Audi Q8 combina o melhor de dois mundos

O SUV é um representante da linguagem de design progressiva que a marca dos quatro anéis apresentou já no novo A8

O novo Audi Q8 foi uma das estrelas que a marca alemã apresentou na 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018, em novembro. O modelo, completamente novo na linha de produtos da marca, combina o melhor de dois mundos – a elegância de um cupê de quatro portas de luxo e a conveniente versatilidade de um SUV de grande porte. O interior com dimensões generosas e compartimento de bagagens variável, sistema operacional de última geração, suspensão tecnológica e sistemas de assistência inteligentes fazem do Q8 uma ótima companhia para negócios ou para prazer. Com o sistema de tração integral permanente quattro e uma altura livre do solo de até 254 milímetros, o SUV-cupê pode seguir sem ressalvas quando o asfalto termina. Fabricado na planta de Bratislava (Eslováquia), o Q8 chega ao mercado brasileiro em 2019.

Versátil, esportivo e elegante

Com 4.986 milímetros de comprimento, 1.995 de largura e 1.705 milímetros de altura, o novo Q8 exala esportividade e prestígio como nenhum outro SUV da marca. Sua linha de teto no estilo cupê aparenta ser muito mais baixa que a do Q7. O carro é 66 milímetros mais curto, mas 27 milímetros mais largo que o “irmão”. A dianteira distinta, o balanço traseiro curto, a altura do solo de até 254 milímetros e as enormes rodas pintam um quadro de dinâmica poderosa.

Com entre-eixos de quase três metros, o Q8 oferece um amplo espaço para cinco ocupantes. O espaço interno excede o de concorrentes diretos em quase todas as dimensões relevantes.

Com seu grande compartimento de bagagens e espaço generoso de armazenamento dividido com bandejas, o Q8 é ideal para longas jornadas. O porta-malas comporta 605 litros e pode ter sua capacidade aumentada para até 1.755 litros com os assentos traseiros rebatidos. Duas bolsas de golfe podem facilmente ser armazenadas no SUV. A tampa traseira pode ser operada eletricamente e há opção disponível de abertura e fechamento por um gesto com o pé.

A nova “cara” da família Q

O Q8 é um representante da linguagem de design progressiva que a Audi apresentou no novo A8. Contornos fortes e superfícies tensas e atléticas se convertem em uma sensação de poder, sofisticação e a dinâmica especial da tração integral nas quatro rodas. O Q8 interpreta essas características de sua própria maneira, como uma fusão entre um elegante cupê de luxo de quatro portas com um SUV de grande porte, e ecoa um ícone da marca: o quattro original.

Com a imponente grade Singleframe com design octogonal, o Q8 é a nova “cara” da família Q. Seis aletas cromadas verticais fazem a grade do radiador parecer ereta e sólida. O spoiler e as grandes entradas de ar com contornos fortes também destacam a aparência agressiva.

Tecnologia de iluminação e design

Para os faróis, os clientes do Q8 podem escolher entre duas versões, ambas com tecnologia de LEDs. De longe, as luzes parecem bem planas. A parte superior integra as luzes de condução diurnas a o farol baixo, entre outras funções. O facho de luz alta é posicionado na parte de baixo, escurecido e deslocado para trás.

As luzes de condução diurna trazem um design tridimensional pela primeira vez. Elas consistem em sete segmentos curtos e dois longos na extremidade dos faróis. Os últimos deslocam o foco visual para o exterior, destacando a largura do Q8. A lanterna tem design tridimensional similar com seus doze segmentos conectados pela faixa de luz que simula a profundidade.

Simplicidade é o novo premium

O display superior MMI sensível ao toque é o elemento central do interior do novo Q8. Com seu painel preto, a aparência quase se dissolve em uma grande e negra superfície quando desligado. Símbolos simples e de fácil compreensão destacam a precisão digital da Audi para o alto nível de integração entre arquitetura e operação – simplicidade substitui a complexidade. Todas as linhas fundamentais são originadas a partir do grande display, por exemplo, a faixa de ventilação contínua com detalhes cromados e uma elegante faixa de alumínio.

O painel de instrumentos fino e as linhas calmas com um forte foco horizontal realçam a impressão de largura transmitida pelo interior do Q8. O estilo interno é deliberadamente limpo e simples. Todos os elementos têm uma conexão lógica e se harmonizam entre si: desde o grande arco que vai das portas dianteiras ao painel de instrumentos até a unidade de operação de luzes. Tudo isso combinado oferece ao interior uma sensação de calma.

Projetado como um corpo geométrico independente, o console do túnel central, com sua área generosa, destaca o caráter robusto do SUV. No escuro, a luz de contorno traça as linhas de design e fornece luz de fundo para o emblema tridimensional a laser quattro acima do porta-luvas – um exemplo de cuidados com os detalhes da Audi.

Alto teor de alumínio e aero acústica sofisticada

Com seu alto nível de rigidez, a carroceria do Q8 fornece a base para o acabamento superior, é excelente para ruídos de fundo e tem dirigibilidade esportiva e precisa. Projetada com o conceito Audi Space Frame, a carroceria contém vários componentes de alumínio superleve e aço moldado quente. Os últimos formam a espinha dorsal de alta resistência do compartimento de passageiros – seu conteúdo na carroceria é de 14,4%. As peças de alumínio fundido compõem 15%, como as torres de suporte da suspensão no compartimento do motor e as peças de conexão entre painéis e peças longitudinais.

O painel lateral, bem como as grandes áreas do piso, as caixas das rodas traseiras e o teto consistem em placas de alumínio, tal como as portas sem moldura, os para-lamas dianteiros e a tampa do bagageiro. Essas peças compõem 23,7% da carroceria. Com um motor 3.0 TFSI sob o capô, o peso em ordem de marcha do Q8 é de 2.270 kg –incluindo a tecnologia híbrida leve com bateria de íon de lítio. A área frontal de 2,84 m2 e o valor cd de 0,34 garantem um arrasto relativamente baixo.

O interior exala uma sensação de calma, graças ao complexo isolamento acústico e à sofisticada aerodinâmica. O para-brisa de camada dupla é de série.

Veículo esportivo off-road

Audi é quattro e quattro é Audi – claro que isso se aplica, particularmente, ao Q8, o SUV de topo da marca. O diferencial central puramente mecânico transfere as forças do eixo dianteiro e traseiro em uma proporção 40:60 como padrão. Quando necessário, transfere a maior parte da força para o eixo com melhor tração.

A suspensão oferece uma contribuição crucial para a dirigibilidade esportiva. Com cinco braços, as suspensões na dianteira e na traseira são feitas de alumínio em sua maior parte. A relação de transmissão da direção progressiva torna-se cada vez mais direta à medida que o ângulo de esterçamento aumenta. Na versão de produção, o Q8 tem rodas de 21 polegadas. Rodas com tamanho até 285/40 R22 estão disponíveis entre as opções. Freios a disco com pinças de alumínio fixas são montados no eixo dianteiro.

3.0 TFSI com tecnologia híbrida leve (MHEV)

O sistema de tração do Q8 é forte e altamente eficiente ao mesmo tempo, graças à nova tecnologia híbrida leve (MHEV). Ela integra uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts. A bateria recarregável fica localizada embaixo do piso do porta-malas e armazena 10 Ah de capacidade elétrica. O SUV pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o motor rápida e confortavelmente. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.

No mercado brasileiro, o SUV será equipado com motor 3.0 TFSI. O propulsor desenvolve 340 cv de potência e torque de 500 Nm. A transmissão tiptronic de oito velocidades oferece trocas de marcha rápidas e suaves. Um amortecedor de vibração torcional, que age com base na velocidade do motor, compensa principalmente as vibrações para permitir uma condução eficiente, mesmo em rotações muito baixas. A ventilação especial permite o uso off-road. Com sua bomba de óleo elétrica, o tiptronic pode engatar a marcha necessária para a partida quando o motor estiver desligado.

Leia mais

Novo Audi Q8 já está disponível para encomendas na... Nos mercados europeus, o SUV topo de gama da marca alemã será inicialmente lançado com motor 3.0 TDI, o Q8 50 TDI de 286 cv Combinando o melhor de dois mundos - a elegância de um cupê de quatro portas de luxo e a conveniente versatilidade de um SUV de grande porte - o novo Audi Q8 já pode ser enc...
Mundo Premium | Pena que não vem Linha A, linha Q. Quando você coloca uma dessas letras antes de algum número, é sabido que vem um bom produto da Audi. Com muita sofisticação e, em alguns casos, doses maiores de esportividade que, claro, sequer ousam se aproximar das letras RS. Com essas duas não há como competir, sobretudo na acel...
Audi estreia primeiro SUV com entre-eixos alongado... Versão ampliada é específica para o mercado chinês, onde a marca alemã já oferece três modelos com esta característica: o A4L, o A6L e o A8L Com 4,77 metros de comprimento, o novo Audi Q5L oferece espaço de sobra para cinco pessoas e muita bagagem. Apresentada no Salão do Automóvel de Pequim - qu...
Ainda mais esportivo e versátil: chega a segunda g... O novo SUV da Audi leva para as ruas um perfil mais esportivo. O novo Q5 também se destaca em sua categoria em termos de aerodinâmica A Audi apresenta mais um modelo de sucesso: a segunda geração do Q5. O SUV combina a esportividade dos sedans da marca com versatilidade e um interior altamente fl...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *