Ford apresenta edição especial de 50 anos do Mustang Cobra Jet

Modelo está disponível nos Estados Unidos, nas cores vermelho Race e branco Oxford com grafismos e emblemas exclusivos do 50º aniversário, por US$130.000

A Ford apresentou nos Estados Unidos a edição comemorativa de 50 anos do Mustang Cobra Jet. A nova versão faz uma homenagem ao modelo original de 1968 que se tornou uma lenda nas corridas de arrancada, as famosas “drag racing”. Com produção limitada a apenas 68 unidades, o novo Cobra Jet é o mais rápido já produzido: percorre um quarto de milha na faixa de 8 segundos, a mais de 240 km/h.

A divisão de peças de competição da Ford, Ford Performance Parts, desenvolveu o projeto do novo modelo unindo vários times de engenharia.

“Desde o primeiro Mustang Cobra Jet que dominou as corridas da NHRA Winternationals de 1968 aos modelos atuais de competição, há cinco déacadas a Ford Performance Parts tem inspirado gerações de fãs do Mustang a criar suas próprias máquinas de performance para as ruas”, diz Eric Cin, diretor global da Ford Performance Parts.

Motor V8 5.2

O novo Mustang Cobra Jet é equipado com uma versão especial de 5.2 litros do famoso motor V8, turbinado com um supercharger Whipple de 3 litros. O motor despeja sua potência na pista através de um eixo sólido traseiro de 9 polegadas. A suspensão traseira de quatro hastes, “four link”, conta com barras panhard e altura ajustável. Ele sai de fábrica pronto para competir, com gaiola de proteção e bancos padrão FIA.

O modelo já está disponível para venda nos Estados Unidos, nas cores vermelho Race e branco Oxford com grafismos e emblemas exclusivos do 50º aniversário, por US$130.000.

História vitoriosa

The 2018 Mustang Cobra Jet is a limited-edition turnkey race car that honors the 50th anniversary of the original that dominated drag strips in 1968. The new Cobra Jet makes its public debut this weekend at the 2018 Woodward Dream Cruise.

A longa história de vitórias e recordes do Mustang Cobra Jet vem desde a sua estreia nas corridas, na NHRA Super Stock da Winternationals 1968, na Califórnia. Desde então, sua configuração de motor foi aplicada em outros veículos, como Mustang, Fairlane, Torino, Mercury Cougar e outros. Sua fórmula foi criada por Bob Tasca, lendário distribuidor Ford que cunhou a frase “Vença no domingo, venda na segunda-feira”. Veja abaixo um retrospecto da sua história.

1968 – Criação do Cobra Jet original, com motor V8 FE de 428 polegadas cúbicas. A Ford produz 50 Mustangs leves para receber o motor de 335 hp: seis são preparados por Holman Moody e Bill Stroppe para competir na NHRA. Al Joniec pilota um deles e leva o Cobra Jet à primeira vitória.

2008 – Renascimento do Mustang Cobra Jet de fábrica, o M-FR500-CJ, 40 anos depois. Equipado com um V8 5.4 supercharged, foi o primeiro a entrar no limite de 8 segundos da categoria Stock Eliminator da NHRA. Diferentemente do original, as 50 unidades produzidas não tinham numeração VIN e não podiam rodar nas ruas. John Calvert venceu a NHRA Winternationals no 41º aniversário da primeira vitória, com uma pintura em homenagem a Al Joniec.

2009/16 – Nesse período 250 unidades foram produzidas, registrando dezenas de vitórias e recordes em corridas de arrancada da NHRA, IHRA, NMCA e NMRA, pilotadas por veteranos e jovens astros.

Leia mais

Autos Giros – De volta à estrada! Daniel Jacques Faaaala galera, tudo bem? Pois é, depois de "férias forçadas" por essa vida de empreendedor, estou de volta. E cheio de assuntos que abordarei com calma nos Autos Giros pelas estradas do Brasil e do mundo ao longo das próximas semanas. Pra começar, vou falar um pouco sobre a Nissa...
Ford comemora a produção de 10 milhões de unidades... Como parte da comemoração, mais de 60 proprietários de Mustangs de várias épocas ajudaram a escrever o número 10.000.000 A Ford comemorou a produção de 10 milhões de Mustangs, o carro esportivo mais vendido do mundo há três anos consecutivos e líder do mercado norte-americano nos últimos 50 anos....
Ford presenteia mulher saudita com um Mustang GT 2... Até junho, mulheres eram proibidas de dirigir automóveis na Arábia Saudita. A montadora norte-americana cumpriu a promessa feita à Sahar Hasan Nasif A Arábia Saudita acabou com a proibição das mulheres de dirigir há apenas duas semanas e a Ford cumpriu sua promessa: presenteou Sahar Hasan Nasif, ...
Ford Mustang é o cupê esportivo mais vendido do mu... Desde o início da exportação em 2015 até o final de 2017, a Ford já vendeu 418.000 Mustangs no mundo O Ford Mustang foi, pelo terceiro ano consecutivo, o cupê esportivo mais vendido do mundo em 2017 com 125.809 unidades registradas globalmente – segundo levantamento da IHS Markit. Esses dados, co...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *