Hamilton vence no Japão e fica perto do penta

Hamilton vence no Japão e fica perto do penta. Foto: Mercedes

Nona vitória no ano faz britânico da Mercedes colocar uma mão na taça do pentacampeonato da Fórmula 1. Vettel se afoba ao tentar ultrapassar Verstappen, termina em sexto e praticamente dá adeus a chances de título

Nunca foi tão fácil. Lewis Hamilton conquistou o GP do Japão, disputado na madrugada (de Brasília) deste domingo (07) em Suzuka. A tarefa do britânico da Mercedes foi mais facilitada ainda quando seu rival Sebastian Vettel, que largara em sexto, afobou-se e tocou na Red Bull de Max Verstappen na oitava volta. Valtteri Bottas (Mercedes) e o próprio Verstappen completaram o pódio.

Com isso, Hamilton chegou aos 331 pontos, contra 264 do alemão da Ferrari, abrindo uma vantagem de confortáveis 67 pontos. Para o britânico comemorar o penta já na próxima etapa, o GP dos EUA, no dia 21 deste mês, ele precisa, se chegar em primeiro, que Vettel fique de terceiro para trás.

Caso fique com o segundo posto, o alemão tem que finalizar a prova de Austin de quinto para trás. Se Vettel não pontuar daqui a duas semanas, bastará a Hamilton um sexto lugar.

Hamilton vence no Japão e fica perto do penta. Foto: Mercedes
Britânico da Mercedes abriu confortáveis 67 pontos de vantagem para Vettel. Foto: Mercedes

Resumo da corrida

A Ferrari viveu mais um domingo trágico em Suzuka com Vettel. Após largar em oitavo por conta de erro estratégico da equipe no treino classificatório, ele tentou ultrapassar Verstappen e tocou no holandês, o que o levou para a penúltima colocação.

Com um carro superior aos dos adversários da “Série B da F-1“, Vettel conseguiu fazer uma corrida de recuperação. No entanto, ao alcançar os concorrentes com equipamentos semelhantes ao seu, permaneceu em sexto, atrás das duas Mercedes, das duas Red Bull e do colega de time Kimi Räikkönen, quinto colocado.

Hamilton vence no Japão e fica perto do penta. Foto: F1/Twitter
Vettel (E, atrás) e Verstappen (D) se “estranham” no começo do GP do Japão. Foto: F1/Twitter

Melhor para Hamilton que, largando da pole e sem o principal rival pelo título por perto, conduziu a Mercedes #44 com tranquilidade para mais uma vitória: a 71ª da carreira e a 50ª pilotando para a equipe alemã.

Outro destaque positivo da prova foi Daniel Ricciardo. Depois de partir em 15º, o australiano teve uma bela e importante recuperação para terminar a corrida na quarta colocação.

Sergio Pérez, da Racing Point Force India, foi o “melhor do resto” ao finalizar a prova em sétimo. Romain Grosjean (Haas), Esteban Ocon (Racing Point Force India) e Carlos Sainz (Renault) completaram o top 10.

Resultado final – GP do Japão

Hamilton vence no Japão e fica perto do penta. Foto: Reprodução

Leticia Senna

Deixe uma resposta