proposta do pneu “infinito” não é uma solução, mas sim um problema.

Os membros da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), entre os quais está a Continental, se posicionam a favor da recapagem a frio ou a quente de pneus de carga – uma vez que eles são projetados para receber esse processo, mas contra a recapagem, recauchutagem e remoldagem de pneus de passeio, vans* e camionetas.

A razão é simples:  os pneus de passeio, vans e camionetas são produzidos com lonas de corpo (carcaça) empregando tecidos têxteis, naturais ou sintéticos. Elas são mais adequadas ao uso sob altas velocidades, tendo como contrapartida o fato de serem menos tolerantes à fadiga (stress-cracking). Por essa razão, apresentam vida útil mais curta em comparação com os pneus de carga, que possuem estruturas de carcaça feita de aço e que tiveram essa condição prevista em seu projeto, desde sua concepção até a sua produção.

Outro problema está no fato que os requisitos normativos em vigor não demandam a identificação da carcaça de origem do pneu remoldado, deixando o consumidor susceptível a misturar carcaças diferentes, com comportamentos dinâmicos diferentes, em um mesmo eixo, gerando desequilibro no veículo. É perfeitamente possível que carcaças perigosamente fadigadas sejam utilizadas para produzir pneus “infinitos”, que podem terminar com um final trágico.

O pneu “infinito” leva o consumidor menos informado a adquirir um produto com integridade estrutural bastante comprometida pelo uso, já sem nenhuma cobertura de garantia para a carcaça do pneu de seu fabricante original, ainda que as empresas que atuam neste segmento tenham seu processo produtivo aprovado por amostragem pelo INMETRO.

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