Auto Performance | Superesportivo da Jaguar bate recorde de velocidade

O Jaguar XE SV Project 8 provou que é o veículo de quatro portas mais rápido do mundo, segundo a marca, e estabeleceu um novo recorde nos Estados Unidos. O superesportivo completou 2.238 milhas (3,6 km) em uma volta no autódromo de WeatherTech Raceway, Laguna Seca, na Califórnia, em 1min 37,54s, com o piloto Randy Pobst ao volante. O tempo mais veloz era do Cadillac CTS-V, que fez 1:38,52 em 2016 na mesma pista.

Para chegar a esta performance, o sedã de 600 cv, montado à mão, que atinge 321 km/h de velocidade máxima, recebeu melhorias significativas na aerodinâmica e na suspensão, incluindo um “modo de pista” para máxima sustentação negativa e melhorias adicionais na resposta de amortecimento, aceleração e direção.

O Jaguar mais extremo já produzido pela marca é um carro com desempenho genuíno de supercarro. Os engenheiros da Divisão de Operações de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover (SVO) sintonizaram o modelo em algumas das pistas de teste mais emocionantes do mundo, incluindo a famosa Nürburgring Nordschleife, na Alemanha. No final do ano passado, o XE SV Project 8 rodou o circuito de 12,9 milhas e bateu um recorde de 7min 21,23s.

Segundo Michael van der Sande, diretor-geral de Operações Especiais da Jaguar Land Rover, o recorde enfatiza a característica do veículo, feito para os “entusiastas de condução esportiva mais exigentes do mundo”.

Mesmo baseado na carroceria leve em alumínio, cada um dos 300 Project 8 desenvolvidos pela SVO foram modificados no SV Technical Center, em Coventry, para acomodar o motor V8 supercharged de 5.0 litros, especialmente ajustado, e um diferencial traseiro sob medida.

Ao contrário da maioria dos sedãs de produção de alto desempenho, o supercarro com tração nas quatro rodas traz tecnologia de automobilismo, como rolamentos de roda de cerâmica estilo Fórmula 1, altura de deslocamento e cambagem ajustáveis.

Os para-lamas dianteiros e traseiros são feitos sob medida para acomodar rodas maiores e mais largas, que são necessárias devido aos freios maiores. A potência do V8 é distribuída pelos quatro pneus por meio de uma transmissão automática Quickshift ZF de 8 velocidades, ajudando a impulsionar o carro de zero a 100 km/h em 3,7 segundos.

O Project 8 está disponível em duas especificações. O modelo padrão de quatro lugares apresenta os mais recentes assentos frontais da Jaguar com estrutura de magnésio, além de assentos traseiros com mais contornos para maximizar o apoio. O pacote opcional de dois lugares inclui assentos de corrida de fibra de carbono dianteiros leves com arreios de quatro pontos fixados a um aro de retenção no lugar do assento traseiro.

O Project 8 tem um preço de 149.995 euros no Reino Unido (cerca de R$ 718 mil), embora a Jaguar do Brasil não faça a intermediação dessa compra.


Rosangela Groff é jornalista e atua há 12 anos na área automotiva. É editora do caderno Carros & Motos do jornal Correio do Povo, um dos mais tradicionais do Rio Grande do Sul, com 122 anos de existência. Também edita conteúdo impresso e on-line na área de autopeças para entidades do segmento.

A coluna Auto Performance é veiculada todas as quartas-feiras e aborda os mais diversos temas do setor, desde as estratégias de mercado das marcas até as novas tecnologias que equipam os veículos.

Leia mais

Carro mais rápido do mundo quebrará recorde de vel... O veículo mais rápido do mundo, o Bloodhound SSC , será conduzido pela primeira vez no Aeroporto da Cornualha de Newquay, no Reino Unido, em outubro, 20 anos após o marco dos 1.227 km/h com o comandante da Força Aérea britânica, Andy Green, ao volante do Thrust SSC. E é o mesmo oficial que vai tenta...
O invocado F-Type SVR com 575 cavalos de potência Com um novo pacote de design, que dá ao superesportivo uma aparência ainda mais invocada, o F-Type SVR será revelado pela primeira vez ao mundo pela Jaguar durante o Salão de Genebra, na Suíça, que começou ontem e vai até o dia 18 de março. Os compradores do modelo poderão personalizar o veículo com...
Um desempenho sem limites Sob uma temperatura de 40 graus negativos ou enfrentando o calor de quase 50 graus. Rodando em mais de 400 voltas em uma pista de alta velocidade ou testando a altitude de 5.000 pés acima do mar. Esses são os perfis de testes a que os novos modelos de carros são sujeitos para comprovar a eficiência ...
Auto Performance | Honda, GM e Cruise se unem para... A General Motors e a Cruise se uniram com a Honda com o objetivo de transformar a mobilidade por meio do desenvolvimento da tecnologia de veículos autônomos em alto volume para o mercado global. A ideia é produzir um veículo eficiente que ofereça uma experiência excepcional ao usuário, possa atender...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *