Novo Volkswagen Jetta traz tecnologia e conforto em um novo patamar

Com preços a partir de R$ 109.990, o sedã chega maior, mais conectado, com mais espaço interno e em duas versões

O novo Volkswagen Jetta está começando a ganhar as ruas do Brasil. E ele estreia uma série de recursos inéditos, como iluminação ambiente da cabine, faróis e lanternas de LED, novas proporções de carroceria, linhas de estilo marcantes e acabamento interno premium. Em sua sétima geração, o sedã é baseado na Estratégia Modular MQB, oferecendo design mais arrojado, excelente aproveitamento de espaço interno e tecnologias de classes superiores. É um sedã que ultrapassa os limites de seu segmento.

Produzido em Puebla, no México, o novo Jetta chega ao mercado brasileiro neste mês nas versões Comfortline 250 TSI e R-Line 250 TSI. Em ambas, a motorização utilizada é a 1.4 TSI Total Flex (de até 150 cv e 250 Nm de troque), associada à transmissão automática de seis marchas.

O Novo Jetta é baseado na Estratégia Modular MQB, o que permitiu que os projetistas criassem um veículo totalmente diferente em comparação à geração anterior. Linhas dinâmicas e superfícies bem nítidas dão ao Novo Jetta uma aparência elegante e esportiva. A queda acentuada das linhas na coluna “C” mostra um perfil bem moderno, com ares de cupê.

Um carro que cresceu em todas as direções

Comparado com a geração anterior, o Novo Jetta cresce em todas as direções. É mais longo, largo e alto. As proporções exteriores aumentadas significam também mais espaço interno. O Novo Jetta mede 4.702 milímetros (mm) de comprimento – 43 mm maior do que a geração anterior. A largura (sem os espelhos retrovisores) é de 1.799 mm (+21 mm) e a altura é de 1.474 mm (+1 mm). O que mais chama a atenção é o entre-eixos de 2.688 mm.

Do lado de fora, o Novo Jetta traz o DNA de Design da Volkswagen, com traços “limpos”, modernos. A combinação de uma grande grade dianteira e linhas definidas, com a adição de cromados e iluminação LED conferem sofisticação ao sedã. A grade trapezoidal é composta por quatro barras cromadas, duas das quais fluem para as caixas dos faróis, onde os LEDs captam as linhas e as conectam para um efeito diferenciado. Destaque também para o capô, que traz seis linhas de caráter.

A silhueta do carro é marcada por suas superfícies bem definidas e amplas janelas.  Sob a linha de ombro, no nível das maçanetas, há um vinco que funciona como um rebaixo. Sua superfície afunila na parte traseira, ligeiramente em forma de flecha. As caixas de roda também colaboram para transmitir imponência.

Outros fatores que contribuem significativamente para a aparência esportiva são os balanços dianteiro e traseiro do Novo Jetta. Mesmo mais comprido do que a geração anterior, o novo sedã conta com 896 mm de balanço dianteiro (distância em linha reta do centro das rodas dianteiras até a extremidade do para-choque frontal), isto é, 10 mm a menos. Na parte de trás ocorreu o inverso, o balanço traseiro do Novo Jetta cresceu 16 mm, totalizando agora 1.118 mm. O porta-malas manteve os 510 litros de capacidade e é um dos maiores do segmento.

O estilo da seção traseira é definido pelos traços que vão da tampa do porta-malas e se estendem até a linha de ombro, formando uma terminação aerodinâmica da tampa do porta-malas. O defletor (spoiler), que é integrado ao design da tampa do porta-malas, conecta-se com as linhas das extremidades das laterais, enfatizando a largura do sedã. Essa largura também é evidenciada pelas linhas das lanternas traseiras de LED, que conferem ao Novo Jetta uma identidade visual noturna única. Com foco na sofisticação, a parte inferior do para-choque conta com detalhes cromados.

Interior mais amplo e sofisticado

O interior é todo novo, proporcionando maior conforto e, ao mesmo tempo, aparência mais sofisticada. O Novo Jetta tem mais espaço para a cabeça e ombro do que a geração anterior. O cockpit é um ambiente focado no motorista. Os instrumentos e o sistema de infotainment são orientados de forma horizontal e proporcionam fácil leitura.

O Novo Jetta traz novas cores de tecido e acabamentos de porta. Por falar nisso, o acabamento do painel soft touch traz materiais de alta qualidade. Há esmero em cada detalhe. Na parte de trás, o capricho no acabamento segue o padrão dos modelos importados da marca, com destaque para a altura mais elevada das janelas, o que privilegia a privacidade no interior e, ao mesmo tempo, dá maior sensação de conforto aos ocupantes do veículo.

Falando em bem-estar a bordo, o Novo Jetta oferece uma das maiores áreas para as pernas dos passageiros traseiros em sua categoria.

Esportividade e elegância

O Jetta R-Line leva o estilo esportivo do sedã um passo adiante. O visual frontal é marcado pelas grades em preto brilhante. O logo R-Line aparece na grade frontal e nos para-lamas dianteiros. Na lateral o conjunto R-Line é composto por rodas de 17” estilo “Viper” e espelhos retrovisores pintados em preto. O teto do Novo Jetta R-Line também é pintado de preto.

Seguindo a proposta do exterior, a cabine traz ambientação escura, com o teto e as colunas forrados em preto. Harmoniza com a proposta o acabamento acinzentado dos apliques estilo “Fishbone” utilizados no painel e nas laterais de porta. O volante é exclusivo, com base achatada e logotipo alusivo à versão. Na traseira, o destaque fica com os detalhes cromados na parte inferior do para-choque.

Versão “de entrada”, o novo Jetta Comfortline 250 TSI, por sua vez, traz de série itens muito valorizados pelos consumidores. Pra começar ele conta com ar-condicionado “Climatronic” com regulagem digital de temperatura para motorista e passageiro (duas zonas), luzes de condução diurna (DRL) em LED, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), Bloqueio Eletrônico do Diferencial, sistema Start/Stop e Função de Frenagem de Manobra (RBF).

Complementam o conjunto freio de estacionamento eletromecânico (com acionamento por botão), assistente de partida em subidas, vidros, travas e retrovisores externos com acionamento elétrico e volante multifuncional e bancos revestidos de couro. Também é de série o sistema de infotainment “Discover Media” com tela de 8”, que permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink) e oferece navegação integrada.

Esta versão traz ainda rodas de 17 polegadas estilo “Polanko” com pneus 205/55 R17, câmera traseira para auxílio ao estacionamento, sistema Kessy (chave presencial para abertura e fechamento das portas e acionamento do motor por meio de botão) e espelho retrovisor interno eletrocrômico. O modelo conta, também de série, com o sistema de seleção do perfil de condução e iluminação ambiente ajustável em 10 tonalidades.

Tecnologia e praticidade

O recurso de Seleção do Modo de Direção inclui quatro opções: “Eco”, que privilegia a economia de combustível, “Normal”, que mantém os ajustes de fábrica, “Sport”, para uma condução mais esportiva, e “Individual”, no qual é possível ajustar os parâmetros de direção, transmissão e outros assistentes de condução da forma que o condutor preferir.

O sistema de iluminação ambiente de LED permite escolher entre 10 opções de cor. Coordenado com o recurso de Seleção do Modo de Direção, o sistema fornece luz branca indireta no perfil “Normal”, luz vermelha no perfil “Esporte” e luz azul no perfil “Eco”. O motorista pode definir qualquer uma das 10 cores usando o modo manual ou “Individual”.

Além do visual exclusivo e de todos os equipamentos da versão Comfortline, o Novo Jetta R-Line 250 TSI tem como itens de série o Active Info Display (painel digital programável), controlador automático de velocidade (ACC), Front Assist com função City Emergency Brake, Detector de Fadiga, Sistema de Frenagem Pós-Colisão e regulagem automática do farol alto (FLA).

O teto solar panorâmico abrange mais da metade da área do teto do Novo Jetta. Opcional para as versões R-Line e Comfortline, esse equipamento conta, ainda, com uma tela de vidro entre o para-brisa e o teto solar, aumentando a área envidraçada do teto.

Conectividade de última geração

O Novo Jetta chega conectado em todas as versões. O sedã fabricado no México traz sistemas de infotainment avançados, com telas sensíveis ao toque MIB II da Volkswagen. Essa tecnologia conta com monitores que utilizam um sensor de toque capacitivo (como na tecnologia de um smartphone ou um tablet, por exemplo) em vez das telas sensíveis ao toque mais comuns que exigem pressão. O resultado é um funcionamento muito mais intuitivo e preciso para o usuário.

“Discover Media”. Equipamento de série a para as configurações Comfortline e R-Line, o sistema Discover Media permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Com tela colorida sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas com sensor de aproximação, oferece várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico.

Permite conexão Bluetooth para até dois celulares e traz também os recursos de comando de voz e navegação integrados, que se destacam pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável.

Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”. O “Discover Media” inclui, ainda, o sistema Think Blue Trainer, que auxilia na condução mais econômica, dando dicas ao motorista.

Conjunto mecânico: desempenho, conforto e economia

O Novo Jetta chega ao mercado brasileiro oferecido exclusivamente com o motor 1.4 TSI Total Flex e transmissão automática de seis marchas (com conversor de torque) com função Tiptronic.

O motor 1.4 TSI é produzido pela Volkswagen na Fábrica de São Carlos (SP) e desenvolve potência máxima de 150 cv (etanol ou gasolina) a 5.000 rpm. Seu torque máximo, de 250 Nm (25,5 kgfm), surge a apenas 1.400 rpm e se mantém plano até 3.500 rpm, com gasolina ou etanol.

A manutenção do alto torque em baixas rotações significa maior sensação de performance para o motorista, respostas rápidas aos comandos do acelerador e segurança em retomadas de velocidade e ultrapassagens. Resumindo: mais prazer ao dirigir.

Com esse conjunto mecânico, o Novo Jetta alia desempenho, conforto e economia de combustível. O sedã Volkswagen acelera de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos e tem velocidade máxima de 210 km/h, independentemente do combustível.

Vale ressaltar o sistema Start/Stop de série em todas as versões do modelo. Essa tecnologia desliga o motor durante a marcha lenta quando o pedal do freio é pressionado (por exemplo, quando se espera no sinal vermelho). Quando o pedal do freio é liberado, o motor reinicia sem problemas. Isso se traduz em maior economia de combustível, especialmente no trânsito urbano.

Segurança superior em um carro totalmente renovado

O Novo Jetta é equipado de série com sistemas ISOFIX®. Além disso, o indicador de status do cinto de segurança no instrumento combinado informa se o condutor e o passageiro do banco dianteiro estão com os cintos de segurança afivelados. Há também um lembrete sonoro de afivelar os cintos de segurança para os assentos dianteiros. No banco traseiro há cintos de segurança retráteis de três pontos (inclusive para o passageiro central) e três apoios de cabeça para os ocupantes.

O modelo oferece uma série de importantes recursos de segurança, tais como BSW (Bremsscheibewischer – Limpeza Automática dos Discos de Freio); ACC (Controlador adaptativo de distância e velocidade); Front Assist (Sistema de monitoramento frontal) com City Emergency Braking; Função de Frenagem de manobra (RBF); Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (Automatic Post-Collision Braking System); Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC); XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial); HHC (Hill Hold Control); Detector de fadiga e FLA – Front Light Assist (Assistente de luz para farol alto);

O Novo Jetta é oferecido em seis opções de cor: três sólidas (Branco Puro, Preto Ninja e Vermelho Tornado), duas metálicas (Prata Snow e Cinza Platinum) e uma perolizada (Preto Mystic). O modelo conta com três anos de garantia de fábrica, sem limite de quilometragem, e tem as três primeiras revisões gratuitas.

O Volkswagen Jetta Comfortline 250 TSI tem preços a partir de de R$ 109.990, enquanto a topo de linha R-Line inicia em R$ 119.990.

Leia mais

Volkswagen Gol e Voyage ganham câmbio automático d... Com as novas versões, linha 2019 dos compactos da marca oferece três opções de motor e duas de câmbio: 1.0 e 1.6 com transmissão manual de cinco marchas e 1.6 MSI com transmissão automática A Volkswagen mantém seu ritmo forte de novidades para o mercado brasileiro em 2018. A novidade desta vez é ...
Autos Giros com o Volkswagen Polo Highline 200 TSI Testamos o primeiro modelo da série de 20 lançamentos que a marca alemã promete trazer ao Brasil até 2020. Estreando a plataforma MQB, hatch traz alta dirigibilidade, tecnologia e conforto de primeira linha, além do forte motor 1.0 turbo nas versões superiores Daniel Jacques Um dos lançamentos mai...
Novo Virtus marca o segundo capítulo de uma nova V... Amplo espaço interno, tecnologia e estrutura modular MQB fazem do Volkswagen Virtus um sedan marcante Dentro do cronograma de lançar 20 novos modelos no Brasil até 2020, a Volkswagen apresentou o seu mais novo sedan: o Virtus. Companheiro do Polo, lançado em outubro de 2017, ele porém é mais do q...
Volkswagen junta-se à empresa de IA para desenvolv... Tecnologia. Muita tecnologia. Essa qualidade construtiva é cada vez mais presente nos lançamentos de marcas que investem intensivamente em pesquisa e desenvolvimento de veículos inteligentes e determinam a diferença entre o carro com custo baixo e o modelo que garante recursos avançados de segurança...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *