Räikkönen vence GP dos EUA e adia decisão do título

Räikkönen vence GP dos EUA e adia decisão do título. Foto: Reprodução/Twitter

Confirmação do título da temporada 2018 da Fórmula para Lewis Hamilton ficou para o GP do México, que será disputado no próximo domingo (28)

Ficou para o México. A vitória de Kimi Räikkönen no GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, disputado neste domingo (21) em Austin (Texas), adiou a confirmação do quinto título mundial de Lewis Hamilton para a semana que vem. O britânico da Mercedes, que largada na pole position, acabou superado pelo finlandês da Ferrari. Com dois pit stops, a equipe italiana finalmente acertou na estratégia que valeu o trinfo do piloto do carro #7.

Räikkönen terminou com um jejum de vitórias que durou mais de cinco anos. A última vez em que o campeão de 2007 havia vencido uma corrida de F-1 foi no GP da Austrália de 2013. Foi também o primeiro triunfo do finlandês desde que ele voltou para a Ferrari em 2014. Ele detém o maior hiato entre vitórias na categoria de 113 GPs.

Depois de largar da 18ª posição e ter feito uma bela corrida de recuperação, o holandês Max Verstappen terminou em segundo lugar, deixando Hamilton completar o pódio em terceiro.

Com o resultado, Hamilton chegou aos 346 pontos contra 276 de Sebastian Vettel, que rodou na primeira volta após toque em Daniel Ricciardo. Diante disso, o britânico pode ser campeão na prova do México, marcada para o próximo domingo (28). O alemão da Ferrari precisa tirar 20 pontos de diferença para levar a decisão para o GP do Brasil, em Interlagos, no dia 11 de novembro.

Räikkönen vence GP dos EUA e adia decisão do título. Foto: F1/Twitter

Após tocar em Daniel Ricciardo (abaixo), Sebastian Vettel (C) rodou na primeira volta. Foto: F1/Twitter

Resumo da corrida

Vettel cometeu mais um erro na primeira volta – como tem sido a rotina do alemão nas últimas etapas da F-1. Acabou rodando na pista após um toque na Red Bull do australiano Daniel Ricciardo. Com isso, o piloto da Ferrari caiu de posições no grid, mas recuperou-se durante a prova.

A derradeira ultrapassagem de Vettel aconteceu na penúltima volta. Ele aproveitou-se de um erro de Valtteri Bottas para ficar com a quarta posição e adiar a festa do título de Hamilton.

Max Verstappen, que saiu da 18ª posição do grid, deu um show de recuperação e ultrapassagens para receber a bandeirada em segundo. Na antepenúltima volta, o holandês da Red Bull segurou Hamilton que, caso o ultrapassasse, levaria o quinto título da categoria.

Nico Hülkenberg e Carlos Sainz (Renault), Sergio Pérez (Racing Point Force India), Brendon Hartley (Toro Rosso) e Marcus Ericsson (Sauber) completaram o top 10. Isso porque Esteban Ocon (Racing Point Force India) e Kevin Magnussen (Haas) foram desclassificados depois da corrida por irregularidades no fluxo de combustível.

Classificação final – GP dos EUA

Räikkönen vence GP dos EUA e adia decisão do título. Foto: Reprodução

* Esteban Ocon e Kevin Magnussen foram excluídos da prova por excesso do nível do fluxo de combustível

Leticia Senna

Leia mais

Hamilton vence fácil na Hungria com Vettel em segu... Foi a vitória de número 67 na carreira do piloto inglês da Mercedes. Lewis Hamilton parte para as férias de verão da F-1 com uma vantagem de 24 pontos no campeonato Leticia Senna Lewis Hamilton não teve muitas dificuldades para vencer o GP da Hungria, disputado neste domingo (29), no circuito de H...
Em duelo de estratégias entre Mercedes e Ferrari, ... "Segurando" um jogo de pneus macios por 38 voltas, Sebastian Vettel conquistou segunda vitória nas duas primeiras provas da temporada 2018 da Fórmula 1. Pierre Gasly faz história com quarto lugar com a Toro Rosso e Räikkönen atropela mecânico Em grande duelo tático entre Ferrari e Mercedes, a esc...
Com triunfo nos EUA, Hamilton tem quase duas mãos ... Mesmo que Sebastian Vettel vença no México no próximo domingo (29), basta para Hamilton chegar em quinto para ser tetra do Mundial de Pilotos de F-1 Sebastian Vettel até teve alguma esperança de reação quando assumiu a ponta logo após a largada do GP dos EUA neste domingo (22). Mas durou pouco. A...
Perto do título, Hamilton sai na frente no GP dos ... Com praticamente uma mão na taça, Lewis Hamilton marca sua 72ª pole position na carreira durante o GP dos EUA de Fórmula 1 Já está para lá de manjado. Depois de dominar os três treinos livres, o britânico Lewis Hamilton vai largar da pole position no GP dos EUA de Fórmula 1. A prova será disputad...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *