Expointer 2023
Lexus estreia na Expointer para se aproximar do mercado gaúcho
Marca de luxo do grupo Toyota conta, pela primeira vez, com espaço exclusivo no evento
No ano em que abre um novo capítulo de sua história no país, a Lexus, marca de luxo do grupo Toyota, está, pela primeira vez, presente na Expointer – que segue até o dia 03 de setembro em Esteio (RS) – com um espaço exclusivo para seu portfólio. O Autos Giros esteve presente no evento e conversou com a head da marca no Brasil, Nancy Serapião. Segundo ela, o evento é “uma grande oportunidade para a marca estar próxima do público do sul.”
O grande destaque da marca no evento é o RX, lançado em abril deste ano no mercado brasileiro. Equipado com motor à combustão 2.4 de quatro cilindros e potência combinada (combustão + elétrica) de 371 cv e 46 kgfm de torque, o SUV de grande porte atinge a velocidade máxima de 210 km/h e acelera de 0 a 100 em 6,2s “Ele traduz este novo momento global da Lexus. Traz toda a leveza da dirigibilidade “divertida” com a parte de eletrificação que é do nosso DNA”, explica Serapião.
A executiva explica ainda que, na Lexus, os modelos com “X” no nome são os crossovers. No caso do mercado brasileiro, são três: o UX (sedan compacto), o NX (sedan médio) e o novo RX. A letra S, como no caso do Lexus ES, identifica os sedans da marca.
Fabricação e origens
A Lexus é uma marca relativamente jovem, criada em 1989 a partir de uma necessidade que os engenheiros da própria Toyota haviam percebido de que o grupo precisava também estar presente no segmento de luxo. “A Toyota é uma marca conhecida pela confiabilidade de seus produtos, mas não atuava tanto no segmento premium”, destaca Serapião.
Todos os modelos da Lexus são fabricados em uma planta própria localizada no Japão. Presente no mercado brasileiro desde 2012, a marca foi a primeira a ter um portfólio 100% eletrificado no país, ainda em 2020.
Serapião destaca ainda o crescimento da marca no país em seus primeiros anos. Como todas as marcas, porém, a Lexus foi impactada pela pandemia. Isto trouxe uma oportunidade para fortes investimentos em pós-vendas. Segundo ela, hoje mais de 70% das peças de reposição estão disponíveis em uma semana e até 90% em 25 dias. “Além disso, somos a única marca premium com cinco anos de garantia no veículo e oito no sistema híbrido.”
“Nossa proposta é vender um carro, encantar o cliente e ele trazer um novo cliente. Para isso queremos estar muito próximos do público, como aqui na Expointer. Estamos bastante confiantes, e acreditamos que em 2023 podemos dobrar o que fizemos em 2022 e buscamos ser a marca número um em experiência no segmento premium.”, finaliza a head da Lexus no país, Nancy Serapião.