Di Grassi e Abreu são os grandes vencedores em Cascavel (PR)

Di Grassi e Abreu são os grandes vencedores em Cascavel (PR). Foto: Duda Bairros/Vipcomm

Em ultrapassagem durante o pit stop obrigatório, Lucas di Grassi ultrapassa Felipe Fraga e fatura a Corrida 1. Já Átila Abreu surpreende na estratégia e leva a melhor na segunda prova da oitava etapa da Stock Car 2018

Cascavel (PR) recebeu a Stock Car neste domingo (09) para a oitava etapa do campeonato da principal categoria do automobilismo brasileiro. Em corridas cheias de disputas, a vitória nas corridas 1 e 2 ficaram com Lucas di Grassi e Átila Abreu, respectivamente.

A Stock Car agora ruma para o interior de São Paulo para a realização da nona etapa das 12 previstas na temporada. O palco será a cidade de Mogi Guaçu, no autódromo do Velo Città, no dia 23 deste mês.

Na primeira disputa, Felipe Fraga largou da pole position e se sustentou na liderança até os pit stops, quando Di Grassi optou por não reabastecer – e só fazê-lo na segunda prova – e saiu à frente do piloto da Cimed, que fez a parada completa para troca de pneus e reabastecimento.

Depois, coube ao atual vice-campeão da Fórmula E abrir vantagem para cruzar a linha de chegada com quase 11 segundos de diferença sobre Fraga. Marcos Gomes completou o pódio na terceira posição.

Di Grassi e Abreu são os grandes vencedores em Cascavel (PR). Foto: Fernanda Freixosa/Vipcomm

Di Grassi ultrapassou Fraga na saída do pit stop e abriu vantagem na liderança. Foto: Fernanda Freixosa/Vipcomm

“A equipe fez um pit stop perfeito para que eu conseguisse sair na frente. A partir daquele momento foi só administrar – eu abria cerca de meio segundo por volta, e foi bem tranquilo. Ele (Fraga) tentou ficar perto, usando o push, mas não teve chance. Foi minha melhor corrida na Stock Car até agora, sem dúvida”, festejou Lucas di Grassi, que conquistou, em seu ano de estreia na categoria, sua terceira vitória. Coincidentemente, as duas anteriores também foram conquistadas no Paraná – em Curitiba e Londrina, respectivamente.

Julio Campos completou a prova na quarta posição, seguido por Gabriel Casagrande, Cacá Bueno, Rubens Barrichello, Thiago Camilo, Lucas Foresti e Rafael Suzuki, que chegou em décimo – com o direito de largar na frente na segunda prova – com uma ultrapassagem sobre Felipe Lapenna na última volta.

Corrida 2

A segunda corrida teve Rafael Suzuki se sustentando muito bem na liderança apesar dos ataques de Thiago Camilo. O piloto da Bardahl Hot Car permaneceu à frente mesmo após a janela de pit stops. No entanto, depois de ter usado todos os seus botões de ultrapassagem, Suzuki não conseguiu manter a ponta e foi superado por Camilo e Julio Campos.

A prova teve três intervenções do carro de segurança. A primeira aconteceu após o acidente entre Gabriel Casagrande e Denis Navarro. Casagrande bateu forte no guard-rail e foi levado ao Hospital São Lucas com dores musculares para exames mais detalhados de precaução, embora já não tenha sido detectada nenhuma fratura.

Depois, Diego Nunes bateu no muro da reta principal, forçando a segunda entrada do safety car. A terceira – e decisiva – aconteceu após a batida de Bia Figueiredo na entrada da reta, a nove voltas do final.

Di Grassi e Abreu são os grandes vencedores em Cascavel (PR). Foto: Duda Bairros/Vipcomm

Batida forte entre Gabriel Casagrande e Denis Navarro; pilotos passam bem. Foto: Duda Bairros/Vipcomm

O carro de segurança entrou na pista na última volta da janela de pit stops, enquanto Rubens Barrichello e Átila Abreu realizavam suas paradas. Barrichello teve problemas durante o procedimento, e Átila saiu à sua frente. Com os carros na pista em ritmo mais lento pelo regime de bandeira amarela, o piloto do carro #51 surgiu na frente de todos os concorrentes.

A jogada de Átila deu tão certo que a bandeira verde de relargada só veio a três voltas do final. Tentando atacar, Thiago Camilo teve um problema de câmbio – que reduziu sozinho da quarta para a segunda marcha em plena reta principal – e Suzuki não tinha mais botões de ultrapassagem disponíveis. Julio Campos passou para a segunda posição, mas não havia mais tempo de atacar.

Assim, Abreu cruzou a linha de chegada em primeiro, menos de um segundo à frente de Campos que, com o quarto lugar na primeira prova, terminou como o maior pontuador da etapa de Cascavel. A Suzuki restou o consolo de fechar o pódio na terceira posição.

“Demorou um pouco para todo mundo entender que eu era o novo líder. Tanto que fui eu que avisei a equipe. Reagrupamos e eu só esperava um pódio, porque quem estava atrás era mais rápido. O Thiago teve um probleminha, o Suzuki não tinha mais push, e acabou dando certo”, observou Abreu.

Thiago Camilo ainda terminou a prova em quarto lugar, seguido de Cacá Bueno, Max Wilson, Felipe Fraga, Antonio Pizzonia e o argentino Esteban Guerrieri completando os dez primeiros da prova.

Resultado final – Corrida 1

1. 11 Lucas Di Grassi (Hero Motorsport) – 39 voltas em 42min01s287
2. 88 Felipe Fraga (Cimed Chevrolet Racing) – a 10s595
3. 80 Marcos Gomes (Cimed Chevrolet Racing Team) – a 12s928
4. 4 Julio Campos (Prati-Donaduzzi Racing) – a 14s315
5. 83 Gabriel Casagrande (Vogel Motorsport) – a 15s271
6. 0 Cacá Bueno (Cimed Chevrolet Racing) – a 21s607
7. 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 25s166
8. 21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing) – a 25s362
9. 12 Lucas Foresti (Cimed Chevrolet Racing Team) – a 25s523
10. 8 Rafael Suzuki (Bardahl Hot Car) – a 30s322
11. 110 Felipe Lapenna (Cavaleiro Contuflex) – a 31s748
12. 70 Diego Nunes (Full Time Bassani) – a 38s791
13. 65 Max Wilson (Eurofarma RC) – a 51s084
14. 5 Denis Navarro (Cavaleiro Sports) – a 52s209
15. 1 Antonio Pizzonia (Prati-Donaduzzi Racing) – a 1min28s875
16. 10 Ricardo Zonta (Shell V-Power) – a 1 volta
17. 344 Esteban Guerrieri (Hero Motorsport II) – a 1 volta
18. 33 Nelson Piquet Jr (Full Time Bassani) – a 2 voltas
19. 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 3 voltas
20. 90 Ricardo Maurício (Full Time Sports) – a 5 voltas
21. 44 Bruno Baptista (Hero Motorsport) – a 6 voltas
Não completaram
22. 29 Daniel Serra (Eurofarma RC) – a 11 voltas
23. 51 Átila Abreu (Shell V-Power) – a 16 voltas
24. 77 Valdeno Brito (Eisenbahn Racing Team) – a 21 voltas
25. 28 Galid Osman (Cavaleiro Sports) – a 21 voltas
26. 3 Bia Figueiredo (Ipiranga Racing) – a 23 voltas
27. 9 Guga Lima (Vogel Motorsport) – a 23 voltas
28. 116 Nestor Girolami (Bardahl Hot Car) – a 30 voltas
29. 18 Allam Khodair (Blau Motorsport) – a 38 voltas
30. 30 Cesar Ramos (Blau Motorsport) – a 38 voltas
Melhor volta: Lucas Di Grassi, 1min02s332 (176,6 km/h)

Di Grassi e Abreu são os grandes vencedores em Cascavel (PR). Foto: Duda Bairros/Vipcomm

Átila Abreu faz a festa após vitória na Corrida 2 em Cascavel (PR). Foto: Duda Bairros/Vipcomm

Resultado final – Corrida 2

1. 51 Átila Abreu (Shell V-Power) – 31 voltas em 42min05s782
2. 4 Julio Campos (Prati-Donaduzzi Racing) – a 0s610
3. 8 Rafael Suzuki (Bardahl Hot Car) – a 0s887
4. 21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing) – a 2s870
5. 0 Cacá Bueno (Cimed Chevrolet Racing) – a 3s175
6. 65 Max Wilson (Eurofarma RC) – a 3s515
7. 88 Felipe Fraga (Cimed Chevrolet Racing) – a 3s751
8. 1 Antonio Pizzonia (Prati-Donaduzzi Racing) – a 4s642
9. 10 Ricardo Zonta (Shell V-Power) – a 5s192
10. 344 Esteban Guerrieri (Hero Motorsport II) – a 6s409
11. 80 Marcos Gomes (Cimed Chevrolet Racing Team) – a 7s363
12. 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 7s557
13. 29 Daniel Serra (Eurofarma RC) – a 8s098
14. 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 8s917
15. 90 Ricardo Maurício (Full Time Sports) – a 8s972
16. 44 Bruno Baptista (Hero Motorsport) – a 10s134
17. 12 Lucas Foresti (Cimed Chevrolet Racing Team) – a 11s065
18. 110 Felipe Lapenna (Cavaleiro Contuflex) – a 11s865
Não completaram
19. 3 Bia Figueiredo (Ipiranga Racing) – a 9 voltas
20. 33 Nelson Piquet Jr (Full Time Bassani) – a 11 voltas
21. 9 Guga Lima (Vogel Motorsport) – a 11 voltas
22. 77 Valdeno Brito (Eisenbahn Racing Team) – a 15 voltas
23. 116 Nestor Girolami (Bardahl Hot Car) – a 18 voltas
24. 70 Diego Nunes (Full Time Bassani) – a 23 voltas
25. 5 Denis Navarro (Cavaleiro Sports) – a 29 voltas
26. 11 Lucas Di Grassi (Hero Motorsport) – a 30 voltas
27. 83 Gabriel Casagrande (Vogel Motorsport) – excluído
Melhor volta: Thiago Camilo, 1min02s795 (175,3 km/h)

Leticia Senna

Leia mais

Novo vice-líder, Fraga diminui vantagem de Serra d... Líder Daniel Serra, que saiu zerado de Cascavel (PR), viu Felipe Fraga assumir a vice-liderança e reduzir vantagem do atual campeão para apenas 12 pontos com quatro etapas para o final da temporada 2018 da Stock Car Mesmo com a vitória na Corrida 1 escapando por detalhe, Felipe Fraga saiu como ve...
Stock Car: metade do grid já venceu em Curitiba (P... Dezesseis pilotos já comemoraram um primeiro lugar na segunda pista que mais corridas recebeu na história da principal categoria do automobilismo brasileiro A primeira aparição da Stock Car no Autódromo Internacional de Curitiba (PR) aconteceu há quase 30 anos, em 1989. Chico Serra foi o vencedor...
Ingressos para etapa da Stock Car em Londrina (PR)... Quarta etapa da temporada 2018 da Stock Car está marcada para este domingo (06). Categoria de acesso Stock Light faz a terceira etapa do ano na cidade do norte do Paraná A quarta etapa da temporada 2018 da Stock Car, que acontece neste domingo (06) em Londrina (PR), continua com os ingressos à ve...
Stock Car: Daniel Serra é o pole position na Argen... Na briga direta com Thiago Camilo, líder do campeonato vai largar na frente pela terceira vez na temporada 2017 da Stock Car Desde as primeiras etapas da temporada 2017 da Stock Car, Daniel Serra e Thiago Camilo duelam pelas primeiras posições da classificação, do grid e das corridas. Em Buenos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *