Autos Giros com o Honda CR-V 2019

Daniel Jacques

A Honda trouxe duas grandes novidades ao mercado brasileiro em 2018. Na verdade, uma nova geração de um velho conhecido e o retorno de outro que já esteve por aí outras vezes. Em abril chegou a quinta geração do CR-V. O SUV, que chegou por aqui no ano 2000, foi totalmente renovado.

Pra começar, pela primeira vez ele traz motorização turbo. O propulsor 1,5 litro DOHC com injeção direta com duplo controle de tempo de abertura das válvulas (Valve Timing Control – VTC) tem potência máxima de 190 cv e 5.600 rpm e 24,7 kgfm de torque entre 2.000 e 5.000 rpm. Tudo isso acompanhado pela transmissão CVT da marca japonesa. Além disso, o novo CR-V também tem tração nas quatro rodas Real Time AWD aperfeiçoada em relação ao modelo anterior.

O utilitário esportivo mais vendido nos Estados Unidos nos últimos 20 anos chegou ao Brasil no mês de abril exclusivamente na versão Touring importado do seu país de origem. Ele é montado na mesma plataforma dos sedãs Accord e Civic Geração 10 – também disponíveis no Brasil – mas com arquitetura inédita.

Maior e mais sofisticado e mais esportivo

A sua estrutura de carroceria chamada Advanced Compatibility Engineering (ACE) alcançou, no mercado norte-americano, as mais altas classificações quanto à segurança em colisões. No visual, o CR-V ganhou elementos mais salientes como faróis mais agressivos, luzes diurnas em LED horizontalizadas e para-lamas mais pronunciados. O capô foi alongado e em conjunto com a maior distância entre eixos e as novas saídas duplas do escapamento conferem ao SUV uma aparência mais sofisticada e esportiva.

A dianteira está, ao mesmo tempo, mais compacta e maior. Ela traz faróis full LED e luzes de neblina também em LED. Pensando em eficiência, a montadora incluiu no SUV o Honda Active Shutter Grille (fechamento ativo da grade) que reduz o arrasto aerodinâmico.

As mudanças estruturais incluem colunas A mais estreitas para melhor visibilidade. Dando um “porte” mais imponente ao CR-V, as rodas de alumínio de 18 polegadas garantem altura, enquanto a largura e distância entre eixos maiores favorecem significativamente o espaço interno. Como exemplo, o espaço para pernas no banco traseiro aumentou 5,3 centímetros. Além disso, o comprimento total do compartimento de carga com os bancos traseiros abaixados é 24,9 centímetros maior.

Por fim, a tecnologia também está presente no acesso à porta traseira sem o uso das mãos.

Espaço interno e Head Up Display

A nova arquitetura proporcionou ainda uma cabine mais espaçosa e com materiais de alta qualidade. O novo painel de instrumentos traz uma tela centralizada de interface TFT colorida para o motorista com Driver Information Interface (DII).

Toda essa sofisticação é ampliada com o inédito Head Up Display, que apresenta informações como velocidade, rotação e marcha adotada e alertas no para-brisa em frente ao motorista. No centro do painel, a tela de alta resolução traz todas as informações do sistema de áudio – compatível com Apple Carplay e Android Auto – ajustes do veículo e do sistema de climatização.

O Honda CR-V 2019 traz, de série, sistema de partida elétrica remota do motor, ar-condicionado digital com duas zonas com saídas de ar traseiras, freio de estacionamento elétrico (Electric Parking Brake – EPB), com sistema Brake Hold, tomadas USB para recarga na traseira, banco do passageiro com regulagem elétrica de 4 funções e banco do motorista com 8 ajustes elétricos e memória, além do teto solar elétrico.

Ele conta ainda com o sistema Walk Away que se tranca automaticamente quando o motorista deixa o veículo. Adicionalmente, a partida remota do motor permite que o motorista ligue o veículo à distância através do controle da chave.

Outra novidade da nova geração do CR-V é o espaço para bagagens mais largo e profundo. Com a segunda fileira de assentos dobrada, a área de carga fica totalmente plana e é também 24,9 cm mais longa.

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Segurança pró-ativa e inteligente

Como em todos os carros da Honda, a segurança é um dos grandes destaques. O novo CR-V traz, entre outros, os sistemas Agile Handling Assist (AHA), o Driver Attention Monitor (Monitoramento de Atenção do Condutor), o Honda LaneWatch.

O Agile Handling Assist aplica ativamente e de maneira seletiva os freios do veículo para melhorar a resposta inicial e a capacidade geral de percorrer curvas. O Driver Attention Monitor avalia constantemente a atuação do motorista nos comandos e na direção elétrica, para determinar se ele se encontra desatento. No caso de o sistema detectar essa condição, ele alerta o condutor para uma pausa, por meio de um ícone no painel – uma xícara de café.

O LaneWatch, lançado no Brasil no Accord e também presente no Civic Touring, utiliza uma câmera localizada na parte inferior do espelho retrovisor interno do passageiro para mostrar uma imagem em ângulo aberto da via na tela de sete polegadas multitouchscren. A imagem aparece quando o pisca da direita é acionado ou quando um botão localizado na ponta da alavanca do pisca for pressionado.

O campo de visão do display LaneWatch é de cerca de 80 graus, ou seja, aproximadamente quatro vezes maior que o do próprio espelho do passageiro, que fica entre 18 e 22 graus.

E o renovado SUV conta ainda com o sistema VSA. Ele analisa constantemente os dados dos sensores que monitoram a velocidade de cada roda, o ângulo do volante, as forças de aceleração lateral e longitudinal e o grau de desvio. Ele compara os comandos executados pelo motorista com a resposta real do veículo e sempre que a resposta ficar fora de uma margem aceitável pré-determinada, intervém com uma ação corretiva.

Ainda em relação à tecnologia, o novo Honda CR-V traz indicador indireto de pressão dos pneus, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), sistema ISOFIX de fixação de cadeirinhas, freios ABS com EBD, além do sistema VSA de controle de tração e estabilidade e o TPMS de monitoramento da pressão dos pneus.

Conforto, renovação e versatilidade

A Honda realizou no final de agosto um evento regional de apresentação dos novos CR-V e Civic SI (que você conferirá em breve aqui no Autos Giros). O test-drive foi de Porto Alegre a Osório, pela BR-290 (Free-Way). Com aproximadamente 190 quilômetros de extensão, o roteiro foi mais do que suficiente para testar toda a tecnologia e sofisticação do renovado SUV na estrada.

Pra começar, o nível de conforto e espaço interno da quinta geração do CR-V realmente chama a atenção, ampliando o prazer de dirigir. Além disso, o motor 1.5 turbo com bom torque garante rápida resposta nas acelerações, ao mesmo tempo que se mantém eficiente e leve, possibilitando ultrapassagens suaves mesmo em altas velocidades.

Visualmente ele agrada bastante, não necessariamente por um design inovador, mas por ser mais elegante e esportivo que suas versões anteriores. As linhas laterais dão uma impressão de velocidade, e tanto a frente quanto a traseira refletem essa ampla renovação em relação à geração anterior Em relação a tecnologia, o sistema LaneWatch também é uma das comodidades do novo CR-V, trazendo ainda mais segurança.

Com preços na casa de R$ 189.000, o Honda CR-V chegou à quinta geração no mercado brasileiro em seu melhor momento. Um SUV premium com tudo o que se espera de um utilitário esportivo, amplo pacote tecnológico e a reconhecida mecânica e arquitetura da marca japonesa.

Ficha técnica: Honda CR-V 2019


Motor/Performance

Motorização: 1.5l Turbo 16V DOHC
Potência: 190 cv @ 5600 rpm (gasolina) Torque: 24.5kgfm @ 2000 rpm (gasolina)
Velocidade Máxima (Km/h): 201 0-100 km/h (s):  10,1
Consumo cidade (km/l): 10,4 Consumo estrada (km/l): 11,9

Dimensões

Altura (mm): 1667 Largura (mm): 1855
Comprimento (mm): 4591 Entre-eixos (mm): 2660
Tanque (L): 57 Porta-malas (L): 522
Pneus: 235/60 R18 Rodas: Liga leve de 18 polegadas

Mecânica

Transmissão: CVT com sete velocidades virtuais
Tração: Integral
Direção: Assistência Elétrica
Suspensão dianteira: Independente tipo McPherson
Suspensão traseira: Independente multibraço
Freios dianteiros: Discos ventilados com ABS
Freios traseiros: Discos sólidos com ABS

Preço: A partir de R$ 189.000

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