Audi Q8 combina o melhor de dois mundos

O SUV é um representante da linguagem de design progressiva que a marca dos quatro anéis apresentou já no novo A8

O novo Audi Q8 foi uma das estrelas que a marca alemã apresentou na 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018, em novembro. O modelo, completamente novo na linha de produtos da marca, combina o melhor de dois mundos – a elegância de um cupê de quatro portas de luxo e a conveniente versatilidade de um SUV de grande porte. O interior com dimensões generosas e compartimento de bagagens variável, sistema operacional de última geração, suspensão tecnológica e sistemas de assistência inteligentes fazem do Q8 uma ótima companhia para negócios ou para prazer. Com o sistema de tração integral permanente quattro e uma altura livre do solo de até 254 milímetros, o SUV-cupê pode seguir sem ressalvas quando o asfalto termina. Fabricado na planta de Bratislava (Eslováquia), o Q8 chega ao mercado brasileiro em 2019.

Versátil, esportivo e elegante

Com 4.986 milímetros de comprimento, 1.995 de largura e 1.705 milímetros de altura, o novo Q8 exala esportividade e prestígio como nenhum outro SUV da marca. Sua linha de teto no estilo cupê aparenta ser muito mais baixa que a do Q7. O carro é 66 milímetros mais curto, mas 27 milímetros mais largo que o “irmão”. A dianteira distinta, o balanço traseiro curto, a altura do solo de até 254 milímetros e as enormes rodas pintam um quadro de dinâmica poderosa.

Com entre-eixos de quase três metros, o Q8 oferece um amplo espaço para cinco ocupantes. O espaço interno excede o de concorrentes diretos em quase todas as dimensões relevantes.

Com seu grande compartimento de bagagens e espaço generoso de armazenamento dividido com bandejas, o Q8 é ideal para longas jornadas. O porta-malas comporta 605 litros e pode ter sua capacidade aumentada para até 1.755 litros com os assentos traseiros rebatidos. Duas bolsas de golfe podem facilmente ser armazenadas no SUV. A tampa traseira pode ser operada eletricamente e há opção disponível de abertura e fechamento por um gesto com o pé.

A nova “cara” da família Q

O Q8 é um representante da linguagem de design progressiva que a Audi apresentou no novo A8. Contornos fortes e superfícies tensas e atléticas se convertem em uma sensação de poder, sofisticação e a dinâmica especial da tração integral nas quatro rodas. O Q8 interpreta essas características de sua própria maneira, como uma fusão entre um elegante cupê de luxo de quatro portas com um SUV de grande porte, e ecoa um ícone da marca: o quattro original.

Com a imponente grade Singleframe com design octogonal, o Q8 é a nova “cara” da família Q. Seis aletas cromadas verticais fazem a grade do radiador parecer ereta e sólida. O spoiler e as grandes entradas de ar com contornos fortes também destacam a aparência agressiva.

Tecnologia de iluminação e design

Para os faróis, os clientes do Q8 podem escolher entre duas versões, ambas com tecnologia de LEDs. De longe, as luzes parecem bem planas. A parte superior integra as luzes de condução diurnas a o farol baixo, entre outras funções. O facho de luz alta é posicionado na parte de baixo, escurecido e deslocado para trás.

As luzes de condução diurna trazem um design tridimensional pela primeira vez. Elas consistem em sete segmentos curtos e dois longos na extremidade dos faróis. Os últimos deslocam o foco visual para o exterior, destacando a largura do Q8. A lanterna tem design tridimensional similar com seus doze segmentos conectados pela faixa de luz que simula a profundidade.

Simplicidade é o novo premium

O display superior MMI sensível ao toque é o elemento central do interior do novo Q8. Com seu painel preto, a aparência quase se dissolve em uma grande e negra superfície quando desligado. Símbolos simples e de fácil compreensão destacam a precisão digital da Audi para o alto nível de integração entre arquitetura e operação – simplicidade substitui a complexidade. Todas as linhas fundamentais são originadas a partir do grande display, por exemplo, a faixa de ventilação contínua com detalhes cromados e uma elegante faixa de alumínio.

O painel de instrumentos fino e as linhas calmas com um forte foco horizontal realçam a impressão de largura transmitida pelo interior do Q8. O estilo interno é deliberadamente limpo e simples. Todos os elementos têm uma conexão lógica e se harmonizam entre si: desde o grande arco que vai das portas dianteiras ao painel de instrumentos até a unidade de operação de luzes. Tudo isso combinado oferece ao interior uma sensação de calma.

Projetado como um corpo geométrico independente, o console do túnel central, com sua área generosa, destaca o caráter robusto do SUV. No escuro, a luz de contorno traça as linhas de design e fornece luz de fundo para o emblema tridimensional a laser quattro acima do porta-luvas – um exemplo de cuidados com os detalhes da Audi.

Alto teor de alumínio e aero acústica sofisticada

Com seu alto nível de rigidez, a carroceria do Q8 fornece a base para o acabamento superior, é excelente para ruídos de fundo e tem dirigibilidade esportiva e precisa. Projetada com o conceito Audi Space Frame, a carroceria contém vários componentes de alumínio superleve e aço moldado quente. Os últimos formam a espinha dorsal de alta resistência do compartimento de passageiros – seu conteúdo na carroceria é de 14,4%. As peças de alumínio fundido compõem 15%, como as torres de suporte da suspensão no compartimento do motor e as peças de conexão entre painéis e peças longitudinais.

O painel lateral, bem como as grandes áreas do piso, as caixas das rodas traseiras e o teto consistem em placas de alumínio, tal como as portas sem moldura, os para-lamas dianteiros e a tampa do bagageiro. Essas peças compõem 23,7% da carroceria. Com um motor 3.0 TFSI sob o capô, o peso em ordem de marcha do Q8 é de 2.270 kg –incluindo a tecnologia híbrida leve com bateria de íon de lítio. A área frontal de 2,84 m2 e o valor cd de 0,34 garantem um arrasto relativamente baixo.

O interior exala uma sensação de calma, graças ao complexo isolamento acústico e à sofisticada aerodinâmica. O para-brisa de camada dupla é de série.

Veículo esportivo off-road

Audi é quattro e quattro é Audi – claro que isso se aplica, particularmente, ao Q8, o SUV de topo da marca. O diferencial central puramente mecânico transfere as forças do eixo dianteiro e traseiro em uma proporção 40:60 como padrão. Quando necessário, transfere a maior parte da força para o eixo com melhor tração.

A suspensão oferece uma contribuição crucial para a dirigibilidade esportiva. Com cinco braços, as suspensões na dianteira e na traseira são feitas de alumínio em sua maior parte. A relação de transmissão da direção progressiva torna-se cada vez mais direta à medida que o ângulo de esterçamento aumenta. Na versão de produção, o Q8 tem rodas de 21 polegadas. Rodas com tamanho até 285/40 R22 estão disponíveis entre as opções. Freios a disco com pinças de alumínio fixas são montados no eixo dianteiro.

3.0 TFSI com tecnologia híbrida leve (MHEV)

O sistema de tração do Q8 é forte e altamente eficiente ao mesmo tempo, graças à nova tecnologia híbrida leve (MHEV). Ela integra uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts. A bateria recarregável fica localizada embaixo do piso do porta-malas e armazena 10 Ah de capacidade elétrica. O SUV pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o motor rápida e confortavelmente. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.

No mercado brasileiro, o SUV será equipado com motor 3.0 TFSI. O propulsor desenvolve 340 cv de potência e torque de 500 Nm. A transmissão tiptronic de oito velocidades oferece trocas de marcha rápidas e suaves. Um amortecedor de vibração torcional, que age com base na velocidade do motor, compensa principalmente as vibrações para permitir uma condução eficiente, mesmo em rotações muito baixas. A ventilação especial permite o uso off-road. Com sua bomba de óleo elétrica, o tiptronic pode engatar a marcha necessária para a partida quando o motor estiver desligado.

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