Volkswagen Caminhões e Ônibus amplia produção no México

Nova estrutura servirá para a retomada da montagem de chassis de Ônibus MAN com especificações voltadas ao mercado do país

A Volkswagen Caminhões e Ônibus está ampliando sua operação no México para inaugurar, no primeiro trimestre de 2019, uma nova linha de produção em sua fábrica na cidade de Querétaro. A nova estrutura servirá para a retomada da montagem de chassis de Ônibus MAN com especificações voltadas ao mercado do país. Ainda como parte desse plano, a empresa acaba de instalar um novo centro logístico e segue aumentando suas vendas de veículos especiais para atender sob medida o cliente mexicano.

“Vamos completar 15 anos no México e esses investimentos demonstram a maturidade de nossa operação no país. Duplicamos nosso volume de produção no último ano, com a modernização da linha já existente e a introdução de novos modelos de caminhões e ônibus VW. Agora é a hora de dar o próximo passo”, afirma Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus e membro da Diretoria do Grupo TRATON.

Aumento de 15% na capacidade de produção

Com a nova linha, a fábrica mexicana vai ter uma capacidade de produção quase 15% superior, chegando a 6 mil veículos por ano. A expansão vai representar também a localização dos chassis MAN RR3 e RR5, vindos em kits completamente desmontados da fábrica da MAN na Alemanha. Antes importados, a decisão de retomar a montagem local é tática para o melhor planejamento dos volumes e para atender às demandas de modelos no mercado mexicano.

“Essas iniciativas vão apoiar a posição competitiva das nossas marcas no país e vão respaldar nossos objetivos de crescimento e internacionalização”, avalia Leandro Radomile, diretor geral da operação mexicana da montadora. O executivo revela ainda que o empreendimento é fruto das sinergias promovidas pelo Grupo TRATON, do qual faz parte a VWCO assim como a MAN. As duas marcas trabalharam em conjunto para capacitação dos novos colaboradores contratados e dimensionamento da produção.

Demanda de veículos especiais

Os chamados veículos sob medida, que vêm com customização para atender o cliente, já representam uma parcela significativa do volume de produção da fábrica mexicana em um ano de oferta no mercado pela montadora, com a inauguração de seu centro exclusivo de otimizações, a BMB.

Os principais requerimentos são para transmissão automatizada V-Tronic e inclusão de quinta-roda. Grande parte do volume se destina à Heineken, que adquiriu lote de 547 veículos. E esse know-how no segmento de distribuição de bebidas já rende também recente negociação de 229 caminhões para o Grupo Modelo, da AB InBev.

Nova linha e centro logístico terão tecnologia de ponta em montagem
Ao todo, a nova linha de montagem vai ocupar uma área de 1.500 metros quadrados dentro do prédio atual da fábrica. Contará ainda com cinco postos produtivos, empregando cerca de 15 pessoas, e para a maior otimização do espaço vai compartilhar as áreas de inspeção de qualidade com os demais modelos montados em Querétaro.

Novo centro logístico

Para possibilitar esse incremento, a fábrica mexicana acaba de colocar em atividade seu primeiro centro logístico. Localizado no mesmo parque industrial da fábrica, está a cerca de 600 metros de distância, em um armazém exclusivo com 4.200 m2, para abrigar o estoque de componentes, que antes ficava na área da nova linha.

As estruturas já contemplam desde sua criação o conceito de flexibilidade de montagem tradicional da Volkswagen Caminhões e Ônibus para responder rapidamente às oscilações do mercado. Vêm equipadas também com modernos equipamentos eletrônicos e pneumáticos para os apertos e controle de torque, garantindo a acuracidade durante todo o processo.

E a rastreabilidade é alta ao longo de toda a linha de montagem: todas as informações são armazenadas em tempo real na rede da VWCO para assegurar o cumprimento e facilitar a checagem das especificações determinadas para cada modelo.

Tecnologias verdes


Unidades do Constellation 24.280 movido a gás natural comprimido vão entrar em operação

Menos de dois meses após iniciar os testes com caminhão elétrico em São Paulo, a Volkswagen Caminhões e Ônibus avança ainda mais em seu portfólio com tecnologias mais sustentáveis. Desta vez, com novidades para o México.

A fabricante tem uma equipe dedicada a desenvolver veículos movidos a gás em sua fábrica no país da América do Norte. Por lá, eles já conceberam as primeiras 20 unidades dos chassis de ônibus Volksbus 17.280 e 18.280 OT, das quais duas estão envolvidas em testes de rodagens.

“Nosso centro mundial de desenvolvimentos fica na fábrica de Resende, no estado do Rio. Agora em nova fase de internacionalização, dedicamos uma equipe no México para se consolidar como referência em veículos a gás”, conta Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus e membro da diretoria do Grupo TRATON.

Unidades do Constellation 24.280 movido a gás natural comprimido vão entrar em operação em fase de testes esta semana na distribuição de bebidas do México, equipando as frotas das cervejarias Heineken e Modelo.

Leia mais

Família VW Constellation estreia com pacote Robust... O pacote Robust se soma às já conhecidas linhas Trend e Prime A família Constellation começa o ano com uma novidade nas concessionárias de todo o Brasil: a estreia do pacote Robust. Ele dá nova cara aos modelos e amplia sua vocação para o trabalho pesado com o melhor custo de aquisição. Já à v...
Caminhão VW Delivery 6.160 estreia nas concessioná... Com conforto de automóvel e robustez de caminhão, o veículo chega com a melhor manobrabilidade da categoria Após a chegada dos caminhões VW Delivery 9.170 e 11.180, é a vez do VW Delivery 6.160 estrear nas concessionárias de todo o País. Com conforto de automóvel e robustez de caminhão, o veíc...
Mercado argentino já se prepara para os novos cami... O argentino será um dos primeiros mercados fora o Brasil a receber a nova família Delivery em sua jornada internacional Prevista para desembarcar em março na Argentina, a nova família Delivery já movimenta a rede de concessionárias da Volkswagen Caminhões e Ônibus no país. Cerca de 15 profissiona...
Caminhões VW Delivery e Constellation são os mais ... Os caminhões Delivery 8.160, 10.160 e Constellation 24.280 foram os três modelos mais emplacados no Brasil em 2017 Com três modelos no topo das vendas no mercado brasileiro de caminhões em 2017, a MAN Latin America celebra o marco de favorita no País. Com 2.407 emplacamentos, o VW Delivery 8.160 ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *