Connect with us

Passeio

Hyundai é primeira montadora certificada como Lixo Zero no Brasil

Published

on

Marca sul-coreana também conquistou, junto ao Instituto Chico Mendes, certificação referente à boa utilização dos recursos naturais e ao baixo potencial de poluição

A Hyundai Motor Brasil acaba de se tornar a primeira fabricante de automóveis a ser certificada pela Zero Waste International Alliance, por meio de seu representante local, o Instituto Lixo Zero Brasil, que desde 2010 atesta localmente a correta gestão de resíduos sólidos aplicada de acordo com metodologia global unificada. A Certificação Lixo Zero é emitida somente para empresas que alcancem a meta de 90% ou mais de resíduos encaminhados corretamente para descarte e não para aterros, reduzindo, assim, o impacto ambiental. No processo de certificação, a Hyundai registrou 93% de conformidade no destino de seus descartes.

“A Hyundai traz em sua história o constante trabalho com foco na redução do impacto ambiental de suas operações. O uso de recursos naturais é acompanhado de perto por nossas equipes, assim como a destinação correta de nossos resíduos. Ser a primeira fabricante de automóveis do Brasil reconhecida com a certificação internacional Lixo Zero nos coloca a responsabilidade de seguir sendo a marca que incentiva todo o setor a melhorar sua relação com o meio ambiente, assim como reforça nossa visão de negócio voltada para o progresso para a humanidade”, afirma Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

A certificação inédita reconhece o trabalho realizado pela Hyundai desde 2017, quando a fabricante criou o projeto “Aterro Zero”. A iniciativa promoveu campanhas de conscientização ao descarte correto de resíduos com os colaboradores e fornecedores, reestruturação interna dos coletores seletivos para o descarte correto, busca por destinações alternativas aos resíduos gerados e, por fim, a supressão total do envio de resíduos para aterros. Em pouco mais de cinco anos, a destinação de resíduos da produção de veículos para aterros foi reduzida a zero.

Instituto Chico Mendes

A Hyundai Motor Brasil recebeu também, em junho, a certificação Selo Verde, do Instituto Chico Mendes, organização não governamental que desenvolve programas, ações e projetos buscando a conservação dos recursos naturais para a melhoria da qualidade de vida desta e das futuras gerações.

Na análise dos indicadores do questionário de avaliação, o Instituto contabiliza o grau de utilização dos recursos naturais e o potencial de poluição, além de parâmetros como as ações sociais internas e externas, gerenciamento das questões energéticas, hídricas e de resíduos sólidos, gestão ambiental, social e de negócios, legislação, conservação da biodiversidade, entre outros. Para obter o certificado, a empresa precisa alcançar 80% dos pontos em todos os requisitos avaliados. A Hyundai alcançou 96% das pontuações possíveis e se tornou também, no caso do Instituto Chico Mendes, a primeira montadora a receber o reconhecimento.

Iniciativas

Entre outras ações recentes da Hyundai para a redução do impacto ambiental de suas operações no Brasil, merecem destaque a economia de 157 MW por ano, desde 2013 – o equivalente ao consumo anual de 65 residências – graças à redução de picos de corrente elétrica nas prensas da estamparia. Também houve redução do uso de água na lavagem dos veículos faturados, evitando o consumo de 17 milhões de litros no período de 2013 a 2019, o que corresponde a sete piscinas olímpicas. E, desde 2017, visando a reutilização para fins de treinamentos, foram doadas ao Corpo de Bombeiros de Piracicaba mais de 60 carrocerias de veículos que seriam descartadas.

Continue Reading
Click to comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leia também