Connect with us

Ônibus

Ônibus elétrico brasileiro da Mercedes-Benz faz sua estreia europeia na Busworld

Published

on

Daimler Buses leva para a Busworld Europa lançamentos e novidades de produtos e serviços de suas marcas Mercedes-Benz e Setra

O Mercedes-Benz eO500U, primeiro chassi de ônibus elétrico a baterias desenvolvido e produzido pela Mercedes-Benz do Brasil, faz sua estreia na Europa. O modelo, que marca a entrada da Empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais no País, é destaque no estande da Daimler Buses na Busworld Europa 2023. Trata-se do maior evento do setor no mundo, que será realizado, de 7 a 12 de outubro, em Bruxelas, capital da Bélgica.

“Estamos muito orgulhosos, felizes e honrados por trazer o nosso chassi de ônibus elétrico urbano a baterias para fazer sua estreia na Europa”, afirma Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “Este moderno veículo para centros urbanos, que segue a tendência da eletromobilidade, foi desenvolvido no Brasil e especialmente para o Brasil e a América Latina, além de outros mercados de exportação, como a Oceania”.

De acordo com o executivo, veículos elétricos são sinônimos de transporte sustentável e já fazem parte do portfólio mundial multissoluções da marca para os clientes. “Agora, nosso eO500U também está neste portfólio. Seus benefícios para a sociedade são inquestionáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo”, diz Achim Puchert. “Com esse produto, a operação brasileira segue alinhada à estratégia global da Daimler Truck de práticas de ESG. Este é o primeiro passo da Mercedes-Benz do Brasil. Nossas atenções e estratégias visam o presente e o futuro. Por isso, estamos cientes dos desafios que temos pela frente”.

Importância da Mercedes-Benz do Brasil para a Daimler Buses

“A Daimler Buses está muito satisfeita de trazer para a Busworld Europe o chassi de ônibus urbano elétrico a baterias da Mercedes-Benz do Brasil”, afirma Till Oberwörder, Chefe mundial da Daimler Buses. “Mais uma vez, nosso time de engenharia brasileira demonstra sua grande capacidade, talento e força inovadora ao colocar nossa marca no mundo da eletromobilidade no Brasil e na América Latina”.

Segundo o executivo, os visitantes desse evento internacional podem conferir de perto um produto brasileiro com a qualidade global amplamente reconhecida da Mercedes-Benz. “Aliás, a Mercedes-Benz do Brasil ocupa uma posição de destaque na Daimler Buses. São 67 anos de pioneirismo e inovação tecnológica, como também de liderança destacada nas vendas de ônibus no Brasil e nas exportações brasileiras”.

O Brasil segue sendo o maior mercado de ônibus da Companhia. Essa importância é acentuada pelo fato da Mercedes-Benz do Brasil ser o Centro Mundial de Competência da Daimler Truck para o desenvolvimento de chassis de ônibus, sendo referência global para as demais unidades.

“Como fabricante e líder mundial em ônibus, nossa ambição é clara. Queremos combater as mudanças climáticas e nos tornar um elemento impulsionador para a transformação do transporte de passageiros”, ressalta Till Oberwörder. “Dessa maneira, passaremos a adotar uma estratégia de tecnologias alternativas de propulsão, com o objetivo de fornecer ônibus neutros em CO2 para todos os segmentos e mercados mais importantes até o final desta década. Com este roteiro claro e uma estratégia alinhada aos negócios sustentáveis da marca, a Daimler Buses contribui de maneira significativa para moldar, com responsabilidade, o futuro do transporte”.

Eletromobilidade em ônibus urbanos é destaque na Busworld

Os ônibus MercedesBenz atraem a atenção dos visitantes da Busworld em vários espaços da Busworld Europa. O Intouro, ônibus intermunicipal híbrido, versátil e econômico, recebe os visitantes na entrada do pavilhão. Já dentro das salas de exposição, o eCitaro, ônibus totalmente elétrico com célula de combustível, celebra sua estreia. Ao seu lado, são exibidos também o eCitaro com a nova geração de baterias NMC3 e um pacote de novidades em desempenho. Aliás, seguindo a evolução tecnológica do eCitaro, as baterias NMC3 também já são utilizadas no chassi de ônibus elétrico urbano eO500U brasileiro, que faz sua estreia na Europa.

Juntos, estes três modelos definem o elevado nível de desenvolvimento de ônibus urbanos livres de emissões locais – com esses veículos, as cidades da Europa e de outros lugares vão se tornar mais habitáveis. Durante a feira, os participantes podem ter uma experiência com os veículos ao volante ou como passageiros. O MercedesBenz eCitaro G movido a célula de combustível também está disponível para demonstração.

O ônibus Tourismo da MercedesBenz, por sua vez, representa veículos rodoviários de alto padrão. Em muitos aspectos, ele passou por um desenvolvimento crucial antes do evento, combinando rentabilidade, segurança e conforto.

Além de apresentarem pintura metálica antracite, todos os ônibus que carregam a estrela da Mercedes-Benz mostram, no evento, uma série de novas tecnologias que reafirmam a marca como referência em sistemas de segurança e assistência ao motorista.

A Daimler Buses também reservou para a Busworld Europa 2023 várias novidades e destaques de sua marca de ônibus Setra e de seus inovadores serviços Omniplus.

Continue Reading
Click to comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leia também