JAC T50 “muda completamente” para se tornar um SUV inédito

“Nova geração” do SUV T5 traz mudanças visuais, de equipamentos e motorização para se tornar uma opção ainda melhor no segmento

Daniel Jacques

A JAC Motors segue sua série de lançamentos no mercado brasileiro com a chegada do novo T50. O Autos Giros esteve em São Paulo para participar do lançamento do novo SUV T50. Definido pela própria montadora como um “facelift à chinesa” a nova geração do T5 vem equipado com motor 1.6 16V a gasolina de 138 cavalos de potência e 17,1 kgfm de torque e transmissão automática tipo CVT. A marca também anunciou as próximas novidades que trará ao mercado brasileiro.

Primeiro vamos falar sobre o novo SUV. É importante ressaltar que o que se considera facelift na China é uma mudança completa, com exceção da plataforma. Na frente, nova grade, novos faróis, novo capô e farol de neblina com cornering light. Na lateral, novas rodas, novos retrovisores rebatíveis, novas suspensões e novo desenho com acabamentos cromados. Na traseira, faróis menores, novas lanternas e mais detalhes cromados.

Interior redesenhado, muito conforto e ótima dirigibilidade

As mudanças seguem no interior totalmente redesenhado. Para se ter uma ideia, apenas a maçaneta das portas e o cinzeiro são os mesmos, o resto todo é diferente. O volante multifuncional traz os todos comandos tradicionais, mas ao esticar de um braço o motorista controla totalmente o veículo, inclusive o sistema multimídia e o ar-condicionado digital e automático. O T50 conta também com sistema keyless – que permite ligar o carro sem o uso da chave -, botão start-stop e sistema start-stop do motor, que desliga sozinho ao parar no trânsito para economizar combustível.

Com preços a partir de R$ 83.990 (Pack 2, e R$ 87.990 no Pack 3), o JAC T50 oferece um nível de equipamentos de série superior à grande maioria de seus concorrentes. Entre os itens presentes já no Pack 2 estão sistema de direção elétrica progressiva, freios ABS, banco traseiro com encosto de cabeça e cintos de segurança de três pontos para três passageiros. O Pack 3 inclui ainda câmera 360 graus, câmera frontal, câmera de ré, sensores de estacionamento e crepuscular, luzes diurnas em LED, cruise control, sistema multimídia com tela de oito polegadas compatível com Android Auto e Apple Carplay, entre outros. No quesito segurança, o SUV chinês traz controle de estabilidade e tração, auxiliar de partida em rampa e sistema de monitoramento da pressão dos pneus.

Um utilitário esportivo para a família

O 21º lançamento da montadora chinesa no mercado brasileiro mostra uma marca bem mais madura e ousada do que há não muito tempo atrás, e seus carros acompanham esta evolução. O design externo do T50 agrada bastante, e o interior está bastante harmonioso, além de ter bom espaço interno tanto para motorista quanto passageiros, inclusive no banco de trás e com um porta-malas de 600 litros de capacidade.

O teste foi de São Paulo (SP) a Campinas (SP) e retorno, num trecho de aproximadamente 230 quilômetros. No primeiro trecho, no banco traseiro, o conforto e o isolamento acústico do carro foram os principais destaques. No quesito dirigibilidade, o SUV se mostrou muito confortável no trânsito da maior cidade do país, e bastante suave na estrada. Mecanicamente o carro responde muito bem, tanto rodas como suspensão ou freios. O “mais potente motor aspirado no mercado brasileiro”, como foi apresentado, se mostrou forte quase todo o tempo, mas poderia ser um pouco mais ágil no aumento de velocidade em acelerações mais fortes.

A evolução contínua continuará

JAC E40

No geral, o JAC T50 mostra que a marca chinesa segue evoluindo. Outra prova disso é que ela vem crescendo no país. Em 2018 ela registrou um aumento de 21% nas suas vendas por aqui, enquanto o resultado geral do mercado está em 14%. A relação entre nível de equipamentos e preço é bastante vantajosa, mesmo contra as versões mais vendidas dos líderes de mercado como os modelos japoneses.

E a evolução continuará, pois foi confirmada também a chegada para breve do T80 (SUV de sete lugares) e da esperada picape da marca, ainda para 2019. Além disso, a JAC deve trazer ainda em 2019 o E40, seu primeiro modelo 100% elétrico em terras tupiniquins.

Deixe uma resposta