Connect with us

Rosangela Groff

BMW i4, mais uma estrela elétrica da marca que supera a aerodinâmica

Published

on

O i4, o primeiro Gran Coupé totalmente elétrico da BMW, não oferece apenas uma excepcional condução e um conforto incomparável. Ele reúne outras qualidades para se tornar um carro de uso diário, na cidade ou na estrada, que excede as expectativas de seu dono. O design totalmente aerodinâmico, a construção leve e uma transmissão supereficiente o tornam um premium digno de admiração.

O modelo traz a tecnologia eDrive, de quinta geração, que enquadra o veículo em um perfil esportivo, com um desempenho agressivo: o carro atinge 544 cv. E a praticidade desta condução também se reflete na autonomia de até 422 quilômetros, que pode ser estendida com a recuperação da energia dos freios, sendo um parceiro perfeito para a viagem.

BMW i4. Fotos: Divulgação

Autonomia de até 422 km com recuperação de energia

Com transmissão eficiente, construção leve, design aerodinâmico e uma potente bateria de alta tensão, o BMW i4 atinge valores de autonomia de até 422 quilômetros. Tecnologias inovadoras, como a recuperação da energia dos freios, ajudam a estender a autonomia. As configurações de carregamento permitem que o processo seja adaptado às condições locais ou preferências do motorista.

Diversas tecnologias derivadas do automobilismo oferecem o máximo de desempenho do i4. E quando se pensa na performance, se destacam o spoiler traseiro em fibra de carbono, que reforça a aparência arrojada, otimizando a aerodinâmica. Já o difusor traseiro também realça a esportividade. A grade frontal em duplo rim, alinhada verticalmente, se prolonga na dianteira do carro. Em vez de resfriar o ar, com a estrutura padronizada, oculta a atuação do sensor que fornece ao veículo dados em tempo real.

Tela curva de 12,3” em alta definição é ergonomia perfeita

O novo BMW Curved Display, a tela curva de alta definição, combina o painel de instrumentos de 12,3 polegadas, criando uma moderna unidade que se mostra de maneira ergonômica em direção ao condutor. Ela está inserida em um painel de instrumentos elegantes, que evidenciam ainda mais a modernidade do interior do carro. O console central elevado proporciona uma sensação esportiva, definindo uma área separada para o motorista e o passageiro.

E a magia segue solta dentro do veículo. A funcionalidade do IconicSounds Electric faz a orquestração da trilha sonora no interior da cabine. Essa execução gera sons correspondentes à aceleração do automóvel. O sistema proporciona o feedback de sons límpidos e repletos de força no modo Sport. Ou então, junto com uma acústica mais equilibrada e de menos potência no Comfort. E ainda, com um aconchego acústico diferenciado, produz sons espaciais adicionais, na condição Eco Pro.  

Born Electric redefine a mobilidade premium inovadora

Em 2011, a BMW i foi apresentada sob o lema “Born electric”. O “BMW i” representa uma abordagem holística e inovadora que ainda está a redefinir a mobilidade premium sustentável, combinando acionamentos elétricos, materiais inovadores e tecnologias em conceitos revolucionários para o futuro.

O primeiro modelo da submarca foi o BMW i3. Foi o pioneiro produzido em série com uma célula de passageiros feita de plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). Como resultado, seu peso ficou na faixa de um carro pequeno normal, apesar da bateria. A produção em série do i3 terminou em 2022, cerca de oito anos e meio após o seu lançamento. No entanto, continua a ser uma inspiração para muitos modelos elétricos da montadora.

O BMW i3 foi seguido em 2014 pelo BMW i8 como coupé e, a partir de 2018, como roadster. O BMW i8 foi baseado no estudo de conceito BMW Vision EfficientDynamics e, com sua transmissão híbrida plug-in, combinou o desempenho de um carro esportivo com o consumo e as emissões de um carro pequeno. Em 2019, surge o BMW i Hydrogen Next, modelo que teve um avanço ainda maior na utilização de tecnologias de células de combustível de hidrogênio. Dois anos depois, o iX5 Hydrogen dá mais um passo em direção a essa evolução.

BMW i Vision Circular: sustentabilidade e luxo para 2040

As visões do Grupo BMW cresceram ao mesmo tempo que as mudanças que o mundo de amanhã enfrentará. Nesse sentido, a sustentabilidade abrange todo o processo de fabricação. O BMW i Vision Circular foi um dos cinco veículos-conceito diferentes com os quais a fabricante apresentou como prevê a mobilidade urbana individual no IAA Mobility 2021. O modelo oferece um vislumbre de como poderá ser o futuro circular com um veículo totalmente elétrico focado em propostas sustentáveis e no luxo para o ano de 2040.

De acordo com a montadora, olhando para trás, para os últimos 50 anos, fica ainda mais claro o quão importante foi o nascimento do primeiro modelo elétrico da marca. Para a BMW, o ambicioso objetivo de tornar sustentável o futuro da mobilidade individual exige muitos mais passos nessa trajetória, mas o mais importante continua a ser este: continuar a correr.

Continue Reading
Click to comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Leia também