Räikkönen vence GP dos EUA e adia decisão do título

Räikkönen vence GP dos EUA e adia decisão do título. Foto: Reprodução/Twitter

Confirmação do título da temporada 2018 da Fórmula para Lewis Hamilton ficou para o GP do México, que será disputado no próximo domingo (28)

Ficou para o México. A vitória de Kimi Räikkönen no GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, disputado neste domingo (21) em Austin (Texas), adiou a confirmação do quinto título mundial de Lewis Hamilton para a semana que vem. O britânico da Mercedes, que largada na pole position, acabou superado pelo finlandês da Ferrari. Com dois pit stops, a equipe italiana finalmente acertou na estratégia que valeu o trinfo do piloto do carro #7.

Räikkönen terminou com um jejum de vitórias que durou mais de cinco anos. A última vez em que o campeão de 2007 havia vencido uma corrida de F-1 foi no GP da Austrália de 2013. Foi também o primeiro triunfo do finlandês desde que ele voltou para a Ferrari em 2014. Ele detém o maior hiato entre vitórias na categoria de 113 GPs.

Depois de largar da 18ª posição e ter feito uma bela corrida de recuperação, o holandês Max Verstappen terminou em segundo lugar, deixando Hamilton completar o pódio em terceiro.

Com o resultado, Hamilton chegou aos 346 pontos contra 276 de Sebastian Vettel, que rodou na primeira volta após toque em Daniel Ricciardo. Diante disso, o britânico pode ser campeão na prova do México, marcada para o próximo domingo (28). O alemão da Ferrari precisa tirar 20 pontos de diferença para levar a decisão para o GP do Brasil, em Interlagos, no dia 11 de novembro.

Räikkönen vence GP dos EUA e adia decisão do título. Foto: F1/Twitter
Após tocar em Daniel Ricciardo (abaixo), Sebastian Vettel (C) rodou na primeira volta. Foto: F1/Twitter

Resumo da corrida

Vettel cometeu mais um erro na primeira volta – como tem sido a rotina do alemão nas últimas etapas da F-1. Acabou rodando na pista após um toque na Red Bull do australiano Daniel Ricciardo. Com isso, o piloto da Ferrari caiu de posições no grid, mas recuperou-se durante a prova.

A derradeira ultrapassagem de Vettel aconteceu na penúltima volta. Ele aproveitou-se de um erro de Valtteri Bottas para ficar com a quarta posição e adiar a festa do título de Hamilton.

Max Verstappen, que saiu da 18ª posição do grid, deu um show de recuperação e ultrapassagens para receber a bandeirada em segundo. Na antepenúltima volta, o holandês da Red Bull segurou Hamilton que, caso o ultrapassasse, levaria o quinto título da categoria.

Nico Hülkenberg e Carlos Sainz (Renault), Sergio Pérez (Racing Point Force India), Brendon Hartley (Toro Rosso) e Marcus Ericsson (Sauber) completaram o top 10. Isso porque Esteban Ocon (Racing Point Force India) e Kevin Magnussen (Haas) foram desclassificados depois da corrida por irregularidades no fluxo de combustível.

Classificação final – GP dos EUA

Räikkönen vence GP dos EUA e adia decisão do título. Foto: Reprodução

* Esteban Ocon e Kevin Magnussen foram excluídos da prova por excesso do nível do fluxo de combustível

Leticia Senna

Deixe uma resposta