Mercado
Fábrica brasileira da BMW celebra 90 mil veículos produzidos
A primeira fábrica do BMW Group em solo nacional tem muitos motivos para uma comemoração histórica. A planta de Araquari, localizada em Santa Catarina, acaba de produzir o veículo número 90.000 no Brasil, desde a sua inauguração em 2014. O modelo que assinala esse feito é um BMW X1 sDrive20i M Sport, na cor Space Silver. O autêntico e versátil BMW X1 teve o início de produção da sua nova geração em abril desse ano na fábrica catarinense.
“A planta de Araquari é motivo de grande orgulho para o BMW Group. Somos a maior fabricante de veículos premium do Brasil, e conquistar esse importante marco de 90 mil unidades produzidas nos dá mais combustível para seguirmos na liderança do mercado premium nacional. Agradecemos aos nossos colaboradores, fornecedores, parceiros, rede de concessionários e clientes que sempre prezaram pela excelência e tecnologia dos nossos produtos”, afirma Otávio Rodacoswiski, Diretor Geral da fábrica do BMW Group em Araquari. “Continuaremos focados rumo às 100 mil unidades”, complementa.
Maior fábrica premium da América do Sul
Com 1,5 milhão de metros quadrados, a planta do BMW Group em Araquari, Santa Catarina, tem 112.893 metros quadrados de área construída e não passa despercebida por quem transita na BR-101, rodovia que dá acesso à fábrica. A infraestrutura local abriga processos de pintura, carroceria, soldagem, montagem, qualidade e logística, como também laboratórios, prédios administrativos e auxiliares. Nessa planta, são fabricados para o mercado brasileiro os modelos BMW Série 3, X1, X3 e X4. Com processos de qualidade extremamente rígidos, a fábrica tem capacidade para produzir até 32 mil veículos ao ano.
BMW X1
Produzido na fábrica do BMW Group em Araquari (SC), o novo BMW X1 traz sob o capô duas opções de motorização, com potências que variam de 156cv a 204cv, ambos equipados com a tecnologia BMW TwinPower Turbo. Recheado de equipamentos em todas as versões, o novo BMW X1 tem itens como faróis com LEDs adaptativos, Parking Assistant com câmeras de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado automático digital, rodas de até 20 polegadas com design mais agressivo, volante M Sport com empunhadura esportiva, sistema de som da renomada Harman Kardon, Head-up Display e um incrível painel curvado, que exibe as informações do painel de instrumentos e da central multimídia.
BMW 320i
O novo BMW Série 3, produzido na fábrica do BMW Group em Araquari, já está à venda no Brasil. Na dianteira, os faróis e o duplo rim foram redesenhados. O para-choque também ganhou novo desenho com novas tomadas de ar. O para-choque traseiro, assim como design de luzes das lanternas, ganharam novo visual, deixando o sedã ainda mais elegante, mas sem perder a sua esportividade. Debaixo do capô, o novo BMW Série 3 segue com o eficiente e potente motor BMW TwinPower Turbo 2.0 litros (1.998cm³), quatro cilindros em linha, 184cv e 300Nm de torque. A tração, como segue a tradição de ser traseira e o câmbio é automático de oito marchas. Com esse conjunto, o modelo acelera de 0 a 100km/h em 7,1s e atinge a velocidade máxima de 235km/h. Tudo reforçando o Puro Prazer de Dirigir, que faz parte do DNA do modelo.
BMW X3 e BMW X4
Produzido em todas as suas versões a combustão no Brasil, os BMW X3 e BMW X4, são os carros mais modernos, tecnológicos e potentes produzidos em solo nacional. Recheados de equipamentos e tecnologia, os modelos são equipados com o BMW Live Cockpit Professional. Duas telas, de 12,3 polegadas de alta resolução, exibem as informações do veículo e do sistema de entretenimento — sendo esta última sensível ao toque e compatível com Apple Car Play e Android Auto.
Há ainda sistemas como o Driving Assistant, Parking Assistant Plus e Surround View, o BMW Gesture Control, BMW Head-up e sistema de som premium da renomada Harman Kardon com 16 alto-falantes e 464W de potência. Mas a cereja do bolo é a versão M40i, equipadas com motor BMW M de seis cilindros em linha, 2.998cm³, TwinPower Turbo, que rende 387cv de potência (entre 5.800 e 6.500rpm) e 500Nm de torque máximo (entre 1.900 e 5.000rpm). Além de serem os mais potentes, os novos modelos são, também, os carros mais rápidos produzidos no Brasil. Aceleram de 0 a 100km/h em 4,5s, e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250km/h. A transmissão é automática de oito marchas, com aletas atrás do volante para trocas manuais. A tração integral por demanda.