Volvo XC60 ganha versão diesel para impulsionar melhor momento da marca no Brasil

Disponível em duas configurações e com preços a partir de R$ 275.950, SUV compacto premium quer acelerar ainda mais as vendas da marca sueca no país

O ano de 2018 tem sido o melhor da história da Volvo no país, e vários números comprovam esta evolução. Para continuar pisando fundo, a marca sueca está lançando as versões diesel do utilitário esportivo mais vendido na sua história: o XC60 D5.

O SUV compacto premium ganha uma nova motorização 2.0 biturbo de 235 cv e 48,9 kgfm de torque, ambos na faixa entre 1.750 e 2.250 rpm. Toda essa força é capaz de acelerar o SUV da imobilidade a 100 km/h em 7,2 segundos, e atingir a velocidade máxima de 220 km/h. Para extrair o máximo de toda essa capacidade, o propulsor vem acompanhado pela transmissão automática Geartronic de oito velocidades.

Como todos os modelos atuais da linha Volvo, o XC60 D5 – que chega em duas versões de acabamento, Momentum e Inscription – traz uma série de tecnologias de segurança como o City Safety e o Mitigação de Pista Oposta. E ele também traz sistemas como o de informação de ponto cego e piloto automático adaptativo, entre outros.

Disponível nas duas versões a diesel do SUV, o City Safety de segunda geração inclui assistente de direção e entra em ação em situações onde a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial.

Na versão topo Inscription, ele traz também o sistema Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h.

Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation)

Esta versão também traz o sistema de informação de ponto cego (Blind Spot Information System), que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego. O recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.

Outro destaque é o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), no qual o motorista ajusta a velocidade e a distância a ser mantida em relação ao carro da frente e o sistema automaticamente acelera ou freia o veículo, além da direção semiautônoma (Pilot Assist), que atua até 130 km/h. A versão Inscription acrescenta ainda à extensa lista de equipamentos alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert.

Sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert

O SUV da marca sueca também disponibiliza como itens de série assentos infantis integrados no banco traseiro, sete airbags (frontais, de cortinas, laterais e joelho para motorista), sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

O SUV oferece e abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque (função Hands-Free na versão Inscription).

Sistema PowerPulse: turbo imediato

O novo XC60 D5 conta também com o sistema PowerPulse, que é uma solução criada pela Volvo Cars para eliminar o atraso na resposta do motor ao pisar no acelerador, o chamado “turbo lag”. Este delay é eliminado graças a um pequeno compressor elétrico que ao receber ar fresco do filtro de ar, comprime-o para armazená-lo num depósito.

Assim, no momento que o condutor pisa no acelerador com o motor abaixo dos 2 mil giros em primeira ou segunda marcha, o ar pressurizado é liberado para o coletor de escape, alimentando o turbo compressor. Esse rápido impulso de potência com o ar comprimido “pronto” cria a reação instantânea do motor. Desta forma ele “preenche” o tempo que era “perdido” com o turbo lag.

Elegância e requinte de um legítimo Volvo

O interior do XC60 D5 traz materiais nobres, com bancos de couro perfurado com ventilação, assentos dianteiros com suporte lateral e apoio elétricos para as pernas, ajuste com memória para o banco do passageiro e painel de bordo com revestimento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Outro destaque é o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de nove polegadas de LCD no painel central. Ela conta com sensores infravermelhos, que possibilitam comandos sem o toque direto do dedo (com luvas, por exemplo). Como nos modelos da série 90, a integração do smartphone também está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O XC60 D5 apresenta painel de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas.

Direto da mitologia nórdica: O martelo de Thor

O martelo de Thor

A personalidade robusta e elegante do SUV sueco é destacado pelo seu avançado sistema de iluminação. Chamado “Volvo FULL LED System”, ele incorpora quatro funções aos faróis do veículo. Primeiro, ele conta com faróis auto-direcionais (Automatic Bending Lights ABL) que acompanham o giro do volante para melhorar a iluminação nas curvas. Também visando à segurança nas estradas, ele traz 0 Active High Beam (AHB), no qual os faróis contam com um sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento dos carros que vêm em sentido contrário ou que estejam à frente no mesmo sentido.

E o SUV também conta com nivelamento automático do facho do farol – que leva em consideração o número de ocupantes e o carregamento do veículo – e as famosas luzes DRL (Daytime Running Lights) e acendimento automático. Desenhadas no formato “T” – martelo de Thor – a luz de posição diurna contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias muito claros. Um sensor de iluminação e detecção de túnel ativa automaticamente o farol baixo em caso de situações de baixa iluminação.

Complementando todo este pacote, a traseira apresenta a lanterna característica que identifica o modelo. Com feixes de LED, o conjunto ótico elevado tem um desenho marcante que se prolonga na tampa do porta-malas. Por fim, o sistema LED também está presente nos faróis de neblina.

All Wheel Drive e modos de condução

Projetado para proporcionar a experiência mais prazerosa de direção a bordo de um SUV médio de luxo, o Volvo XC60 D5 chega equipado com tração integral AWD (All Wheel Drive), que distribui a força do motor para as quatro rodas em qualquer circunstância e condição de uso.

Ela começa com 90% da tração nas rodas dianteiras mas, conforme a necessidade durante a condução, pode chegar a uma proporção de 50% entre os dois eixos. No caso de perda de aderência, por exemplo, o torque enviado às rodas varia de acordo com a necessidade, mantendo a dirigibilidade de nível superior do modelo.

O SUV também traz, de série, um controle dinâmico de estabilidade e tração e cinco modos de condução. Eles alteram rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador, suspensão e peso da direção com foco em aspectos diferentes.

O modo Eco privilegia economia de combustível; o Confort, suavidade nas reações do veículo. O Off-road está disponível para transitar em estradas de terra, enquanto o Dynamic oferece para uma condução mais esportiva e o Individual possibilita a customização da configuração.

O XC60 D5 Momentum é vendido por R$ 275.950 e a versão D5 Inscription por R$ 289.950.

O carro mais seguro do mundo

O Volvo XC60 foi eleito o carro do ano 2018 no Salão do Automóvel de Nova York, realizado em março. Além disso, o SUV foi eleito o carro mais seguro do mundo pelo Euro NCAP, que é o órgão responsável pela segurança veicular no mercado europeu.

Um item importante para este reconhecimento é a nova plataforma SPA, que estreou recentemente na linha 90 da marca sueca. Totalmente escalonável, ela tem como unica parte fixa a distância entre o eixo dianteiro e a barra de direção. Além disso, ela também já foi pensada para o futuro da mobilidade, que é a eletrificação. “O diesel ainda é o presente e o futuro próximo, mas a Volvo sabe que o mercado como um todo tende para veículos elétricos, com fonte de energia limpa”, explica Leonardo Teixeira, diretor de marketing da Volvo Cars do Brasil.

O melhor ano da história da Volvo no Brasil

O sucesso da marca sueca no Brasil se explica por um longo planejamento, que guiou as ações da montadora no país nos últimos anos. Como resultado direto dessas ações, agosto foi o melhor mês em vendas da sua história no país. Além disso, entre janeiro e agosto de 2018 a Volvo comercializou 4.054 unidades por aqui, o que representa um crescimento de 85% em relação ao mesmo período de 2017. Além disso, estas mais de quatro mil unidades registradas nos primeiros oito meses do ano também representam um aumento de 16% sobre as vendas de todo o ano passado.

Atualmente, o Volvo XC60 tem 24% do total do segmento dos SUVs compactos de luxo. Contudo, até o mês de julho não havia uma versão com a motorização diesel, que corresponde a 22% deste mercado. Com isso, a expectativa é que a participação do modelo e da marca cresça ainda mais com as novas configurações D5.

Falando especificamente nos três Estados do Sul (RS, SC e PR) e no XC60, suas vendas registraram crescimento de 20,7% entre janeiro e agosto deste ano comparado ao mesmo período de 2017. Apenas no último mês foram emplacadas 129 unidades contra 84 de agosto de 2017, o que representa alta de 53,5%.

O crescimento da Volvo na região é ainda maior no período de janeiro a agosto. Com 767 carros vendidos, ante 466 de igual período no ano passado, a fabricante sueca atingiu um crescimento consistente de 64,5% na região.

Deixe uma resposta