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Qual é a diferença entre controle de tração e estabilidade?

Apesar da relação, existem diferenças entre as duas tecnologias,  resultando em mais segurança na hora de controlar o veículo

Na hora de comprar um novo veículo não fique restrito apenas ao preço. Atente aos itens e principalmente, tecnologias resultando em mais segurança.

Embora os sistemas de controle de tração e estabilidade tenham a segurança do motorista e seus passageiros como principal objetivo, existem diferenças entre as funções de cada um que é importante conhecer melhor.

A importância dos sistemas para a segurança no trânsito é tão grande, que muitos países já os tornaram obrigatórios. Inclusive, no Brasil, carros novos deverão contar com controle eletrônico de estabilidade (ESC) obrigatoriamente a partir do próximo ano.

Desde já, ambos os sistemas são essenciais para maior segurança e bem-estar em seu carro. Apesar de muitos acreditarem ser a mesma coisa, os sistemas têm funcionalidades diferentes:

Inicialmente, o controle de tração ou TCS (Traction Control System) evita o giro em falso de uma ou mais rodas de tração de um veículo por meio dos freios ABS.

Só para exemplificar, em pisos molhados, com neve ou cheios de lama, o sistema inicia-se como uma forma de ajudar o condutor a não perder o controle do veículo.

Por meio de sensores individuais em cada roda, o sistema vai identificar possíveis riscos dos pneus perderem a aderência e, assim, reduzir o torque para maior segurança durante a condução.

Ao identificar que uma roda está girando em falso, o TSC direciona a força do motor para as outras rodas do carro.

Você deveria desligar o controle de tração?

O controle de tração normalmente está sempre ativo, mas em algumas circunstâncias, você pode querer desativá-lo.

Em situações de baixa tração, pode ser vantajoso girar as rodas para cavar em uma superfície mais dura ou simplesmente desligar o que quer que esteja preso.

Na maioria dos veículos, isso pode ser feito tocando no botão de controle de tração que geralmente é representado por um pictograma de um carro com linhas onduladas saindo dos pneus. Às vezes, basta pressionar um vez, mas alguns veículos exigem um toque longo de alguns segundos, portanto, consulte o manual do proprietário.

Já o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP®) é um item essencial, especialmente quando as rodovias estão molhadas, escorregadias, ao desviar de obstáculos inesperados como animais na estrada ou até mesmo ao fazer uma curva brusca e fechada.

Até 80% de todos os acidentes por derrapagem podem ser evitados com o ESP®.

Essa tecnologia combina as funções do Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) e o Sistema de Controle de Tração (TCS), além de detectar movimentos de derrapagem do veículo e agir de forma a neutralizá-los prontamente.

O sistema utiliza informações sobre a dinâmica do veículo para detectar se ele está na mesma direção em que o motorista deseja.

Caso haja discrepância entre estes dois fatores, o ESP® intervém. Pode parecer simples, mas o processo é, de fato, complexo.

Sensores inteligentes auxiliam na comparação do ângulo de esterço e a trajetória do veículo 25 vezes por segundo. Se os dois divergirem, o ESP® controla o torque do motor automaticamente e freia as rodas individualmente. Dessa forma, o sistema ajuda o motorista a evitar que o veículo derrape, cortando o acidente pela raiz.

Em resumo, os freios ABS, o TSC e o ESP funcionam em conjunto para regular o movimento e a estabilidade do carro.

Ao passo que, o sistema de controle de tração limita a patinagem das rodas, o sistema de controle de estabilidade regula a trajetória da roda e o ABS permite o funcionamento pleno de ambos os sistemas, o seu carro possui recursos essenciais para a sua segurança.

Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
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