Connect with us

Automóveis

Tema da Semana Nacional de Trânsito em 2024 será: “Paz no trânsito começa com você”

Published

on

Frase foi escolhida em ação inédita do Ministério dos Transportes. Campanha começa em 18 de setembro

Pela primeira vez na história, o tema da Semana Nacional de Trânsito foi decidido por meio da participação popular via internet. Nesta quinta-feira (14), após reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que chancelou a mensagem para o ano de 2024, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou o resultado pela rede social X (ex-Twitter). A frase escolhida estará em todo o material educativo e de divulgação oficial a ser veiculado pelos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

“’Paz no trânsito começa por você’! Esta será a mensagem das campanhas educativas de trânsito 2024, que o Contran [Conselho Nacional de Trânsito] acabou de aprovar. Pela 1ª vez, a Senatran [Secretaria Nacional de Trânsito] envolve a população na escolha da frase”, anunciou Renan Filho, pelas redes sociais. Conforme o ministro, a frase escolhida “destaca a importância da responsabilidade compartilhada para um trânsito mais seguro”.

Maioria dos votos

No total, 4.135 brasileiros participaram da enquete conduzida pela Senatran durante uma semana, podendo optar entre três mensagens: “Paz no trânsito começa por você”; “A vida pede calma no trânsito” e “No trânsito, gentileza faz a diferença”. A votação terminou em 6 de setembro e a frase vencedora obteve 1.689 votos, 40,86% do total. Nesta quinta, a decisão do público foi validada durante a 191° reunião do Contran.

Segundo o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, mensagem escolhida tem como objetivo conscientizar os brasileiros sobre a necessidade coletiva de tornar o trânsito um ambiente de paz. “Estamos felizes com a participação do público que, pela primeira vez, teve a oportunidade de escolher diretamente a frase que será trabalhada nas campanhas de 2024. Todos aqueles que participam do trânsito têm o compromisso de manter a paz, diminuir o número de sinistro e tornar as estradas mais seguras”, destacou.

Semana Nacional de Trânsito

O anúncio faz parte da Semana Nacional de Trânsito de 2023, mobilização anual que terá sua abertura oficial em 18 de setembro e ocorre até 25 de setembro. A intenção é promover, por meio da conscientização de condutores, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro para toda a população. O tema da campanha desse ano é “No trânsito, escolha a vida”. As ações previstas para a edição deste ano podem ser conferidas na página especial da semana nacional.

Continue Reading
Click to comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leia também