Volvo Cars apresenta o híbrido XC60 T8

Com valor especial de revenda de R$ 299.950, a versão R-Design complementa a linha do SUV, que também conta com as motorizações T5 (254 hp a gasolina) e D5 (235 hp a diesel)

Para completar a linha 2019 do utilitário esportivo XC60, a Volvo Cars destinou para a versão esportiva R-Design seu powertrain mais poderoso. Assim, a fabricante sueca, que abriu recentemente a pré-venda do XC60 T8 no Brasil, apresenta seu segundo modelo híbrido, equipado com motor de 407 hp.

Se a potência surpreende para um veículo dessa categoria, o torque não fica atrás: são 640 N.m, entre 2.200 rpm e 5.400 rpm. Para chegar a esse resultado, o SUV alia o potente motor Drive-E Turbo Supercharger de 2 litros e 4 cilindros de 320 hp, com um motor elétrico de 87 hp, que apresenta torque instantâneo nas rodas traseiras. Ele é alimentado por uma bateria de íons de lítio com capacidade de 10,4 Kwh.

Os números desse propulsor geram um desempenho arrebatador e digno de carro esportivo, afinal, mesmo com 2.174 kg, o SUV vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,3 segundos. Trata-se do modelo mais rápido e potente de sua categoria.

O controle dinâmico do modelo é ajudado pelo posicionamento inteligente da bateria. Instalada na área central, ao longo do túnel do chassi, ela não compromete o espaço interno para os passageiros e para a bagagem, além de oferecer melhor distribuição de peso.

Compatível no modo plug-in, o novo veículo híbrido se junta ao XC90 T8, lançado em 2017 no país, para aumentar a gama eletrificada da marca e oferecer ao consumidor uma combinação inigualável em um modelo premium: potência, luxo, tecnologia, segurança, baixo consumo e reduzido nível de emissão.

Design ainda mais esportivo

Este slideshow necessita de JavaScript.

A forte personalidade da dianteira é expressada pela grade e para-choques exclusivos da versão, além do mais avançado sistema de iluminação do segmento. O Volvo FULL LED System incorpora quatro funções aos faróis:

Automatic Bending Lights (ABL): faróis auto-direcionais que acompanham o giro do volante para melhorar a iluminação nas curvas. A inclinação do facho do farol pode chegar a até 30º;
Active High Beam (AHB): os faróis possuem um sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento dos carros que vêm em sentido contrário ou que estejam à frente no mesmo sentido;
• Nivelamento automático: o facho do farol mantém automaticamente a posição adequada, de acordo com o número de ocupantes e o carregamento do veículo;
Daytime Running Lights (DRL) e acendimento automático: desenhadas no formato “T” (martelo de Thor), a luz de posição diurna contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias muito claros. O sensor de iluminação e detecção de túnel ativa de forma automática o farol baixo em caso de situações de baixa iluminação.

A esportividade na traseira também está presente com spoiler exclusivo e saída dupla do escapamento cromada e integrada ao para-choque. O conjunto ótico elevado que caracteriza o modelo conta com feixes de LED e tem desenho marcante que se prolonga na tampa do porta-malas.

Dirigibilidade refinada

O XC60 T8 conta com três novos modos de condução, que se adequam praticamente a qualquer condição:

PURE: condução econômica para uso urbano
Este modo utiliza 100% o motor elétrico. Como resultado, apresenta uma condução silenciosa, sem consumir combustível e com zero emissão de poluentes. Com a bateria totalmente carregada, a autonomia do veículo pode atingir até 40 km, dependendo das condições de uso, mas ainda assim cobrindo o uso diário da maioria das pessoas.

HYBRID: uso cotidiano
É o modo padrão do modelo, programado para utilizar ambos os motores e entregar a melhor relação entre performance e consumo de combustível: 19 km/l na cidade e 20 km/l na estrada (dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular), conferindo nota A em eficiência energética.

POWER: condução esportiva
O foco deste modo de condução é a performance. Novos parâmetros de direção, trocas de marchas, respostas do acelerador e freios são ajustados para obter a melhor resposta para uma condução esportiva.

O motorista ainda dispõe de outros três modos de condução mais específicos:

AWD (All Wheel Drive): para tração permanente conforme demanda específica;

OFF ROAD: função que envolve o controle de descida em declives (HDC), ideal para percursos fora de estrada em velocidades de até 40 km/h;

INDIVIDUAL: o condutor pode escolher entre uma série de parâmetros, como nível de assistência da direção, configuração do painel e características do grupo propulsor, entre outros. Dessa forma, o XC60 pode ser um carro de cidade silencioso e com zero emissão, um SUV de desempenho arrebatador ou um veículo para condições desafiadoras.

Um modelo diferente de qualquer outro XC60

Por suas características, o XC60 T8 incorpora outras modificações sensíveis ao consumidor. Como símbolo da sofisticação, a manopla do câmbio é feita de cristal sueco da marca Orrefors®.

A transmissão automática Geartronic de oito velocidades utiliza a tecnologia Shift by Wire totalmente eletrônica e com nova função. A posição B auxilia na frenagem do freio-motor elétrico para recuperar e transmitir energia de volta para o carro, seja para recarregar a bateria ou para uso imediato. Nela, é também possível fazer a redução de marchas manualmente, ajudando na frenagem do veículo.

A tecnologia do painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas incorpora novas funções, como indicação do modo de condução, nível de regeneração de energia, quantidade de carga da bateria e horário em que ela estará 100% carregada. A tela central de 9 polegadas e sensível ao toque também agrega novas informações, possibilitando ao condutor observar em gráficos o funcionamento do sistema híbrido quanto à utilização dos motores elétrico e a combustão, seus consumos e também a regeneração de energia entre esses componentes. Duas novas funções estão disponíveis na tela central:

HOLD: permite ao condutor “guardar” a energia da bateria para uso posterior. Por exemplo, no caso de o motorista optar por utilizar somente o motor a combustão na estrada e a carga da bateria na cidade. O ícone de um cadeado aparece no painel;

CHARGE: aciona o carregamento da bateria utilizando o motor a combustão, que age como um “gerador de energia”.

O XC60 T8 vem equipado com um cabo de 4,5 metros para carregamento de uso doméstico. A carga total da bateria é feita em três horas considerando uma tomada aterrada de tensão 220V e 16A. É possível carregar o veículo com tomadas de menor amperagem, porém, com maior tempo para a recarga.

A inovação do modelo se reflete também na oferta do Pilot Assist, sendo o único SUV de sua categoria com direção semiautônoma, recurso que conta com sensores e câmeras que monitoram as faixas das vias e um sistema que comanda a aceleração, a frenagem e a movimentação do volante até 130 km/h.

O Pilot Assist pode ser ativado a qualquer momento pelo motorista e seu pleno funcionamento depende de faixas bem demarcadas na superfície da pista. Quando possível, o assistente de direção auxilia na correção do deslocamento do veículo, por exemplo, ao contornar curvas abertas em rodovias. O assistente de direção faz uso das funcionalidades do Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) para controlar a distância do carro adiante ou a velocidade configurada.

Um interior sofisticadamente esportivo

O interior do XC60 T8 utiliza materiais naturais e luxuosos por toda a cabine. Metais genuínos e detalhes esculpidos estão em harmonia com o design escandinavo.

Os passageiros desfrutam de um interior requintado, com bancos esportivos revestidos em couro e nobuck. Os assentos dianteiros contam com regulagem elétrica de posição, do extensor e do suporte lombar, além de memória.

Devidamente posicionado, o motorista comanda o XC60 T8 por meio do volante esportivo R-Design revestido de couro e dos paddle shifts, que garantem uma condução ainda mais dinâmica do veículo. Jogo de tapetes, pedais e soleira exclusivos completam os demais itens de esportividade da cabine.

Conectividade de última geração

Outro destaque é o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de 9 polegadas de LCD no painel central, que reúne praticamente todos os comandos do veículo em um único lugar. O display tem gráfico aprimorado, tornando o uso para o motorista ainda mais natural e intuitivo. Navegação, conectividade e entretenimento estão a pouquíssimos toques, ou comando de voz, de distância. Como nos modelos da série 90, a integração do smartphone também está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.

O sistema de áudio é superior. Trata-se de um Harman Kardon, com 13 alto-falantes e subwoofer de 600 watts.

Além disso, o sistema Sensus integra o Volvo On Call, um serviço de segurança, proteção e conveniência que oferece assistência 24h, auxílio de emergência e localização, em caso de roubo ou furto. Extremamente útil, permite ao condutor, por meio de seu aplicativo no smartphone, controlar o nível de combustível, trancar e abrir as portas, climatizar a cabine à distância, dar partida remota e enviar destinos para o sistema de navegação, por exemplo.

Segurança de referência mundial

Além de ter sido escolhido o Carro Mundial do Ano, no Salão do Automóvel de Nova York, o XC60 alcançou 98% de proteção para adultos nos testes de impacto promovidos pelo EuroNCAP, a maior nota de um modelo avaliado em 2017. A versão híbrida do utilitário esportivo não poderia ser diferente.

O XC60 T8 R-Design dispõe da mais completa tecnologia para evitar acidentes. Equipado com o inovador City Safety de segunda geração, inclui assistente de direção e entra em ação quando a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial. Nessas circunstâncias, o carro oferece assistência à manobra para evitar o obstáculo à frente. O City Safety opera para evitar colisão contra veículos, ciclistas, pedestres e até animais de grande porte, atuando tanto de dia quanto durante a noite.

O SUV também disponibiliza assentos infantis integrados no banco traseiro, sete airbags (frontais, de cortinas, laterais e de joelho para motorista), sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

Outro sistema importante é o de proteção em saída de estrada (Run Off Road), que registra situações em que o carro está prestes a sair da via por distração do motorista ou até mesmo condições de baixa visibilidade. Essa tecnologia age para reposicionar o veículo de volta à faixa de rolagem esterçando levemente o volante. Se a manobra não surtir o efeito desejado, o modelo inicia uma série de ações para proteger os ocupantes: pré-tensionamento dos cintos de segurança, preparação do sistema de absorção de impactos na estrutura dos bancos dianteiros e, finalmente, o pedal de freio é destravado no ato da colisão para evitar o impacto nas pernas do motorista.

Recursos inovadores de segurança

Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h;
Sistema de Informação de Ponto Cego (Blind Spot Information System), que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego. O recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.

O XC60 T8 R-Design dispõe ainda de alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert e uma função bastante cômoda no dia a dia: abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque.

O XC60 T8 R-Design está sendo vendido por R$ 299.950 durante o período de pré-venda. A linha 2019 do utilitário esportivo mais vendido da história da Volvo oferece ainda outras duas opções de motores: T5 (254 hp a gasolina) e D5 (235 hp a diesel)

Leia mais

Jornal Autos Giros – 72 – 13 de outubro de 2018... A chegada do esperado Citroën C4 Cactus é o destaque da edição desta semana do jornal Autos Giros. Confira outros assuntos: - Volvo Cars apresenta o híbrido XC60 T8; - Honda XRE 190 2019 acelera versatilidade; - Ford Modelo T comemora 110 anos; - Lewis Hamilton vence no Japão e fica per...
Volvo XC60 ganha versão diesel para impulsionar me... Disponível em duas configurações e com preços a partir de R$ 275.950, SUV compacto premium quer acelerar ainda mais as vendas da marca sueca no país O ano de 2018 tem sido o melhor da história da Volvo no país, e vários números comprovam esta evolução. Para continuar pisando fundo, a marca sueca ...
Volvo Cars não oferecerá motor diesel no novo S60... Decisão faz parte da estratégia da marca sueca de que carros totalmente elétricos representem 50% de suas vendas globais até 2025 O novo sedã S60 – que será lançado mundialmente em breve – será o primeiro Volvo a ser produzido sem a oferta de um motor diesel, destacando o compromisso da fabricant...
Volvo XC60 é o carro mais seguro em 2017 pelo test... O prêmio Euro NCAP para o Volvo XC60 segue as trilhas do XC90, que também foi nomeado com a melhor performance de SUV de grande porte em 2015 O Volvo XC60 foi considerado o melhor SUV de grande porte e o carro com a melhor performance geral de 2017. Este resultado foi conquistado nos prêmios Euro...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *