Ricardo Zonta põe a Shell V-Power na pole em Interlagos

Piloto paranaense foi impecável no quali realizado em condições de pista muito traiçoeiras

A pole position da última etapa da Stock Car em 2018 é da Shell V-Power com Ricardo Zonta. O piloto paranaense foi impecável no quali realizado em condições de pista muito traiçoeiras e vai largar em primeiro na prova de pontuação dobrada que vai definir o campeonato. Foi a terceira vez consecutiva que o ex-piloto de F1 entrou para o Q3, a fase decisiva do treino classificatório.

“O resultado de hoje mostra o quanto conseguimos evoluir o carro nas últimas etapas, desde Londrina sempre classificando entre os seis. Vencemos em Goiânia e aqui com essa pole mostramos que temos o carro perfeito, dando andamento a tudo também para o ano que vem”, explica o piloto. “O ano todo lutamos bastante e agora vamos sair na frente e buscar mais essa vitória para a Shell”

A jornada foi atribulada, uma vez que choveu pouco antes da abertura de box e a direção de prova determinou o uso de pneus de chuva nas duas primeiras partes do treino.

“Vencemos em Goiânia e aqui com essa pole mostramos que temos o carro perfeito”, diz Zonta. Foto: Divulgação

Com seus dois pilotos entre os 15 do campeonato, a Shell V-Power mandou os carros #10 e #51 para a pista no primeiro grupo. Zonta marcou o terceiro tempo na sessão. Átila Abreu precisou fazer três voltas rápidas em sequência e enfrentou dificuldades com a calibragem dos pneus biscoito, terminando em nono no grupo.

Em condições normais, os dois avançariam para o Q2 sem maiores dificuldades com essa performance. Mas a pista secou, favorecendo os competidores do grupo 2.

Assim passaram para a segunda fase do treino dez competidores da parte de baixo da tabela e apenas cinco do top-15. Zonta estava entre eles, com o décimo tempo no compilado do Q1. Átila caiu para 22º, posição da qual vai largar neste domingo às 11h. A corrida tem transmissão da Globo e Sportv.

No Q2, os pilotos do primeiro grupo na fase anterior acabaram favorecidos, pois foram para pista com seus pneus de chuva mais frios. Zonta foi o melhor entre eles, registrando a melhor volta daquela fase do treino e garantindo o direito de ser o último a ir para pista no Q3, quando os carros têm apenas uma chance de volta lançada.

A direção de prova então liberou os times para usar pneus slick, e a Shell V-Power foi impecável para ajustar o carro #10 para as condições de pista seca.

Zonta fez o melhor primeiro trecho, perdeu algum tempo para a marca de Julio Campos no segundo e voltou a cravar o melhor setor da pista na parte final. Registrou a pole sobre o conterrâneo curitibano por 0s005. Foi a primeira pole de Zonta pela Shell V-Power. Há duas semanas, em dupla com Lico Kaesemodel, o ex-piloto de F1 deu à Shell seu primeiro título nos carros, no campeonato de endurance da Porsche Cup.

Deixe uma resposta