Nova geração de caminhões Scania é atração da Transposul 2019

Economia de combustível em relação à linha anterior, ergonomia e maior disponibilidade são alguns dos destaques dos novos modelos da marca sueca

A Transposul 2019 foi o último capítulo da série de eventos regionais que a Scania realizou – em parceria com seus concessionários no Estado, Brasdiesel e Suvesa – para apresentar ao mercado gaúcho a sua Nova Geração de Caminhões. Durante o evento, realizado de 5 a 7 de junho no FundaParque, em Bento Gonçalves, a marca reforçou sua promessa de “oferecer o menor custo total da operação por quilômetro rodado via customização ideal do produto para a aplicação”, afirmou Marcio Furlan, gerente de Marketing e Comunicação da Scania no Brasil.

Os novos caminhões da marca sueca chegaram ao Brasil no final de 2018, apenas dois anos depois do seu lançamento na Europa. Entre suas principais inovações está a redução no consumo de diesel, que pode chegar a até 12% na comparação com a geração anterior. “É um caminhão novo mesmo, não um facelift. Cabine toda nova, até o posto do motorista mudou de lugar para dar mais segurança, conforto, ergonomia e espaço.”, explica Lana Picoli, Chefe de Propaganda e Promoção da Scania do Brasil.

Novas combinações para ainda mais personalização

As novas cabines foram desenvolvidas com a mais alta tecnologia disponível no mercado e sob a perspectiva do motorista. “É uma característica da Scania privilegiar o motorista na criação do seu produto. Isto é algo que faz toda a diferença no dia a dia do trabalho no setor de transportes”, ressalta Furlan.

Com a Nova Geração, a Scania passou de sete para 19 tipos de combinações variantes das novas cabines P, G, R, além da estreante S. Há ainda o pacote XT, formado por componentes específicos para pisos irregulares e também indicados para operações fora-de-estrada. “Estamos tendo uma receptividade muito bacana pois os clientes estão começando a perceber os resultados que o caminhão e a conectividade Scania vêm entregando em termos de performance” salienta Lana Picoli.  

Para Lana, a Transposul é um grande palco para a região Sul, que é um mercado muito importante para a Scania. “Mesmo com os vários eventos regionais que realizamos com as concessionárias, a feira é um espaço mais democrático, e apresenta para clientes e não clientes. Além disso, reforça nossa presença na região e nos dá grande visibilidade”.

A Scania na Transposul 2019

No seu estande na Transposul a Scania exibiu três caminhões da Nova Geração: o S 500 6×2 (da novíssima cabine S, de piso plano e teto maior); o R 450 6×2 (que já aparece entre os modelos pesados mais vendidos do mercado), e o R 620 6×2 (o famoso V8 da marca e caminhão de maior potência fabricado no país).

Na área de test-drive a Scania disponibilizou também um R 450 6×2. “Os modelos da Nova Geração já estão sendo reconhecidos pela superior economia de combustível, rentabilidade, conforto, robustez e disponibilidade”, frisa Marcio Furlan.   

“Estivemos presentes para demonstrar nossos produtos, serviços, soluções financeiras, seguros e financiamentos do Scania Banco e as vantagens do Consórcio Scania. Sempre dentro do nosso foco de contribuir para o desenvolvimento de um transporte mais sustentável”, analisa.

Serviços conectados e planos flexíveis

O estande da Scania também contou com um espaço dedicado para os serviços de pós-venda e e as soluções financeiras. Nesta área, os principais destaques da marca sueca são os Serviços Conectados e o Programa de Manutenção com Planos Flexíveis. Lançado na Fenatran 2017, o Programa de Manutenção com Planos Flexíveis reduz em até 16% o custo operacional, e aumenta a rentabilidade e, em até 20%, a disponibilidade da frota. “Nesta modalidade, a cobrança é feita de acordo com o km rodado – se não rodou, não paga – e faixas de consumo de combustível. Quanto menos consumir diesel, menos pagará”, explica Marcio Furlan.

E o que torna esta eficiência possível são os Serviços Conectados, que oferecem duas opções de análise de dados via conectividade. “O pacote gratuito Análise, e o Desempenho, com um profundo relatório da viagem e acompanhamento em tempo real do caminhão e do desempenho do motorista”, analisa Furlan. Durante a feira, vendedores das concessionárias apresentaram condições especiais para conectar os caminhões com diversos pacotes e benefícios. “Trouxemos todo o nosso portfólio de pós-venda, serviços, manutenção e gestão de frotas. Temos sempre muita coisa pra mostrar, pois esta é uma evolução bem legal”, enfatiza Lana Picoli.

Suvesa: a Scania no sul do Rio Grande do Sul

A Scania é representada no Rio Grande do Sul pelos concessionários Brasdiesel e Suvesa, cujas áreas de atuação se dividem praticamente nas metades Norte e Sul do Estado. “Tanto a Suvesa como a Brasdiesel são reconhecidas pelo excelente nível de suporte e serviços que prestam para o cliente gaúcho”, destaca Marcio Furlan.

A Suvesa tem sua sede em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, e conta com filiais nas cidades de Portão e Pelotas, além de postos de serviços em Três Cachoeiras e Santa Maria. “Este recém-inaugurado, em um prédio mais moderno, com mais boxes e maior capacidade.”, explica Jackson dos Santos, coordenador de marketing da Suvesa.

Na área de atuação da Suvesa, além dos caminhões, os destaque são os Planos de Manutenção Flexível. “Assim como toda a área de conectividade, Driver Training e Driver Coaching. O pacote Scania garante uma dinâmica melhor de serviços, uma previsibilidade maior e aumento de rentabilidade”, realça Jackson, que destacou também que o estande da marca na Transposul contou com os novos trailers preparados pela concessionária.

Brasdiesel: Scania em 356 municípios gaúchos

Segundo Itamar Zaneti, diretor do Grupo Brasdiesel, a Transposul é uma ótima oportunidade para o cliente conhecer tudo o que a marca pode oferecer. “É um prazer receber nossos clientes no estande. Aqui eles têm o privilégio de conhecer o caminhão com todos os detalhes técnicos. Assim eles podem comprovar que esta nova linha está muito mais moderna, aerodinâmica e econômica, já que tem como ponto forte a economia de combustível”.

Desde a inauguração da nova matriz, em Caxias do Sul, em 2016, a Brasdiesel vem renovando todas as suas casas. “Depois da nossa sede, reconhecida como a maior casa Scania do Mundo, inauguramos mais duas filiais, Vacaria e Passo Fundo. Neste momento estamos ampliando a filial de Lajeado e, em breve, iniciaremos as obras para a novas instalações da filial de Ijuí. Garibaldi também receberá um tratamento especial”, explica Itamar Fernando Zanette – Diretor da Brasdiesel.

Expectativa otimista para 2019

O ano de 2019 começou aquecido para o setor de transportes do Brasil. De janeiro a abril, na faixa de atuação da Scania acima de 16 toneladas o mercado cresceu 54%. “A Scania registrou um aumento de 31%, com 3.230 unidades emplacadas. Nos pesados, crescemos 40,9%. Em abril, nosso modelo R 450 foi o mais vendido nos pesados com 528 unidades. Seguimos otimistas, pois a Nova Geração está fazendo muito sucesso no mercado gaúcho. Nossa expectativa continua de uma alta de 10% a 20% nas vendas totais nacionais em comparação a 2018”, explica Furlan. 

Pronta para a Fenatran 2019

Passada a Transposul, o foco se torna a Fenatran 2019. Prevista para o mês de outubro, o principal evento do setor no país terá como atração a Nova Geração de Caminhões Scania. “Quem for vai ver também toda a complexidade da nova linha, incluindo cabines, motorização, cores, etc. Mas não apenas isto. Teremos uma novidade exclusiva.”, revela Lana Picoli.

O coordenador de marketing da Suvesa, Jackson dos Santos, ressalta que, para os clientes, o evento nacional é uma oportunidade que vai além das novidades. ” Sempre que levamos grupo de clientes para a Fenatran eles têm a oportunidade também de conhecer a fábrica, ver como o produto que eles compram é produzido”, finaliza.



Leia mais sobre a Transposul 2019

Deixe uma resposta