Bottas faz a pole position do GP da Rússia

Bottas faz a pole position do GP da Rússia. Foto: Reprodução/Twitter

Finlandês superou líder Lewis Hamilton na dobradinha da Mercedes no GP da Rússia, 16ª etapa da temporada 2018 da Fórmula 1. Foi a segunda pole position do piloto do carro #77 no ano

Valtteri Bottas conquistou a pole position neste sábado (29) e vai largar na frente no GP da Rússia, que será disputado neste domingo (30) na cidade de Sochi, no sul russo. O finlandês superou seu companheiro de Mercedes, o líder do campeonato Lewis Hamilton para liderar a dobradinha das Flechas de Prata e bater o recorde da pista.

Bottas marcou 1min37s387, um décimo e meio de segundo mais rápido que Hamilton. Nas primeiras tentativas do Q3, ele ficou apenas quatro milésimos à frente do colega de time, todas com pneus hipermacios. No entanto, em sua última tentativa de tentar a pole, Hamilton errou ao sair da pista no segundo trecho intermediário e teve de abortar nova volta.

Sebastian Vettel, da Ferrari, foi o terceiro, 0s556 atrás de Bottas. Kimi Räikkönen, companheiro de equipe do alemão terminou na quarta posição.

Bottas faz a pole position do GP da Rússia. Foto: Mercedes
Bottas também estabeleceu novo recorde da pista de Sochi. Foto: Mercedes

O dinamarquês Kevin Magnussen, da Haas, conseguiu fazer o quinto tempo (1min33s181), o melhor do “resto”, deixando Esteban Ocon, da Racing Point Force India, em sexto. Charles Leclerc (Sauber), Sergio Pérez (Racing Point Force India), Romain Grosjean (Haas) e Marcus Ericsson (Sauber) completam o top 10.

As duas Red Bull de Daniel Ricciardo e Max Verstappen, penalizadas por troca de unidade de potência, nem entraram na pista no Q2, assim como Pierre Gasly, da Toro Rosso. Fernando Alonso também não passou para o Q2 e também vai largar entre as últimas posições do grid por troca de componentes no motor de sua McLaren.

O GP da Rússia de F-1 está marcado para as 8h10min (de Brasília) deste domingo (30). A TV Globo transmite a prova ao vivo.

Grid de largada – GP da Rússia

Bottas faz a pole position do GP da Rússia. Foto: Reprodução

*Punidos por troca de motor e de componentes do motor, Fernando Alonso, Daniel Ricciardo, Pierre Gasly, Brendon Hartley e Max Verstappen largarão em 16º, 17º, 18º, 19º e 20º, respectivamente.

Leticia Senna

Deixe uma resposta