Yamaha Lander ABS ganha robustez e conforto em duas rodas

Graças a sua agilidade e versatilidade, a nova Yamaha é uma moto perfeita para o “off-road urbano” do dia a dia

A Yamaha está lançando nova geração da Lander ABS. A nova moto chega com novo design, mais segurança e mais conforto. E sem abrir mão de seu DNA, que é a agilidade, economia e durabilidade.

O conceito desta nova geração nasceu do resultado de pesquisas com potenciais clientes da categoria sobre as possibilidades de melhoria no modelo. E os questionamentos que mais se destacaram foram: -“E se ela tivesse o visual robusto da XT660?”; -“E se ela mantivesse sua agilidade e DNA off road?”; – “E se ela tivesse o conforto da Ténéré 250?”.

Foi exatamente para atender a estes questionamento que nasceu a nova Lander ABS.

Visual dinâmico e leve

O design é inspirado no conceito de movimento dinâmico, que traz agilidade e leveza. É robusto e agressivo, com dianteira marcante e tanque imponente, remetendo à XT660R. Essa inspiração na icônica big trail fica evidente em detalhes como o conjunto formado pelo para-lama dianteiro, carenagem que envolve o farol e os protetores dos amortecedores, e também as abas do tanque.

O modelo passou também a incorporar qualidades de sua irmã Ténéré 250. Conta agora com um confortável assento, em dois níveis, mais largo e ergonômico, promovendo um melhor encaixe do condutor à motocicleta e mais eficiência na acomodação do garupa, que também passa a contar com alças de apoio em alumínio. Outra qualidade dá-se pela maior autonomia do tanque de combustível, que aumenta sua capacidade de 11 para 13,6 litros e passa a contar com tampa estilo aviação.

Luzes Full LED e novo painel digital

As novidades da nova Lander ABS não param por aí. Ela é equipada com luz de posição e tanto a lanterna quanto o farol, passam a ser em FULL LED, enquanto o painel digital está ainda mais completo, agora com indicadores de consumo médio e instantâneo.

Para quem gosta de encarar as estradas, a Yamaha criou o Kit Touring para nova Lander ABS. Vendido na rede de concessionários, ele contará com acessórios como bagageiro, bauletos com duas opções de tamanho – 33 e 35 litros –, e ainda protetor lateral do motor e para-brisa.

A Yamaha Lander ABS terá três opções de cores. Azul (Competition Blue), Branco (Sports White) e Preto (Black Eclipse), e estará disponível nos Concessionários Yamaha na segunda quinzena de janeiro de 2019. Seu preço competitivo só será divulgado neste período.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Trail para o off-road do dia a dia

Graças a sua agilidade e versatilidade, a nova Yamaha é uma moto perfeita para o “off-road urbano” do dia a dia, podendo ser utilizada para locomoção até o trabalho, para o lazer e em pequenas viagens por estradas ou por caminhos de terra.

Chassis – Parte do mérito do ótimo comportamento dinâmico da Lander se deve ao seu chassi, que na nova geração recebeu mudanças para acomodar o novo tanque de combustível e o assento em dois níveis.

Todo fabricado em aço, o chassi da nova trail de 250cc da Yamaha combina a dupla trave superior com o berço semi-duplo, por isso é resistente e capaz de resistir a torções que incidem diretamente no comportamento da motocicleta. Na prática, essa característica pode ser notada em sua grande agilidade e facilidade de condução, que lhe permite mudar de trajetória com notável rapidez e, o mais importante, de forma firme e estável – qualidades imprescindíveis para uma motocicleta segura… e divertida!

Suspensões – Outros componentes responsáveis pela invejável agilidade, estabilidade e também pelo conforto da nova Yamaha, são as suspensões. Elas são robustas e garantem suavidade no funcionamento, filtrando com eficiência as irregularidades do piso.

Na dianteira, os tubos internos têm 41mm de diâmetro e o longo curso de 220 mm. Já na traseira, o sistema Monocross com link, amortecedor único a gás e ajustável na compressão da mola, tem curso de 204 mm.

Rodas e pneus – As rodas da nova Lander tem diâmetro de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira. Elas são calçadas pelos pneus Metzeler Tourance nas medidas 80/90-21 na dianteira, e 120/80-18 na traseira, capazes de garantir um surpreendente desempenho no asfalto e uma boa aderência na terra.

Freios – O sistema de freios que equipa a nova Yamaha, é composto por um disco de 245mm e uma pinça de duplo pistão na frente, e um disco de 203mm e pinça simples na traseira. Eles garantem frenagens seguras e em curtos espaços.

Nesse quesito, a grande novidade é a adoção do sistema ABS – Anti-lock Bracking System – como item de série. Presente na roda dianteira, ele impede o seu travamento em condições de baixa aderência de piso, como em dias de chuva ou mesmo frente a frenagens bruscas de emergência, garantindo, portanto, ainda mais segurança na condução.

Farol e lanterna – A utilização de farol móvel que acompanha o movimento do guidão e lanterna traseira inteiramente em LED também são pontos a favor da segurança. Além de conferirem mais modernidade e menor consumo de energia à nova Lander ABS, eles também proporcionam maior eficiência na iluminação.

Painel – Totalmente digital e com iluminação em LED, o painel da nova Lander oferece boa leitura em qualquer situação. Nele, o destaque fica por conta dos novos indicadores de consumo instantâneo e média de consumo – bastante úteis emc viagens e também no uso diário. Outras funções disponíveis são o velocímetro, o hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2) e “Fuel Trip” (que indica a quilometragem rodada na reserva), relógio, tacômetro de fácil leitura e também as luzes indicadoras de piscas, farol alto, neutro e alerta de motor e do sistema Blueflex.

Motor – O principal responsável por dar a Lander ABS – e também na Fazer 250 – a sua fama de resistente e econômica é inegavelmente o seu motor. O monocilíndrico, de arrefecimento misto – já que conta com o auxílio de um radiador de óleo – tem a capacidade de 249,5 cm³ e é do tipo SOHC (Single Over Head Camshaft), utilizando duas válvulas acionadas por comando simples no cabeçote.

O motivo de tanta robustez se dá não só ao seu projeto consolidado deste motor. Merece destaque toda tecnologia empregada em sua construção, que utiliza componentes nobres como pistão em alumínio forjado e cilindro revestido de níquel fósforo, material este similar ao de motos de competição, que diminui o atrito e dispersa o calor com mais eficiência.

Nele, o acionamento do câmbio de 5 marchas é suave e seus engates precisos. Sua transmissão secundária é feita por corrente, com coroa e pinhão de 13 e 40 dentes respectivamente. A embreagem, do tipo multidisco em banho de óleo, também prima pela maciez no funcionamento.

Motorização flex de 20,7 cv

A Lander ABS é dotada do sistema Blueflex, que permite abastecimento com gasolina ou etanol. Quando abastecida com gasolina, a potência máxima gerada é de 20,7 cv e de 20,9 cv em caso de o motor ser alimentado com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. O torque, por sua vez é de 2,1 kgf.m, tanto abastecido com etanol quanto por gasolina, ambos alcançados a 6.500 giros.

Outra vantagem da nova Lander, é que ela já sai de fábrica com lubrificante de última geração, o Yamalube semissintético SAE 10W 40 API SL.

Leia mais

Yamaha forma instrutores com foco em scooters O objetivo da Yamaha é disseminar conceitos fundamentais de pilotagem do segmento que mais cresce no setor de duas rodas. Os scooters conquistam o público pela praticidade e facilidade na condução. Os scooters, como NMax 160 ABS e Neo 125, tem suas peculiaridades, como ausência de embreagem, câmb...
Khezam vence primeira etapa do Brasileiro de Rally... O piloto paulista Rodrigo Khezam foi o melhor na categoria nacional nos dois dias de competição do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, disputados em Conceição do Mato Dentro (MG). Na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, realizado no fim-de-semana de 10 e 11 de março, Rodrigo Kh...
Yamaha leva primeira etapa de Enduro de Regularida... Na etapa de abertura da categoria nacional do Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade, que aconteceu neste fim de semana em São Francisco de Paula, RS, a Yamaha levou a melhor e garantiu o topo do pódio com Fábio Coelho Amaral e sua TT-R 230F. O ano de 2018 do Brasileiro de Enduro de Regu...
Yamaha estará na Feira e Conferência Internacional... Yamaha apresenta na 15ª edição da ISC (Feira e Conferência Internacional de Segurança) as melhores soluções para o setor de segurança Em evento voltado ao setor de segurança, a Yamaha promete levar condições especiais de venda direta. Garantindo o melhor custo benefício através da linha de peças ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *