Porto Alegre terá mostra de carros antigos neste final de semana

Serão mais de 30 modelos de veículos fabricados em diversos países que prometem encantar amantes de antigomobilismo e o público geral

Pode parecer impensável um mundo sem o automóvel. Esta realidade, porém, existiu até o início do século 20, quando os primeiros carros foram produzidos, mudando para sempre o curso da sociedade. Este resgate cultural e histórico poderá ser visto na Mostra de Carros Antigos, que o Praia de Belas Shopping realiza de forma inédita, entre os dias 17 e 19 de maio, sexta e sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 12h às 20h. A mostra será realizada no andar térreo do edifício-garagem, anexo ao empreendimento.

Serão mais de 30 modelos de veículos fabricados em diversos países que prometem encantar não apenas os amantes de antigomobilismo, mas o público em geral. O evento é aberto ao púbico e tem entrada gratuita. Programa para toda a família, o evento contará também com food trucks e música, cuja trilha sonora ficará a cargo do DJ Fernando Galo.

Entre os modelos em destaque na mostra está um Renault Colorale Prairie 1951 de cor azul (acima), projetado originalmente para o uso nos campos rurais da França. Considerado o precursor das SUV’s modernas, o modelo pertence ao colecionador Cezar Augusto Maciel, que o herdou de seu pai. “A Renault foi adquirida em 1954 por meu pai de um cliente seu, o qual ele atendia em sua oficina na cidade de Guaíba”, conta Maciel. O carro, que estará exposto na Mostra do Praia de Belas, foi um dos diversos Renault Colorale Prairie que chegavam via transporte marítimo ao Estado. “Os veículos vinham desmontados, em caixas, nos navios que aqui aportavam, e meu pai atuou na montagem deles, quando então pegou apreço e conhecimento vasto da parte mecânica”.

Outro carro participante e que também guarda histórias é o Fusca Volkswagen 73 de cor Vermelho Montana. Totalmente original, foi adquirido por Cezar Augusto num leilão junto a uma família amigos após anos confinado em uma garagem por conta da morte do dono. Quem for à mostra do Praia de Belas poderá conferir um modelo exatamente igual ao que saiu da fábrica, em 1973.

“Um veículo antigo restaurado, apto a andar confiavelmente e com todas as características de quando foi fabricado é em um retrato vivo da história”, observa José Paulo Parra, organizador da mostra. Para ele, a importância de uma exposição como esta é tanto cultural quanto histórica, tecnológica e comportamental, pois os automóveis retratam épocas da sociedade por meio do design e da engenharia.

Reconhecidos mundialmente

A importância de eventos desta natureza é reconhecida mundialmente. Em 2016, a Fiva (Federação Internacional de Veículos Antigos) recebeu da Unesco a validação de automóveis antigos como Patrimônio Cultural da Humanidade. A entidade salientou a importância de feiras, exposições e rallys de carros antigos como um modo valorizar a memória da motorização, promover a preservação de veículos históricos e mostrar a tecnologia de época às futuras gerações.

“Será uma grande satisfação receber no Praia de Belas um evento que valoriza o antigomobilismo, que mobiliza tanto os amantes deste segmento quanto o público interessado e aqueles que frequentam o shopping. Além de mostrar a beleza das máquinas com seus designs e detalhes, oportunizamos ao público um contato raro com a história da tecnologia criada pelo homem através desses modelos”, destaca Ângela Sosa, Gerente de Marketing do Praia de Belas.

A mostra é realizada pelo Praia de Belas em parceria com a Talladega Motors e conta com apoio local do  Veteran Car Club de Porto Alegre (VCC-POA) e apoio institucional da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e a participação de clubes e antigomobilistas locais.

SERVIÇO

O que: Mostra de Carros Antigos do Praia de Belas Shopping
Quando: 14 a 17 de maio
Horário: sexta e sábado das 10h às 22h e domingo das 12h às 20h.
Onde:  Praia de Belas Shopping – térreo do edifício garagem (Rua Marcílio Dias, nº 241)
Entrada: gratuita
Realização: Praia de Belas Shopping e Talladega Motors

Deixe uma resposta