Volvo XC60 ganha versão diesel para impulsionar melhor momento da marca no Brasil

Disponível em duas configurações e com preços a partir de R$ 275.950, SUV compacto premium quer acelerar ainda mais as vendas da marca sueca no país

O ano de 2018 tem sido o melhor da história da Volvo no país, e vários números comprovam esta evolução. Para continuar pisando fundo, a marca sueca está lançando as versões diesel do utilitário esportivo mais vendido na sua história: o XC60 D5.

O SUV compacto premium ganha uma nova motorização 2.0 biturbo de 235 cv e 48,9 kgfm de torque, ambos na faixa entre 1.750 e 2.250 rpm. Toda essa força é capaz de acelerar o SUV da imobilidade a 100 km/h em 7,2 segundos, e atingir a velocidade máxima de 220 km/h. Para extrair o máximo de toda essa capacidade, o propulsor vem acompanhado pela transmissão automática Geartronic de oito velocidades.

Como todos os modelos atuais da linha Volvo, o XC60 D5 – que chega em duas versões de acabamento, Momentum e Inscription – traz uma série de tecnologias de segurança como o City Safety e o Mitigação de Pista Oposta. E ele também traz sistemas como o de informação de ponto cego e piloto automático adaptativo, entre outros.

Disponível nas duas versões a diesel do SUV, o City Safety de segunda geração inclui assistente de direção e entra em ação em situações onde a frenagem automática sozinha não seria suficiente para evitar uma colisão em potencial.

Na versão topo Inscription, ele traz também o sistema Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation), que ajuda os motoristas a evitar colisões com veículos que se aproximem vindos da pista contrária. Esse recurso funciona ao avisar o motorista distraído que invade a faixa oposta, oferecendo suporte automático à direção e conduzindo o veículo de volta à sua própria pista, fora do caminho de qualquer outro automóvel que esteja vindo. O sistema é ativado entre 60 e 140 km/h.

Mitigação de Pista Oposta (Oncoming Lane Mitigation)

Esta versão também traz o sistema de informação de ponto cego (Blind Spot Information System), que avisa ao motorista sobre a presença de veículos no seu ponto cego. O recurso inclui a função de assistência ao volante, que ajuda a evitar choques em potencial com veículos escondidos num ponto cego ao conduzir o carro de volta à sua própria pista e fora do perigo.

Outro destaque é o controle de cruzeiro adaptativo (ACC), no qual o motorista ajusta a velocidade e a distância a ser mantida em relação ao carro da frente e o sistema automaticamente acelera ou freia o veículo, além da direção semiautônoma (Pilot Assist), que atua até 130 km/h. A versão Inscription acrescenta ainda à extensa lista de equipamentos alerta de colisão traseira, sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert.

Sistema de alerta de ponto cego (BLIS) com Cross Traffic Alert

O SUV da marca sueca também disponibiliza como itens de série assentos infantis integrados no banco traseiro, sete airbags (frontais, de cortinas, laterais e joelho para motorista), sistema de alerta de mudança de faixa, sistema de proteção em saída de estrada, sistemas de proteção contra impactos laterais e lesões na coluna cervical, alerta de colisão frontal e sistema de monitoramento de pressão dos pneus.

O SUV oferece e abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas ao passar o pé debaixo do para-choque (função Hands-Free na versão Inscription).

Sistema PowerPulse: turbo imediato

O novo XC60 D5 conta também com o sistema PowerPulse, que é uma solução criada pela Volvo Cars para eliminar o atraso na resposta do motor ao pisar no acelerador, o chamado “turbo lag”. Este delay é eliminado graças a um pequeno compressor elétrico que ao receber ar fresco do filtro de ar, comprime-o para armazená-lo num depósito.

Assim, no momento que o condutor pisa no acelerador com o motor abaixo dos 2 mil giros em primeira ou segunda marcha, o ar pressurizado é liberado para o coletor de escape, alimentando o turbo compressor. Esse rápido impulso de potência com o ar comprimido “pronto” cria a reação instantânea do motor. Desta forma ele “preenche” o tempo que era “perdido” com o turbo lag.

Elegância e requinte de um legítimo Volvo

O interior do XC60 D5 traz materiais nobres, com bancos de couro perfurado com ventilação, assentos dianteiros com suporte lateral e apoio elétricos para as pernas, ajuste com memória para o banco do passageiro e painel de bordo com revestimento.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Outro destaque é o sistema de entretenimento e conectividade Sensus Connect, acessível pela tela antirreflexo sensível ao toque de nove polegadas de LCD no painel central. Ela conta com sensores infravermelhos, que possibilitam comandos sem o toque direto do dedo (com luvas, por exemplo). Como nos modelos da série 90, a integração do smartphone também está disponível com os aplicativos Apple CarPlay e Android Auto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O XC60 D5 apresenta painel de instrumentos digital personalizável de 12,3 polegadas.

Direto da mitologia nórdica: O martelo de Thor

O martelo de Thor

A personalidade robusta e elegante do SUV sueco é destacado pelo seu avançado sistema de iluminação. Chamado “Volvo FULL LED System”, ele incorpora quatro funções aos faróis do veículo. Primeiro, ele conta com faróis auto-direcionais (Automatic Bending Lights ABL) que acompanham o giro do volante para melhorar a iluminação nas curvas. Também visando à segurança nas estradas, ele traz 0 Active High Beam (AHB), no qual os faróis contam com um sistema automático que adapta a luz alta para evitar o ofuscamento dos carros que vêm em sentido contrário ou que estejam à frente no mesmo sentido.

E o SUV também conta com nivelamento automático do facho do farol – que leva em consideração o número de ocupantes e o carregamento do veículo – e as famosas luzes DRL (Daytime Running Lights) e acendimento automático. Desenhadas no formato “T” – martelo de Thor – a luz de posição diurna contribui para a visualização do veículo, mesmo em dias muito claros. Um sensor de iluminação e detecção de túnel ativa automaticamente o farol baixo em caso de situações de baixa iluminação.

Complementando todo este pacote, a traseira apresenta a lanterna característica que identifica o modelo. Com feixes de LED, o conjunto ótico elevado tem um desenho marcante que se prolonga na tampa do porta-malas. Por fim, o sistema LED também está presente nos faróis de neblina.

All Wheel Drive e modos de condução

Projetado para proporcionar a experiência mais prazerosa de direção a bordo de um SUV médio de luxo, o Volvo XC60 D5 chega equipado com tração integral AWD (All Wheel Drive), que distribui a força do motor para as quatro rodas em qualquer circunstância e condição de uso.

Ela começa com 90% da tração nas rodas dianteiras mas, conforme a necessidade durante a condução, pode chegar a uma proporção de 50% entre os dois eixos. No caso de perda de aderência, por exemplo, o torque enviado às rodas varia de acordo com a necessidade, mantendo a dirigibilidade de nível superior do modelo.

O SUV também traz, de série, um controle dinâmico de estabilidade e tração e cinco modos de condução. Eles alteram rotação para mudança de marcha, resposta do acelerador, suspensão e peso da direção com foco em aspectos diferentes.

O modo Eco privilegia economia de combustível; o Confort, suavidade nas reações do veículo. O Off-road está disponível para transitar em estradas de terra, enquanto o Dynamic oferece para uma condução mais esportiva e o Individual possibilita a customização da configuração.

O XC60 D5 Momentum é vendido por R$ 275.950 e a versão D5 Inscription por R$ 289.950.

O carro mais seguro do mundo

O Volvo XC60 foi eleito o carro do ano 2018 no Salão do Automóvel de Nova York, realizado em março. Além disso, o SUV foi eleito o carro mais seguro do mundo pelo Euro NCAP, que é o órgão responsável pela segurança veicular no mercado europeu.

Um item importante para este reconhecimento é a nova plataforma SPA, que estreou recentemente na linha 90 da marca sueca. Totalmente escalonável, ela tem como unica parte fixa a distância entre o eixo dianteiro e a barra de direção. Além disso, ela também já foi pensada para o futuro da mobilidade, que é a eletrificação. “O diesel ainda é o presente e o futuro próximo, mas a Volvo sabe que o mercado como um todo tende para veículos elétricos, com fonte de energia limpa”, explica Leonardo Teixeira, diretor de marketing da Volvo Cars do Brasil.

O melhor ano da história da Volvo no Brasil

O sucesso da marca sueca no Brasil se explica por um longo planejamento, que guiou as ações da montadora no país nos últimos anos. Como resultado direto dessas ações, agosto foi o melhor mês em vendas da sua história no país. Além disso, entre janeiro e agosto de 2018 a Volvo comercializou 4.054 unidades por aqui, o que representa um crescimento de 85% em relação ao mesmo período de 2017. Além disso, estas mais de quatro mil unidades registradas nos primeiros oito meses do ano também representam um aumento de 16% sobre as vendas de todo o ano passado.

Atualmente, o Volvo XC60 tem 24% do total do segmento dos SUVs compactos de luxo. Contudo, até o mês de julho não havia uma versão com a motorização diesel, que corresponde a 22% deste mercado. Com isso, a expectativa é que a participação do modelo e da marca cresça ainda mais com as novas configurações D5.

Falando especificamente nos três Estados do Sul (RS, SC e PR) e no XC60, suas vendas registraram crescimento de 20,7% entre janeiro e agosto deste ano comparado ao mesmo período de 2017. Apenas no último mês foram emplacadas 129 unidades contra 84 de agosto de 2017, o que representa alta de 53,5%.

O crescimento da Volvo na região é ainda maior no período de janeiro a agosto. Com 767 carros vendidos, ante 466 de igual período no ano passado, a fabricante sueca atingiu um crescimento consistente de 64,5% na região.

Leia mais

Mundo Premium | Pediu, acelerou Jornalista automotivo que se preze quer estar presentes em todos os lançamentos de produtos. Se não der para estar em todos, que seja na maioria. Se também não der, que seja nos carros de volume, os que vão vender bastante. Mas alguns eventos são para poucos (piada interna) e, nessas horas, cabe com...
Volvo Cars não oferecerá motor diesel no novo S60... Decisão faz parte da estratégia da marca sueca de que carros totalmente elétricos representem 50% de suas vendas globais até 2025 O novo sedã S60 – que será lançado mundialmente em breve – será o primeiro Volvo a ser produzido sem a oferta de um motor diesel, destacando o compromisso da fabricant...
XC40 On The Road chega ao trecho crucial da expedi... A viagem atravessará, a partir do ponto atual, mais oito países: Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, El Salvador, Guatemala, México e, finalmente, Estados Unidos Dias e noites de chuvas intensas, duas travessias nos Andes, serras imensas em estradas fatigantes e o grande desafio de correr co...
SUUUUUUCESSO!!! Para ser eleito Carro do Ano na Europa, algum mérito é necessário. Então podemos dizer que o Volvo XC40 tem lá suas qualidades. "Ah, mas esse prêmio foi de mil novecentos e carros com quatro marchas", diria o chato. Não, meu nobre corvo, o prêmio foi entregue em março deste ano. Alguns méritos po...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *