Autos Giros com o Honda Civic SI

O Autos Giros teve a oportunidade de testar a nova geração do superesportivo da marca japonesa, que chegou ao Brasil neste ano com motor 1.5 turbo de 208 cavalos de potência e preço a partir de R$ 159.900

A nova geração do Honda Civic SI chegou ao Brasil no primeiro semestre deste ano, e no segundo o Autos Giros teve a oportunidade de testar a novidade, em um evento regional realizado pela montadora japonesa no Rio Grande do Sul. O test-drive foi de Porto Alegre a Osório, via BR-290 (Free-Way) e nele foi possível comprovar as muitas melhorias do modelo, principalmente em seu comportamento dinâmico e aceleração, o que proporciona uma verdadeira pilotagem esportiva.

Em versão única cupê de das portas, a nova geração do Civic SI vem equipado, pela primeira vez no motorização turbo de 1.5 litros e quatro cilindros. O propulsor de alta performance conta com injeção direta, duplo comando de válvulas variáveis no cabeçote entre outras melhorias para torná-lo ainda melhor. O propulsor desenvolve 208 cavalos de potência a 5.700 rpm, e o torque de 26,5 kgf.m já está disponível aos 2.100 rpm, e é mantido em 70% da faixa de rotação do motor, que vem acompanhado com uma suave e poderosa transmissão manual de seis velocidades.

Também para fazer deste o Civic SI mais esportivo de todos, ele conta com suspensão adaptativa com dois modos de operação, direção direta com relação variável, freios, rodas e pneus focados em performance. Além disso, tanto motor quanto a o chassi são mais leves, ao mesmo tempo em que a carroceria é mais rígida.

Modos de condução: esportivo ou mais esportivo

Feito para quem gosta de velocidade, a nova geração do esportivo traz dois modos de condução. No modo conforto, amortecedores operam de forma mais suave, a assistência da direção é aprimorada e o acelerador opera de forma menos direta, permitindo uma condução mais “tradicional”.

Contudo, ao pressionar a tecla Sport no console central, o condutor pode escolher entre dois ajustes de rodagem, que alteram parâmetros de suspensão, acelerador e assistência de direção. Com o modo Sport acionado, os amortecedores trabalham com mais carga, enquanto a resposta de acelerador fica mais direta e a direção, por sua vez, tem a sua assistência reduzida, tornando a conexão do condutor ainda mais visceral e intensa.

Assim, mesmo em uma rodovia, a resposta da aceleração, da direção e da frenagem se tornam mais rápidas, quase ariscas, extrapolando o prazer de dirigir que se espera de um cupê esportivo. A eficiência de todo o conjunto e o sucesso na receita da esportividade máxima podem ser comprovadas pelo conforto a bordo, mesmo em altas velocidades, e pela segurança que o carro transmite em todos os momentos.

Visual mais agressivo e pronto para conquistar as ruas

E toda essa esportividade não poderia estar expressa também no design exterior. A dianteira ficou ainda mais agressiva com a grade frontal preta acompanhada por largas tomadas de ar. faróis full LED (exclusivos para o mercado brasileiro), rodas de liga leve de 18 polegadas com dez raios e acabamento exclusivo em dois tons.

A lateral provavelmente é a parte que mais ressalta a característica de velocidade e sofisticação do modelo. Em grande parte isso se deve ao estilo cupê, com uma grande janela nas portas que rapidamente se afunila numa ponta levemente elevada. Na base, uma linha de cintura inclinada aponta discretamente para o aerofólio traseiro, que traz o ar das pistas para as ruas.

Na traseira, aliás. p Civic SI ganha novos elementos como a barra de LED horizontal na parte superior e o escapamento central com formato poligonal e acabamento cromado.

Conforto, tecnologia e estilo

No interior, como se não bastasse a posição de dirigir mais próxima do chão que a maioria dos carros (indispensável em modelos do segmento), os bancos dianteiros “abraçam” motorista e carona com seu formato de concha, com costuras vermelhas e logotipos da versão. A bela costura, aliás, também está presente nas portas, volante e na coifa do câmbio.

Completam o estilo diferenciado da posição do motorista a iluminação vermelha do painel em TFT, os pedais em alumínio e o friso do painel de instrumentos com acabamento Dry Metal Carbon.

Segurança, conforto e conveniência

Entre os itens de conforto e conveniência, o cupê traz freio de estacionamento eletrônico, travamento das portas por distância, ar condicionado digital de duas zonas e sensor de chuva. No quesito conectividade, o Civic SI Para as necessidades modernas de conectividade, o novo Civic Si também traz um sistema multimídia de sete polegadas sensível ao toque, que controla todas as funções de áudio e é integrada aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Ele traz ainda sistema de áudio de 450 watts, com 10 auto-falantes.

Por fim, o Honda Civic SI traz equipamentos e sistemas de segurança como sistema ABS com distribuição eletrônica de frenagem, sistema VSA (controle de tração e estabilidade) e o exclusivo Agile Handling Assist garantem dirigibilidade máxima.

Ficha técnica: Honda Civic SI 2019


Motor/Performance

Motorização: 1.5 Turbo a gasolina
Potência: 208 cv @ 5700 rpm Torque: 26.5 kgfm @ 5000 rpm
Velocidade Máxima (Km/h): 238 0-100 km/h (s):  7,2
Consumo cidade (km/l): 11,2 Consumo estrada (km/l): 13,7

Dimensões

Altura (mm): 1.421 Largura (mm): 1.799
Comprimento (mm): 4.522 Entre-eixos (mm): 2.700
Tanque (L): 00 Porta-malas (L): 334
Pneus: 235/40 R18 Rodas: Liga leve de 18 polegadas

Mecânica

Transmissão: Manual de cinco marchas
Tração: Dianteira
Direção: Elétrica com pinhão duplo e relação variável
Suspensão dianteira: Independente tipo MacPherson com amortecedores adaptativos
Suspensão traseira: Independente do tipo multibraços com amortecedores adaptativos
Freios dianteiros: Discos ventilados
Freios traseiros: Discos sólidos

Preço: A partir de R$ 159.990

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