Hamilton vence tranquilamente e Alonso se despede da F-1 em Abu Dhabi

Hamilton vence tranquilamente e Alonso se despede da F-1 em Abu Dhabi. Foto: F1/Twitter

Pentacampeão venceu sem sustos o GP de Abu Dhabi, etapa de encerramento da temporada 2018 da Fórmula 1. Prova marcou despedida de Fernando Alonso da categoria

Leticia Senna

Assim como aconteceu em quase toda a temporada, 2018 encerrou 2018 sem novidades: com a vitória de Lewis Hamilton O pentacampeão mundial venceu mais uma corrida. Desta vez, o britânico da Mercedes faturou o GP de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), realizado neste domingo (25) no circuito de Yas Marina.

Com o resultado, Hamilton conquistou seu 11º triunfo no ano – foi a 73ª vitória na carreira dele – para fechar o ano com chave de ouro. O britânico de 33 anos já havia faturado o penta no GP do México.

O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, finalizou em segundo, com Max Verstappen, da Red Bull, completando o pódio. Mais uma vez, o jovem holandês protagonizou disputas duras na pista. No início da prova, o embate com Esteban Ocon, começado no GP do Brasil, continuou, quando Verstappen deu um chega para lá no francês da Force India, mas sem grandes consequências além da ultrapassagem.

Depois, assim como acontecera com Vettel pouco antes, Verstappen aproveitou-se de erro do finlandês Valtteri Bottas para chegar ao pódio. O piloto do carro da Mercedes #77 também foi ultrapassado pelo australiano Daniel Ricciardo – que se despediu da Red Bull para atuar na Renault em 2019 – e recebeu a bandeirada em quinto.

Dos top 5, apenas Kimi Räikkönen não completou a corrida. O finlandês da Ferrari teve problemas elétricos no carro e abandonou a prova na sétima volta.

O melhor do resto foi o espanhol Carlos Sainz Jr., que finalizou a etapa de encerramento da F-1 em 2018 na sexta posição. Charles Leclerc (Sauber), Sergio Pérez (Racing Point force India), Romain Grosjean e Kevin Magnussen (Haas) completaram o top 10.

Hamilton vence tranquilamente e Alonso se despede da F-1 em Abu Dhabi. Foto: F1/Twitter

Nico Hülkenberg viu o mundo de cabeça para baixo. Foto: F1/Twitter

Ao contrário do companheiro de Renault, Carlos Sainz, Nico Hülkenberg, não teve a mesma sorte. Em disputa com Grosjean na primeira volta, o alemão bateu no pneu dianteiro esquerdo do francês na curva 9, seu Renault #27 foi catapultado, capotou duas vezes antes de parar de cabeça para baixo na barreira externa e o carro foi brevemente incendiado. O piloto não se machucou, mas teve de aguardar os fiscais desvirarem o carro para sair.

Após a prova, o alemão disse não ter visto Grosjean dentro da curva antes da colisão. Os comissários da prova consideraram o o incidente como “de corrida”.

Alonso despede-se da Fórmula 1 perto da zona de pontuação

Fernando Alonso fez, neste domingo, sua derradeira corrida após 18 temporadas na Fórmula 1. O bicampeão mundial de 2005 e 2006 sofreu novamente com o pífio desempenho da McLaren e beirou a zona de pontuação, porém teve de se contentar com o 11º posto. O espanhol ainda foi punido em 5s por exceder os limites da pista após cortar a chicane da reta oposta.

Hamilton vence tranquilamente e Alonso se despede da F-1 em Abu Dhabi. Foto: McLaren/Twitter

Despedida: Alonso faz zerinhos após a prova para deleite da galera. Foto: McLaren/Twitter

Depois da prova, Alonso foi homenageado pelo campeão Hamilton e pelo vice Vettel, que fizeram ‘zerinhos’ para o público nas arquibancadas. O espanhol ainda foi escolhido o piloto do dia pelos fãs da F-1 no site oficial da categoria.

A temporada 2019 da Fórmula 1 começará no dia 17 de março em Melbourne, na Austrália.

Resultado final – GP de Abu Dhabi

Hamilton vence tranquilamente e Alonso se despede da F-1 em Abu Dhabi. Foto: Reprodução/Twitter

Mundial de Pilotos 2018 – F-1

  1. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes) – 408 pontos
  2. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) – 320
  3. Kimi Räikkönen (FIN/Ferrrari) – 251
  4. Max Verstappen (HOL/Red Bull-Renault) – 249
  5. Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) – 247
  6. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) – 170
  7. Nico Hülkenberg (ALE/Renault) – 69
  8. Sergio Pérez (MEX/Racing Point Force India-Mercedes) – 62
  9. Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari) – 56
  10. Carlos Sainz Jr. (ESP/Renault) – 53
  11. Fernando Alonso (ESP/McLaren-Renault) – 50
  12. Esteban Ocon (FRA/Racing Point Force India-Mercedes) – 49
  13. Charles Leclerc (MON/Sauber-Ferrari) – 39
  14. Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari) – 37
  15. Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso-Honda) – 29
  16. Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren-Renault) – 12
  17. Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) – 9
  18. Lance Stroll (CAN/Williams-Mercedes) – 6
  19. Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso-Honda) – 4
  20. Sergey Sirotkin (RUS/Williams-Mercedes) – 1

Leia mais

Bottas passeia e fecha campeonato com vitória no G... Em corrida morna, Valtteri Bottas vence GP de Abu Dhabi de ponta a ponta. Felipe Massa, o 10º, é cumprimentado por dupla da Mercedes após a prova em sua despedida Após garantir a pole position para o GP de Abu Dhabi, Valtteri Bottas havia prometido que não repetiria o que fez em Interlagos, quand...
Hamilton sai na frente no GP de Abu Dhabi Pentacampeão conquista a 11ª pole position na temporada 2018 da Fórmula 1 e larga pela 83ª vez na posição de honra do grid em sua carreira Nem parecia que Lewis Hamilton já havia conquistado o título da Fórmula 1 deste ano. O britânico da Mercedes comemorou muito a conquista da pole position do G...
Vettel ultrapassa Hamilton na primeira volta e fat... Com pista seca, alemão confirma favoritismo da Ferrari na veloz pista de Spa-Francorchamps e vence pela 52ª vez na carreira. Etapa belga é marcada por acidente logo após a largada em que carro de Alonso decola Leticia Senna Desta vez sem chuva para atrapalhar, Sebastian Vettel ultrapassou Lewis Ha...
Daniel Ricciardo bate recorde e lidera testes em B... Não teve para ninguém. Australiano Daniel Ricciardo colocou a Red Bull na frente nos testes da pré-temporada da F-1 em Barcelona (Espanha). Com direito ainda a bater recorde extraoficial da pista que durava desde 2008 Daniel Ricciardo e a Red Bull foram as grandes atrações desta quarta-feira (07...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *