Segundo em Sonoma, Dixon fatura quinto título e faz história na Indy

Segundo em Sonoma, Dixon fatura quinto título e faz história na Indy. Foto: IndyCar

Vitória do GP de Sonoma ficou com Ryan Hunter-Reay, que largou na pole. Mas Scott Dixon nem precisou se esforçar para vencer: principal rival pelo título, Alexander Rossi tocou no carro de companheiro de time após a largada

Leticia Senna

O triunfo do GP de Sonoma, última etapa da temporada 2018 da Fórmula Indy, foi de Ryan Hunter-Reay. Mas isso foi o que menos importou neste domingo (16). Com o segundo lugar, o neozelandês Scott Dixon garantiu o título – mais um – em sua vitoriosa carreira.

O piloto da equipe Chip Ganassi confirmou o pentacampeonato. Dixon foi campeão em 2003, 2008, 2013, 2015 e 2018 e entrou para a história da categoria norte-americana. Com mais essa conquista e o quinto título, Dixon fica apenas atrás da lenda AJ Foyt, que possui sete títulos.

O novo pentacampeão nem teve muito trabalho para garantir mais um caneco. Seu rival direto pelo título, o norte-americano Alexander Rossi, pôs tudo a perder quando acertou o pneu traseiro do companheiro de equipe Marco Andretti logo após a largada.

O piloto do carro #27 teve a asa dianteira quebrada e o pneu dianteiro direito furado, forçando uma parada fora de hora nos pits. Rossi chegou a ficar uma volta atrás dos líderes da prova, mas fez corrida de recuperação ao escalar o pelotão depois de uma bandeira amarela na volta 44, ocasionada por Graham Rahal.

Segundo em Sonoma, Dixon fatura quinto título e faz história na Indy. Foto: IndyCar

Vitória em Sonoma ficou com Ryan Hunter-Reay, mas o que importa? Foto: IndyCar

Rossi ainda tentou uma última cartada ao modificar sua estratégia de pit stops, com uma parada a menos que os demais pilotos e acelerar de forma quase insana na pista – trazendo um pouco de animação a uma prova morna. O piloto da Andretti ainda voltou em quinto depois da última rodada de paradas nos pits, mas acabou perdendo rendimento e duas posições para Marco Andretti e Sébastien Bourdais.

O sétimo lugar, pelo menos, garantiu a Rossi o vice-campeonato. Ele ficou 57 pontos atrás de Dixon, que somou 678. Will Power, terceiro colocado em Sonoma neste domingo, foi o piloto da Penske mais bem classificado no campeonato. O australiano finalizou a temporada em terceiro na tabela, com 582 pontos. Com a vitória na prova final, Hunter-Reay terminou na quarta colocação (566 pontos) deixando o campeão de 2017, Josef Newgarden, fechando o top 5 com 560.

Entre os brasileiros, Tony Kanaan levou a melhor ao cruzar a linha de chegada em 12º. Pietro Fittipaldi (Dale Coyne) finalizou no 16º lugar com o companheiro de equipe Foyt de Kanaan, Matheus Leist, em 19º. O gaúcho de 19 anos, rookie (estreante da temporada) chegou recebeu uma punição por atrapalhar o colombiano Carlos Muñoz.

Segundo em Sonoma, Dixon fatura quinto título e faz história na Indy. Foto: IndyCar

Dixon ergue a Astor Cup, destinada aos campeões da Indy. Foto: indyCar

A temporada 2019 da Fórmula Indy começa no dia 10 de março com o GP de São Petersburgo, na Flórida (EUA). A grande expectativa para o próximo ano é a possível entrada do espanhol Fernando Alonso na categoria norte-americana de monopostos, para a temporada completa ou apenas para a disputa das 500 Milhas de Indianápolis. Basta aos fãs esperar a decisão do bicampeão da F-1 que já anunciou a despedida da categoria europeia.

Resultado final – GP de Sonoma

1) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Honda) – 85 voltas
2) Scott Dixon (NZL/Ganassi-Honda) – a 2s757
3) Will Power (AUS/Penske-Chevrolet) – a 3s655
4) Simon Pagenaud (FRA/Penske-Chevrolet) – a 4s631
5) Marco Andretti (EUA/Andretti-Honda) – a 19s803
6) Sébastien Bourdais (FRA/Dale Coyne-Honda) – a 21s639
7) Alexander Rossi (EUA/Andretti-Honda) – a 28s378
8) Josef Newgarden (EUA/Penske-Chevrolet) – a 34s629
9) Patricio O’Ward (MEX/Harding-Chevrolet) – a 42s866
10) Ed Jones (EAU/Ganassi-Honda) – a 44s225
11) Santino Ferrucci (EUA/Dale Coyne-Honda) – a 44s627
12) Tony Kanaan (BRA/Foyt-Chevrolet) – a 1min00s414
13) Jordan King (GBR/Carpenter-Chevrolet) – a 1min04s064
14) Zach Veach (EUA/Andretti-Honda) – a 1min05s490
15) James Hinchcliffe (CAN/Schmidt-Peterson-Honda) – a 1min12s803
16) Pietro Fittipaldi (BRA/Dale Coyne-Honda) – a 1min14s246
17) Jack Harvey (GBR/Michael Shank-Honda) – a 1min15s646
18) Carlos Muñoz (COL/Schmidt-Peterson-Honda) – a 1min18s635
19) Matheus Leist (BRA/Foyt-Chevrolet) – a 1min22s382
20) Colton Herta (EUA/Harding-Chevrolet) – a 1min23s467
21) Max Chilton (GBR/Carlin-Chevrolet) – a 1 volta
22) Charlie Kimball (EUA/Carlin-Chevrolet) – a 9 voltas
23) Graham Rahal (EUA/RLL-Honda) – Não completou
24) Spencer Pigot (EUA/Carpenter-Chevrolet) – Não completou
25) Takuma Sato (JAP/RLL-Honda) – Não completou

Leia mais

Power vence em Gateway e segue vivo no campeonato Australiano da Penske driblou estratégia ousada de Rossi de menor número de paradas e ultrapassou líder Dixon para conquistar vitória de número 35 da carreira. Fittipaldi, em 11º, é brasileiro mais bem classificado Leticia Senna Will Power faturou o GP de Gateway, última etapa em circuito oval da ...
Hunter-Reay tira pole position de Dixon em Sonoma Com o cronômetro já zerado, piloto americano da Andretti surpreende principal candidato ao título da temporada 2018 da Fórmula Indy. Vice-líder Alexander Rossi vai largar em sexto A pole position estava nas mãos de Scott Dixon durante o Fast Six do treino classificatório do GP de Sonoma, etapa qu...
Dixon confirma domínio da Honda e fatura corrida 1... Neozelandês da equipe Ganassi conquistou primeiro triunfo no ano e segurou trio da Andretti, que cruzou a linha de chegada logo atrás no circuito de Belle Isle. Kanaan terminou em 14º com Leist na 15ª posição Leticia Senna* Com uma esperta estratégia de duas paradas contra três dos demais adversár...
Rossi fatura GP de Long Beach da Fórmula Indy. Kan... Norte-americano da Andretti dominou o fim de semana do GP de Long Beach. Rossi só não foi melhor no primeiro treino livre da sexta-feira, mas coroou desempenho com vitória incontestável neste domingo (15) Alexander Rossi viveu um fim de semana perfeito. Além de ter dominado os treinos livres e te...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *