Dias de Fórmula 1 | Raikkonen depois de 5 anos

Daniel Dias

Daniel Dias

www.diasaovolante.com

O finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, venceu o GP dos EUA, disputado no Circuito das Américas, e a confirmação do pentacampeonato do inglês Lewis Hamilton, da Mercedes ficou adiada para a próxima semana, no GP do México. O inglês da Mercedes liderou boa parte da corrida em Austin mas terminou em terceiro lugar, atrás do holandês Max Verstappen, da Red Bull. O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, completou em quarto após ter se envolvido em uma batida com o australiano Daniel Ricciardo na primeira volta, quando o piloto da Red Bull poderia ter aliviado as coisas para o alemão, que tinha já ultrapassado o australiano no curvão de três tomadas localizado na parte final do traçado do Circuito das Américas. Com isso, Vettel caiu para o fim do pelotão e teve de fazer uma prova de recuperação.

Partindo do segundo lugar no grid, Raikkonen largou mais rápido e ultrapassou Hamilton, o pole position, na tomada da curva 1. Pouco mais tarde, a direção de prova acionou o safety car virtual. A Mercedes decidiu então alterar a tática de corrida de Hamilton, chamando seu piloto para o primeiro de dois pit stops, estratégia utilizada apenas no carro do inglês. Com a “saída” do safety car virtual, Hamilton subiu facilmente para o primeiro lugar e passou a imprimir um ritmo forte, pois teria de parar novamente.

Raikkonen fez sua parada normal e voltou para a pista com pneus macios (os amarelos), suficientes para levá-lo até o final da prova. Enquanto Ricciardo abandonava a corrida com problemas mecânicos, o GP dos EUA ficou em “Banho Maria”, na espera do que aconteceria depois de Hamilton fazer a sua segunda parada. Como previsto, Hamilton fez o segundo pit stop e Raikkonen voltou à liderança, com Verstappen em segundo, à frente de Valtteri Bottas, Hamilton e Vettel.

Bottas abriu passagem para o companheiro em seguida. A indefinição pela vitória marcou a parte final do GP dos EUA, com Hamilton sendo o mais rápido da pista naquele momento. Nas 10 últimas voltas, o tetracampeão da Mercedes encostou em Verstappen, que tinha uma pequena diferença para o líder Raikkonen. A duas voltas da bandeirada, Hamilton tentou passar o holandês da Red Bull. Os dois andaram lado a lado em duas curvas até o inglês passar sobre uma sujeira, indo parar na área de escape. Ao mesmo tempo, Vettel conseguia superar Bottas, garantindo a quarta posição. Hamilton retornou à pista e cruzou a bandeirada final novamente próximo a Verstappen.

O GP dos EUA não confirmou matematicamente o quinto título de Hamilton, entretanto, foi um dia de festa para todos que acompanham de perto a Fórmula-1. Tudo isso por causa da vitória de Raikkonen, a primeira desde sua última conquista, ainda com a Lotus, no início da temporada de 2013. O Homem de Gelo finalmente voltou a sorrir e subiu ao topo do pódio sem largar mão dos já tradicionais óculos escuros, uma marca do finlandês neste seu último ano de Ferrari, pois será substituído – absurda e inexplicavelmente – pelo monegasco Charles Leclerc em 2019. Nada contra o talentoso piloto monegasco, mas tudo a favor de Raikkonen.

Hamilton não saiu de Austin com a faixa no peito, no entanto, ficou ainda mais perto do penta. No México, bastará a sétima colocação para o inglês, mesmo se Vettel vencer no Circuito Hermanos Rodriguez.

Leia mais

Dias de Fórmula 1 | Hamilton pentacampeão mundial... Daniel Dias www.diasaovolante.com O inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, chegou em quarto lugar no GP do México mas o título de pentacampeão já tinha sido garantido há muito tempo, desde que o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, errou no GP da Alemanha, quando estava em primeiro, e o inglês partiu...
Dias de Fórmula 1 | Hamilton vence na Rússia e faz... Daniel Dias www.diasaovolante.com O inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, venceu no último domingo o GP da Rússia e colocou 50 pontos de vantagem sobre o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, no Mundial de Fórmula-1. O finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, foi o segundo em Sochi, à frente do alemão...
Dias de Fórmula 1 | Hamilton vence guerra psicológ... Daniel Dias www.diasaovolante.com O inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, ganhou bem mais que o topo do pódio no GP da Itália de Fórmula-1. O tetracampeão venceu uma importante batalha psicológica contra o alemão Sebastian Vettel, na corrida e na casa da Ferrari. Tudo começou na primeira volta, com ...
Dias de Fórmula 1 | Vettel volta ao campeonato em ... Daniel Dias www.diasaovolante.com Para reverter a improvável pole position conquistada pelo inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, na chuva no sábado, o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, sabia que teria de jogar tudo no final da grande reta seguinte à Eau Rouge. E foi exatamente isso que aconteceu...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *