Nissan apresenta seu mais novo carro de corrida elétrico

O Nissan Leaf Nismo RC será exibido em corridas do campeonato elétrico de Fórmula E e em salões do automóvel pelo mundo

O novíssimo Nissan Leaf Nismo RC, um carro elétrico de corrida que entrega mais do que o dobro do torque e potência máxima em comparação com seu antecessor, foi revelado em Tóquio. Desenvolvido pela Nismo, braço de competições da Nissan, este carro com know-how tecnológico fez sua estreia oficial no último domingo (02), no Festival Nismo que acontece todos os anos no autódromo Fuji International Speedway, em uma aparição ao lado do novo carro de corrida elétrico de Fórmula E da Nissan.

Com dois motores elétricos, tração nas quatro rodas e carroceria com design reestilizado e mais agressivo, o carro especialmente feito para as competições demonstra como a tecnologia de veículos elétricos da Nissan pode entregar muita potência combinada à silenciosa propulsão zero emissão – um componente-chave da visão de Mobilidade Inteligente da Nissan. O modelo é equipado com uma tecnologia avançada de bateria e componentes de transmissão do Nissan Leaf, o carro elétrico campeão de vendas em todo o mundo.

“O novíssimo Leaf Nismo RC mostra como estamos elevando nosso patamar ainda mais alto no que diz respeito à performance e força bruta – fazendo com que os veículos elétricos sejam ainda mais empolgantes para os clientes”, comentou Daniele Schillaci, diretor mundial de marketing, vendas e veículos elétricos na Nissan. “Esta é nossa expressão mais eletrizante já feita da filosofia de Mobilidade Inteligente da Nissan”. A Nissan pretende produzir seis unidades do novíssimo Leaf Nismo RC, para que os fãs de todo o mundo possam vivenciar a experiência da potência e empolgação que o modelo entrega, em primeira mão.

Potência elétrica

Para propulsionar o novíssimo Leaf Nismo RC, foram colocados dois motores elétricos em posições opostas no chassi. Os motores entregam um total de 250 kW (120 kW cada um) e impressionantes 640 Nm de torque instantâneo para as quatro rodas. Assim, o veículo entrega mais do que o dobro de torque e potência máxima em comparação com o Leaf Nismo RC anterior, que foi lançado em 2011. A tecnologia de transmissão – compartilhada com o novo Nissan Leaf – inclui inversores e a bateria de íons de lítio de alta capacidade.

Um novo sistema de tração nas quatro rodas dá ao Leaf Nismo RC capacidades impressionantes nas curvas. A potência é gerenciada de forma independente para cada eixo, fornecendo torque instantâneo ao pneu que apresenta maior aderência, para que o carro possa ser pilotado de forma rápida e eficiente em circuito. Assim como no modelo anterior, o equilíbrio do peso do chassi foi otimizado pela localização da bateria no centro da carroceria, com os inversores e motores elétricos posicionados de forma otimizada sobre os pneus dianteiros e traseiros.

O Leaf Nismo RC apresenta uma série de componentes mais leves e uma estrutura monocoque de fibra de carbono de competição, permitindo que ele tenha um peso de apenas 1.220 kg. Já a relação peso-potência resulta em uma performance impressionante de 0-100 km/h em apenas 3,4 segundos, ou seja, 50% mais rápido do que o modelo anterior.

Pronto para as corridas

Apesar de o design do novíssimo Leaf Nismo RC ser em grande parte baseado no Leaf Nismo RC original, o modelo exibe um visual bem mais agressivo. O capô alongado e a grade V-motion característica da Nissan destacam a frente totalmente reestilizada. Já as combinações em prata e preto exibida pela carroceria com realces na cor vermelho Nismo – semelhante ao carro de Fórmula E da Nissan – fazem com que o Leaf Nismo RC pareça estar sempre em movimento, mesmo quando está parado na linha de largada.

A carroceria de três volumes inclui partes removíveis na frente e na traseira, janelas fixas, faróis dianteiros e lanternas traseiras em LED, além de um spoiler traseiro ajustável para potencializar a força descendente exercida sobre o asfalto.

O modelo é ligeiramente mais comprido que seu antecessor, com um comprimento total de 4,545 mm e uma distância entre eixos de 2.750 mm. O Nissan Leaf Nismo RC tem uma boa aderência ao solo, com um formato que parece cortar o vento com apenas 1,212 mm do teto à pista – o que corresponde a mais de 300 mm a menos em comparação com o Nissan Leaf de produção em série.

Exibições do Leaf Nismo RC

O novíssimo Nissan Leaf Nismo RC será exibido em corridas do campeonato elétrico de Fórmula E e em grandes eventos e salões do automóvel pelo mundo.

Leia mais

Nissan apresenta versão conversível do novo Nissan... A nova geração do modelo elétrico trouxe maior autonomia e tecnologias avançadas do pilar Nissan Intelligent Mobility, como o e-Pedal A Nissan apresentou, em Tóquio, o novo LEAF Open Car, versão conversível do carro elétrico mais vendido do mundo. O protótipo foi exibido durante um fórum de emiss...
O Farroupilha – Salão do Automóvel eletrific... A Coluna Autos Giros do nosso editor Daniel Jacques nesta semana foi especial sobre as três principais novidades elétricas do Salão do Automóvel de São Paulo 2018.
Salão do Automóvel eletrificado A era dos veículos elétricos começou no Brasil. Uma onda que vem tomando conta do mundo mas que ainda estava tímida por aqui finalmente chegou com os três modelos zero emissão apresentados no Salão do Automóvel de São Paulo, que fecha suas portas no próximo domingo (18). Renault Zoe: Já dispo...
Nissan inicia sua história na Fórmula E Sébastien Buemi, campeão da temporada 2015-2016 da Fórmula E, e Alex Albon vão pilotar os carros da equipe Nissan e.dams A Nissan fará sua estreia oficial nas pistas e iniciará uma nova parceria com a Royal Dutch Shell PLC nesta semana, durante os testes de pré-temporada do campeonato 100% elétri...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *