Citroën C4 Cactus chega ao Brasil esbanjando tecnologia e conforto

Visual diferenciado é o que primeiro chama a atenção. Entretanto, ele também traz uma série de novidades no interior que o fazem um modelo único

Depois de uma longa espera, a Citroën finalmente traz ao Brasil o seu novo SUV Citroën C4 Cactus. Com preços entre R$ 68.990 e 98.990, ele se destaca por, nas versões superiores, trazer o motor THP (Turbo High Pressure) 16V FLEX que gera potência máxima de 173 cv (com etanol) e um torque máximo de 24,5 kgfm com transmissão automática sequencial de 6 marchas.

O que primeiro chama a atenção, porém, é o seu visual inovador. A frente se caracteriza pelo Chevron tridimensional cromado, que se estende por meio da grade até as extremidades – onde envolvem os DRLs. Na parte baixa, os projetores adotam uma nova máscara negra que traz elegância e modernidade ao conjunto. O novo para-choque reforça o DNA SUV e amplia os caminhos, mesmo em terrenos irregulares.

No perfil, a silhueta propõe uma nova visão do segmento, aliando os principais elementos do universo SUV com uma carroceria mais equilibrada e compacta. Destaque para o exclusivo teto flottant (flutuante) que dá continuidade ao vidro traseiro projetado e as barras de teto que também trazem o mesmo conceito, assegurando grande movimento e identidade ao conjunto.

A traseira traz iluminação em dois módulos LED alongados e com efeito 3D. Além de tudo isso, o novo Citroën C4 Cactus também se destaca pelas amplas possibilidades de personalização e elegância – graças à oferta da carroceria biton. Para isso, são oferecidas três opções de cores de teto (Branco Banquise, Preto Perla Nera e Azul Esmeralda), que podem se compor com as seis cores disponíveis da carroceria (Branco Nacré, Cinza Alumínio, Cinza Grafito, Preto Perla Nera e Azul Esmeralda).

Interior desfila inovação e conforto

Internamente, o Novo SUV Citroën C4 Cactus reforça a promessa “Be Different, Feel Good” da marca francesa. Para isso ele traz formas modernas e orgânicas, sem deixar de lado uma personalidade forte, característica e sempre presente no estilo dos interiores da Citroën. O painel, 100% digital, traz os acabamentos da tela da central multimídia em preto brilhante.

Todas as versões contam com o Citroën Connect Radio, a Central Multimídia de 7’’ com sistema de áudio com Bluetooth desenvolvida pelo Groupe PSA. Ele agrupa todos os comandos de auxílio à condução, ar-condicionado e telefonia ao alcance da mão do motorista ou de seu passageiro.

Além disso, o sistema multimídia oferece a possibilidade de ouvir música armazenada no Smartphone através do aplicativo Mirror Screen compatível com Apple CarPlay e Android Auto, e que conta com rádio com seis alto-falantes, equipado com AM, FM e pilotado pelos comandos no volante. O Mirror Screen conta com Android Auto e permite navegação embarcada por meio do Google Maps ou do Waze e gestão de SMS.

Vinculado à função MirrorScreen, o reconhecimento vocal via Smartphone (como S-Voice de Android e Siri da Apple) permite controlar funções do seu Smartphone à distância, sem tirar os olhos da estrada, por meio da simples pressão no botão de reconhecimento vocal localizado na chave de seta.

Itens de série e segurança

O Citroën SUV C4 Cactus materializa a união da tecnologia com a ampliação da segurança, trazendo inúmeros equipamentos, muitos até então somente disponíveis em categorias superiores. No quesito segurança ele traz sistemas como Active Safety Brake – Sistema de Frenagem Automática e Alerta de Colisão; Alerta de Saída de Faixa; Alerta de Atenção ao Condutor; Coffee Break Alert; Faróis de neblina com Cornering Light; Assistência em Subidas (Hill-Start Assist) e o Controle de aderência (Grip Control).

Active Safety Brake:  um sistema automático de frenagem de emergência para reduzir a velocidade de impacto ou evitar uma colisão frontal do veículo, caso o motorista não consiga reagir. Com uma câmera localizada na posição superior do para-brisa, essa função detecta obstáculos como outro carro rodando na mesma direção ou estacionado, atuando no sistema de frenagem do veículo. De 5 km/h a 85 km/h, o sensor ativa a frenagem automaticamente quando for detectado um risco de colisão. A velocidade do veículo não deverá exceder 80 km/h quando for detectado um veículo parado e 60 km/h quando for um pedestre. O sistema evita choques ou minimiza a gravidade do impacto quando a colisão for inevitável.

Alerta de Saída de Faixa: ajuda a prevenir a baixa vigilância ou um simples momento de desatenção do motorista. Ele usa uma câmera para reconhecer faixas horizontais sólidas ou tracejadas e detecta o cruzamento involuntário de marcações longitudinais de trânsito na estrada. Para proporcionar uma condução segura, a câmera analisa a imagem e, se a atenção do motorista diminuir e a velocidade for superior a 60 km/h, dispara um alerta se houver uma mudança de direção inesperada. O motorista é, então, alertado por sinais sonoros e um alerta visual para avisá-lo. Esse sistema é particularmente útil em rodovias e vias expressas.

Alerta de Atenção ao Condutor: avalia o nível de alerta do motorista, identificando mudanças de trajetória em relação às marcações de faixa. Quando o sistema interpreta o comportamento do veículo, como indicando um certo limite de fadiga ou falta de atenção por parte do motorista, ele aciona o primeiro nível de alerta. O motorista é alertado pela mensagem – Fique atento! (Cuidado!) -, acompanhado de um sinal sonoro. Após três alertas de primeiro nível, o sistema aciona um novo alerta com a mensagem – Condução arriscada: Faça uma pausa! -, acompanhada de um sinal sonoro mais pronunciado. Esse sistema é particularmente adequado para estradas rápidas (velocidade superior a 65 km/h).

Coffee Break Alert: informa ao motorista quando é hora de uma pausa. O sistema dispara um alerta quando detecta que o motorista não fez uma pausa após duas horas de condução a uma velocidade acima de 70 km/h. Esse alerta assume a forma de uma mensagem de display, acompanhado de um sinal sonoro, incentivando você a fazer uma pausa. Se o motorista não seguir o conselho, o alerta é repetido de hora em hora até que o veículo pare.

Faróis de neblina com Cornering Light: as luzes de curva estáticas fornecem um feixe de luz adicional para iluminar o interior das curvas e melhorar a visibilidade e a segurança nos cantos e junções, cobrindo um ângulo de até 75° à direita ou à esquerda do veículo. Essa função de iluminação funciona a velocidades entre 0 e 40 km/h e pode ser ativada automaticamente, quando o volante estiver em um ângulo de 60°. O sistema está desativado para ângulos inferiores a 30°.

Assistência em Subidas (Hill-Start Assist): a partida com assistência em subidas torna as manobras fáceis quando estacionado em aclives. Ele mantém o veículo estável por cerca de dois segundos, quando o motorista solta o pedal de freio em aclives com um gradiente de mais de .  Isso dá ao motorista tempo para transferir o pé para o pedal do acelerador e ligar o carro.

Controle de aderência (Grip Control): O Grip Control é um dispositivo que melhora a aderência do veículo, otimizando a motricidade em terrenos acidentados ou difíceis, como areia, lama ou neve. É possível deixar o Grip Control funcionar automaticamente com o modo Standard (Padrão) ou você mesmo pode escolher um dos cinco modos: Padrão, Neve, Lama, Areia, ESP OFF.

Tecnologia a serviço da conveniência

Além das tecnologias de ajuda à condução, o Novo SUV Citroën C4 Cactus oferece equipamentos de conforto, conveniência e segurança incomuns para um carro de sua categoria. Entre eles estão sistema keyless, botão start/stop, sistema de áudio HIFI de alta qualidade sonora, bluetooth e sistema hands-free, que recebe e emite ligações através do sistema de áudio do veículo; Câmera de ré; controle e limitador de velocidade, faróis automáticos e sensores de chuva; espelho eletrocrômico e detector de pressão dos pneus.

Comportamento dinâmico

A tecnologia modificou a forma como os veículos interagem com os ocupantes e motoristas. Hoje, a preocupação da Citroën vai além de oferecer a melhor experiência de condução, buscando inspiração na vida e na atitude das pessoas. Assim, o SUV C4 Cactus chega para ser a nova referência do comportamento dinâmico atual: tem condução ágil, equilibrada e segura.

São cinco versões, sendo três (Live, Feel e Feel Pack) com motor 1.6 Flex de 122 cv e 16,4 kgfm de torque nas configurações com transmissão manual de cinco marchas e 118 cv e 16,1 kgfm de torque nas automáticas. Além disso, a linha conta também com as versões top Shine e Shine Pack com o THP turbo, também 1.6, associado à caixa automática.

Leia mais

Auto Performance | Citroën C4 Cactus, inspirado pe... Um utilitário com pacote tecnológico que permitirá ao motorista ser o centro de novas experiências, ligadas à essência de cada um. Com essa proposta, a Citroën apresenta o C4 Cactus, equipado com o motor THP (Turbo High Pressure) 16V Flex de 173 cv e câmbio automático sequencial de 6 marchas (EAT6)....
Citroën revela imagens do C4 Cactus que está a cam... Idealizado e desenvolvido no Brasil, o novo SUV honra a tradição marca francesa na produção de veículos únicos Depois da chegada do novo C4 Lounge, a Citroën apresenta as primeiras imagens de seu inovador SUV C4 Cactus. O modelo, que tem previsão de chegada ao mercado brasileiro no segundo semest...
Como virar o jogo Dificuldades na matriz costumam ter reflexos nas filiais e o Grupo PSA (Peugeot, Citroën, DS e Opel) não é exceção. Novo administrador, ajuda do governo francês e um sócio chinês (Dongfeng) levaram à recuperação financeira da empresa. Líder do processo, o português Carlos Tavares trouxe resultados e...
De carro por aí | Marchionne. Foi-se o homem, rest... Todo poderoso, Sergio Marchionne, 66, italiano criado no Canadá era o capo di tutti capi – o chefe de todos os chefes - na Fiat. Formado em Filosofia, Direito, era de Finanças. Eleito administrador geral, 5º em dois anos, causou susto geral ante o total distanciamento com a indústria automobilís...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *